Serasa Score: saiba como aumentar seu score

Autor: Estação

Atualização:


Entenda como funciona o Score de Crédito e saiba como aumentar o seu.

Se você está com dificuldade de conseguir um cartão de crédito aprovado ou apenas está curioso para entender como funciona o Score de Crédito, vamos te explicar tudo nesse artigo.



O que é Score crédito?

Score em inglês significa “pontuação”.

Ou seja, é uma pontuação que você recebe que demonstra se você é um bom pagador ou não.

Nesse sentido, quanto maior for sua pontuação, maiores suas chances de conseguir, por exemplo, um cartão de crédito com limite maior.

Isso porque o score alto significa que há um risco menor para o banco de você não pagar.

Assim, essa pontuação será formada através de diversas informações sobre seu comportamento financeiro, como: Pontualidade de pagamento das contas; Histórico de dívidas; Histórico de crédito que você pegou; Dados cadastrais atualizados.

Diferença entre SPC, Boa Vista, Consumidor Positivo

SPC – Serviço de Proteção ao Crédito

A SPC Brasil é uma organização de proteção ao crédito criada há mais de 65 anos, em 1955.

Tem por finalidade criar e manter um banco de dados sobre a vida financeira de consumidores e pessoas jurídicas para auxiliar na concessão de crédito.

Ou seja, fornece um serviço de informação crucial para empresas e bancos saberem se o cliente é um bom pagador ou não, o famoso score de crédito.

Nesse sentido, essas empresas de proteção ao crédito como SPC, torna mais seguro as transações financeiras, especialmente quando falamos de empréstimos, financiamentos e vendas a prazo.

Contudo, a SPC não fornece apenas esse auxílio. Atua também na prospecção, gestão de carteira de cliente, cobranças e recuperação de dívidas.

Ademais, o banco de dados do SPC é gerado a partir de uma rede de entidades associadas, também chamada de Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). De tal modo, reunindo informações sobre o comércio de todo o Brasil.

Boa Vista SCPC

A Boa Vista SCPC também é uma empresa com objetivo de auxiliar com a inteligência de dados o processo de concessão de crédito.

Portanto, também atua como a SPC na gestão de banco de dados.

Nesse sentido, através da Boa Vista empresas e bancos podem saber se o cliente está negativo, dentre outras informações sobre inadimplência.

Por terem essas informações sobre crédito das pessoas, eles também atuam na prospecção, gestão de carteira de clientes, negativação entre outros serviços para as empresas.

Os consumidores podem fazer a consulta do seu CPF e saber seu score gratuitamente do seu cadastro no Boa Vista através do portal Consumidor Positivo.

Consumidor positivo

O consumidor positivo é o portal da Boa Vista SCPC para auxiliar os consumidores a lidarem melhor com sua vida financeira.

Dessa forma, esses oferecer os serviços de:

Consulta de CPF: score, dívidas ou erros de cadastro;

Monitoramento: receber notificações sobre o seu CPF, por exemplo, quando ele ficar negativado;

Alertas às empresas: caso você tenha seus documentos perdidos ou roubados, poderá através do portal avisar as empresas do fato. Assim, quando eles consultarem seu CPF terão essas informações.

Além desses serviços, o portal Consumidor Positivo também atua na educação financeira das pessoas.

Assim, através do site você possui dicas e conteúdos para entender melhor como gerenciar seu dinheiro, aumentar seu score, livrar-se e manter-se longe das dívidas.

Como consultar o CPF no SPC?

Na SPC você consegue consultar seu CPF será preciso comparecer ao balcão da entidade associada da sua cidade com o seu CPF original.

Assim, o atendimento é feito diretamente nas Entidades Associadas ou Associações Comercial

Contudo, você também poderá consultar seu nome na SPC e Serasa através da Loja SPC Brasil.

Para a consulta de CPF terá que ser pago o valor mínimo de R$ 9,90, caso você deseje mais informações sobre seu score, restrição Serasa, ação entre outros, haverá um custo adicional por cada informação.

Como aumentar o score?

O protocolo para que você sempre consiga aumentar seu score é muito simples. Basta manter seu nome limpo e, ao mesmo tempo, um CPF positivo e, se tiver dívidas atrasadas, procure negociá-las junto aos credores. Agindo assim você terá o mercado aberto para você.

Isso porque todas as empresas, bancos e instituições financeiras vão a um só lugar buscar informações para liberar seu credito: SPC e Serasa.

Veja só o que você pode fazer aumentar seu score:

  • ter nome limpo;
  • ter contas em seu nome;
  • negociar dívidas;
  • cartões de crédito, quanto menos tiver, melhor.

Sem querer eu já estava cumprindo minha obrigação,  fazia tudo isso. Só que eu não sabia que essa atitude estava, na verdade, me ajudando. 

Assim, no momento em que fui consultar, estava lá meu CPF e o número do meu score, ou seja, já tinha condições e score suficiente para o meu financiamento.

Para você aumentar seu score e ter mais acesso ao crédito, siga essas 5 dicas:

Dica #1 Pagar as contas em dia ou mesmo antecipadas.

Dica #2 Nome limpo é essencial. Se tiver com nome sujo, negocie e quite as dívidas o quanto antes para poder aumentar o score.

Dica #3 Manter seus dados cadastrais sempre o mais atualizado possível.

Dica #4 Usar o cartão de crédito: pois, quando mais você usa e paga as faturas em dia, irá sinalizar que você é um bom pagador.

