Como aproveitar as vantagens do cartão de crédito de supermercado?

20/05/2021 às 10:00
Veja seis dicas para aproveitar o cartão de crédito sem cair em ciladas.

Publicidade

Você sabia que existe cartão de crédito de supermercado?


Publicidade

Isso mesmo! Algumas redes de supermercado oferecem esse serviço aos seus clientes. Trata-se de uma  jogada bastante interessante que, além de trazer benefícios ao cliente, também é útil ao supermercado.

Afinal, serviços como esse são uma forma inteligente de fidelizar o cliente, mantendo-o vinculado àquele estabelecimento. 


Publicidade

Quer aprender como aproveitar todas as vantagens do cartão de crédito de supermercado? Então, confira nosso guia completo a seguir!

Vale a pena adquirir cartão de crédito de supermercado?

A princípio, os benefícios do cartão de supermercado são muito variados. Mas, será que realmente vale a pena fazer um cartão desses?

Bom, primeiramente vamos nos lembrar de que se trata de um cartão de crédito. 

Antes de tudo, vamos nos lembrar que se trata de um cartão de crédito. E quando mal utilizados, cartões de crédito, são uma verdadeira bomba financeira na mão de clientes descontrolados.

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), cerca de 66,3% dos consumidores estão endividados. Além disso, a pesquisa apontou que 79,4% das famílias utilizam o cartão de crédito que, por sua vez, constitui a principal forma de endividamento das famílias.

Feitas essas ressalvas, a resposta mais simples para o nosso questionamento é: sim, o cartão de crédito de supermercado vale a pena desde que seja utilizado com responsabilidade! 

Porém, o cartão de crédito de supermercado precisa ser visto como última opção, como reserva de emergência ou como uma super oportunidade de descontos no estabelecimento. 

Sabe quando chega o fim do mês e os alimentos começam a acabar? Então, nesse momento o cartão de crédito de supermercado pode ser utilizado para comprar esses alimentos. 

Ademais, para saber se realmente vale a pena adquirir um cartão de crédito de supermercado, precisamos avaliar os benefícios, bem como as tributações

Como veremos mais abaixo, assim como a maioria dos cartões de crédito, podem existir taxas e impostos a serem pagos pelo cliente.

O que avaliar antes de adquirir o cartão de crédito de supermercado?

Antes de mais nada, precisa analisar o seu orçamento. Isso é fundamental para saber se tem condições de solicitar um cartão de crédito, além de requisitar um limite de crédito condizente a sua renda.

O recomendável é que você apenas adquira um cartão de crédito caso seu salário seja suficiente para cobrir os gastos com o limite do mesmo. Se o supermercado lhe der a possibilidade de escolha, solicite valores mais baixos que sua receita mensal, para servir realmente como saída de emergência.

Outro critério a ser observado é a relação custo-benefício. Em suma, os benefícios oferecidos pelo cartão de crédito de supermercado devem ser superiores aos seus gastos. Caso o supermercado ofereça um cartão com poucos benefícios e muitas taxas, não vale a pena

Além disso, dê preferência a cartões com as menores taxas de juros. Atualmente, alguns cartões de crédito de supermercados são  oferecidos sem o pagamento da anuidade. Caso seja possível, escolha-os. 

Por fim, considere os juros advindos de atrasos. Esse é um erro muito comum em quem adquire um cartão de crédito. Comumente, não avaliamos o valor dos juros pagos em caso de atraso.

Apesar de não ser uma realidade que desejamos, pode ocorrer. 

Então, nessa situação analise: quais são os juros que terei que pagar caso atrase o pagamento?

Essa é uma informação essencial e que precisa ser conhecida por você.

Benefícios que não podem faltar em seu cartão de crédito de supermercado

Vejamos agora quais os benefícios do cartão de supermercado que não podem faltar. Primeiro, os programas de benefícios e descontos: podem ser oferecidos descontos para shows, cinemas e qualquer outra atividade cultural.

Ademais, escolha cartões sem anuidade ou com anuidade cujos valores sejam baixos. Veja os benefícios de parcelar as compras e que aplicativo disponível para Android ou iOS. Também é interessante ter um programa de pontos com boas ofertas e, se você quiser viajar mais, a possibilidade de trocar seus pontos por milhas aéreas. 

Como otimizar o uso do cartão durante as compras?

Em primeiro lugar, apenas leve seu cartão aos lugares caso pretenda utilizá-lo

Se você sabe que o dinheiro que tem não será suficiente para as compras, leve o cartão com você. Caso contrário, deixe-o bem guardado em casa. Com o cartão em mãos, é bem mais fácil fazer gastos desnecessários. 

Além disso, não se esqueça de aproveitar ao máximo cada um dos benefícios do seu cartão. Se obtiver descontos em alguns produtos, dê preferência a comprá-los. 

Finalmente, torne o cartão seu aliado. Use os cupons de descontos e troque-os por outros benefícios. 

Quais critérios os supermercados consideram para aprovação de cartões de crédito?

Em geral, os cartões de supermercado são de fácil aprovação. Os supermercados costumam facilitar a aquisição desses cartões, fato que os tornam ainda mais perigosos para você. 

Como os limites geralmente não são altos, na contramão, os juros são pesados e as taxas do rotativo são altíssimas, não há uma análise de crédito profunda

Por isso, alguns supermercados solicitam apenas algumas referências. Assim, você indica o nome de 2 ou 3 lugares em que faz compras e, em seguida, o supermercado entra em contato com esses locais. 

A meta é saber um pouco sobre você, se é um bom cliente e se faz os pagamentos em dias. 

Por outro lado, há supermercados mais exigentes que solicitam que os clientes tenham o nome limpo

Quais os melhores cartões de supermercado?

1 – Cartão de crédito Atacadão

Você pode utilizar o cartão de crédito Atacadão para: obter descontos exclusivos na rede; pagar o combustível nos postos Atacadão; parcelamento em até 10 vezes sem juros nas Drogarias Atacadão; escolha entre Mastercard e Visa; 14 opções de datas de vencimento; parcelamentos de forma exclusiva. Aliás, eles aceitam score baixo!

2 – Cartão de crédito Carrefour

As principais vantagens do cartão Carrefour são: condições especiais para parcelas no site e nas lojas físicas; parcelamento em até 10 vezes sem juros nas Drogarias Carrefour; prazo maior para pagar o combustível nos postos Carrefour; e descontos exclusivos.

3 – Cartão de crédito Extra

Por fim, o cartão Extra tem os benefícios de: frete grátis em compras acima de R$ 149,00 no site; meia entrada em cinemas; descontos de até 50% em teatros; acúmulo de pontos e desconto na sua fatura; cartão internacional; e benefícios exclusivos da Visa.

Ademais, a aprovação do cartão de crédito do supermercado não é nada difícil. Por isso, o mais importante é observar se realmente vale a pena adquirir esse cartão.

Esperamos que tenha aprendido como fazer cartão de crédito de supermercado. Não se esqueça de considerar os critérios que elencamos e, principalmente, esteja bem atento quanto às taxas de juros. 

Cartão Atacadão
Mais Opções

Como escolher o melhor cartão para negativado: Nubank ou Inter?

Próximo Cartão

Conta digital Conta e.

Mais opções para você

Buscando cartão

0