Como fazer movimentações bancárias para manter a saúde financeira da minha conta?

15/06/2021 às 12:18
Nesse post, apresentaremos a você como fazer movimentações bancárias para manter a saúde financeira da sua conta e, finalmente, garantir uma certa estabilidade financeira. Enfim, confira abaixo!

Publicidade

O que é controle financeiro?
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças.
Você permanecerá no site atual Você permanecerá no site atual

Para quem deseja manter a saúde financeira da sua conta, mas não sabe por onde começar, é só continuar lendo. Selecionamos aqui as melhores dicas para te ajudar!


Publicidade

O que é uma movimentação bancária saudável?

Movimentações bancárias nada mais são do que a utilização dos serviços do banco como débito automático, transferências, saques, depósitos, dentre outras.

Hoje, infelizmente, nos deparamos com diversos golpes não só de ordem financeira, como de qualquer origem. Portanto, é necessário comprovar de onde o dinheiro vem, e para onde vai. Afinal de contas, dinheiro sem origem sempre levanta suspeitas.


Publicidade

Sendo assim, uma movimentação bancária saudável é aquela que não levanta suspeitas. Ou seja, é possível comprovar a origem do dinheiro.

Basicamente, quando você utiliza sua conta, normalmente, para seu uso diário de pagamento de contas e etc. você já está fazendo uma movimentação bancária saudável.

Contudo, há ainda alguns detalhes que podem te ajudar a demonstrar que você é um “bom pagador”. Bem como um ótimo candidato a ter um maior poder de compra.

Quais os benefícios de uma movimentação bancária saudável

Para liberar aos clientes o acesso ao crédito, empréstimos e outros produtos, os bancos checam o seu perfil, a saúde financeira da conta, e seus hábitos de consumo. Assim, ele consegue saber se você é um bom pagador ou não. 

Afinal de contas, o banco quer segurança ao liberar um financiamento, cartão de crédito, empréstimo, etc. para os seus clientes.

Sendo assim, a saúde financeira da conta pode te proporcionar mais tranquilidade para gerir suas finanças. Assim como também pode lhe ajudar a obter crédito e financiamentos, ao ter mais credibilidade diante das instituições financeiras.

Além disso, uma boa saúde financeira da sua conta também ajuda a obter aumento de crédito. Afinal, conforme você utiliza sua conta de forma inteligente, o seu limite de crédito aumenta.

O terceiro benefício são os empréstimos. Seja para reformar a casa, abrir um negócio próprio, ou para qualquer outra finalidade, você terá mais chances de obter se mostrar para o banco que tem condições de arcar com as parcelas. Ou seja, passar confiança para o banco.

A lista é grande, mas, em resumo, o grande benefício de ter uma movimentação bancária saudável é que isso garante a sua idoneidade e responsabilidade, passando mais confiança para as instituições financeiras, e a certeza de que você é um bom pagador.

Enfim, você está mostrando para os bancos que cumpre com os seus compromissos.

Quais os principais erros cometidos que impedem movimentações bancárias saudáveis

Existem algumas situações que o impedem de ter movimentações bancárias saudáveis. Abaixo, listamos algumas das principais. Confira!

Muitas vezes, querendo comprovar que movimenta grandes valores e, por isso, poder ter altos valores de crédito, as pessoas podem abrir algumas contas correntes, digitais ou físicas, para transferir valores de uma conta para outra, para terem um grande valor no final.

Porém, não é assim que funciona! Além disso, elas também costumam abrir várias contas para gerar muitas movimentações. Isso também não deve ser feito.

O terceiro erro é a falta de paciência. Entenda que você tem um perfil que não muda de um dia para o outro. Conforme o tempo passa, e o sistema bancário rastreia as suas movimentações, seu score sofrerá alteração, assim como seu acesso ao crédito também.

O quarto erro é deixar uma grande quantia parada no banco, acreditando ser uma garantia que você sabe economizar, e que, por isso, merece um grande valor de crédito.

Enfim, procure as informações nos lugares certos, não abra muitas contas, pois isso não te ajudará. Tenha paciência e construa, aos poucos, a saúde financeira da conta que você possui.

Como ter uma movimentação bancária saudável quando tenho contas em diversos bancos? É possível?

A resposta é sim, mas quando você age da forma correta.

Em primeiro lugar, tenha pelo menos dois bancos principais, os quais você utiliza para fazer débitos automáticos, pagar boletos e etc.

Em outra instituição, você pode ter um cartão de crédito para não ter que pagar anuidade, por exemplo. E pode ainda ser cliente de uma outra, onde você cumprirá missões para ganhar cashbacks. Pode utilizá-la também para receber e fazer transferências.

Dessa forma, apesar de ter mais de uma conta, ainda assim você consegue construir a saúde financeira da sua conta, com transações verdadeiras e normais, que todos fazemos no nosso cotidiano.

O que os bancos consideram como movimentação suspeita?

Pode ser que você não saiba, mas suas movimentações são monitoradas. Isso mesmo! A instituição financeira na qual você tem conta aberta é responsável por fiscalizar essas ações. Desse modo, ao sinal de algo suspeito, ela irá denunciar ao Conselho de Atividades Financeiras (COAF).

Então, a conta com atividades suspeitas é bloqueada. É necessária essa fiscalização para evitar atividades ilícitas.

Mas, enfim, o que é uma movimentação suspeita? O COAF tem uma lista grande de transações que consideram como suspeitas. 

Mas, basicamente, é toda ação que demonstra a possível intenção de esconder uma atividade ilícita como, por exemplo: depósitos fracionados para esconder o valor real, muitos saques além da quantidade normal da atividade corriqueira da pessoa, enfim… muitas transações, que escondem grandes quantias de dinheiro com a finalidade de sonegar, lavar dinheiro e qualquer outra atividade ilícita.

Como não cair nessas “pegadinhas”?

A primeira dica é não ficar girando o mesmo dinheiro entre contas. 

Desse modo, se você recebeu seu salário em uma conta, não tem motivo para transferir todo o seu salário para todas as suas contas apenas para tentar mostrar que você tem movimentações em todas elas.

Deposite a quantia total desejada, não fracione!

Tudo o que você fizer tem que ter uma comprovação, uma origem, seja a prestação de um serviço, a transferência de um valor para pagar uma conta, o pagamento de um serviço. Hoje em dia os extratos são facilmente retirados nos apps.

Enfim, com essas dicas, você não terá mais dificuldade para manter a saúde financeira da sua conta. Se tudo estiver ok, não tem motivo para se preocupar!

Mais Opções

O que é cartão Visa Signature?

Próximo Cartão

Como conseguir um cartão Diners Club da Caixa?

Mais opções para você

Buscando cartão

0