Por fim, Dica #5 Colocar contas em débito automático.

Enfim, com essas 5 dicas simples você poderá aumentar seu score progressivamente e ter acesso a limites de crédito maiores.

Qual é o score para ter crédito aprovado? 

Em primeiro lugar, os bancos aprovam crédito para pessoas que tem um score a partir de 400 pontos.

Assim, os bancos e cartões que aprovam crédito com essa pontuação de score são:

Como ser aprovado no cartão de crédito?

Antes de mais nada, crédito é importante para todos. Portanto, se você quer ter crédito, separamos aqui  algumas dicas interessantes. Veja só: 

1. O primeiro passo é ter sua vida financeira em dia, ou seja, pague suas contas sempre em dia e não deixe que seu nome seja negativado. Assim, você vai manter um bom score.

2. O segundo passo é fazer investimentos. Há bancos cujos investimentos valem muito a pena, primeiro para manter seu crédito aberto e ativo. Segundo, porque cria uma disciplina legal que é guardar dinheiro para quaisquer eventualidades. 

3. Terceiro passo é não deixar de atualizar seus dados. Você é um indivíduo participante da sociedade, portanto, não deixe de atualizar seus dados para aumentar seu limite de crédito.

Se você não se mostra, não atualiza seus dados, como o banco vai te conhecer, não é mesmo? Principalmente, se ocorrer uma eventualidade e precisar de solicitação de crédito. Dessa forma, estar desatualizado pode te atrapalhar ou impedir de ser aprovado no cartão de crédito.

4. Quarto e último passo: tenha uma conta salário no banco de sua preferência. A portabilidade de salário garante crédito! Além disso, faz com que o banco estabeleça uma relação legal com você, o que  facilita a aprovação de crédito.

Estou com o nome limpo mas não consigo cartão de crédito? 

Assim, se você renegociou suas dívidas ou quitou contas atrasadas, é preciso esperar até 120 horas para liberar seu CPF. 

Contudo, em alguns lugares, esse prazo pode ser estendido, até que seu nome tenha sido completamente limpo.

Mas atenção: cuidado para não criar novas dívidas durante esse período. Ademais, ter o nome limpo, infelizmente, não é garantia de crédito. Afinal, há instituições financeiras que levam em conta outros fatores, como o histórico de pagamentos e a renda do consumidor.

Mas, ainda assim:

  • evite atrasar suas contas, boletos, faturas de cartão de crédito,
  • não comprometa demais sua renda ou deixe sempre uma margem de um mês para outro, e 
  • não busque crédito em várias instituições ao mesmo tempo.

Quando usar o cartão de crédito? 

Sempre usamos nosso cartão de crédito quando queremos um produto, mas só podemos pagar depois da compra.

Dessa forma, esse esquema é uma forma de empréstimo, no qual a instituição bancária libera o crédito com uma data pré-definida para ser pago. 

Mas se você faz sua compra  e paga o valor total, sem parcelamento e na data exata, geralmente a instituição não lhe cobra nada, somente o valor do produto.

Então, o que não pode acontecer é você usar o cartão,  parcelar a mercadoria e, no dia do vencimento, pagar o mínimo de parcelamento. 

Não faça isso, pois essa atitude vira uma bola de neve! Além disso, sofrerá com juros altíssimos, em torno dos 20%.

O cartão de crédito é ótimo, mas somente de você souber usá-lo, ou seja, comprou, pagou.

Usando-o de forma correta, o seu cartão de crédito pode se transformar num grande aliado, no momento em que você precisa fazer uma compra de um produto caro, como eletrodomésticos ou passagens aéreas. Isso porque ele oferece parcelamentos, o que torna possível a compra em valores mais elevados.

Ademais, o cartão de crédito é também eficaz para você fazer compras internacionais. Para isso, consulte seu banco ou converse com o gerente para saber se seu cartão pode ser usado em outros países, ou como conseguir um que possa. 

Todavia para compras internacionais ou aqui a regra é a mesma, o pagamento deve acontecer no dia do vencimento da fatura. Nada de postergar parcelas de cartão.

Por fim, outra vantagem são os programas de pontos que muitos cartões oferecem.

Aliás, alguns cartões oferecem programas que funcionam de forma simples, sempre relacionando o seu ganho com o que você gasta ou qual produto você compra. Então, com essa lógica você sempre ganha. 

Como usar o cartão de forma inteligente? 

Nada melhor do que fazer um bom uso de seu cartão, especialmente se aliar o uso com a inteligência. Dessa forma, você vai poder comprar sempre, parcelar suas compras e ter tudo o que sempre sonhou. 

Então, confira algumas dicas:

  • nunca, jamais atrase o pagamento de sua fatura,
  • leia a fatura, observe o número de parcelas que ainda faltam para pagar, antes de fazer novas compras,
  • tenha um controle de gastos numa planilha, ou calendário financeiro ou até mesmo na sua agenda,
  • crie critérios para fazer suas próprias compras, assim como estabeleça um teto máximo para compras,
  • tenha no máximo dois cartões, e
  • compras on-line somente em sites seguros.

O que é uma compra inteligente?

É fazer uma compra com economia, com automação, sem impactar o orçamento.

É comprar de maneira inteligente e racional. Observe:

1. entender nossos hábitos financeiros. Se o que estamos prestes a comprar  não vai impactar de forma negativa nosso bolso.

2. fazer uma lista: de um lado quais são nossas despesas fixas e de outro o que gastamos aleatoriamente, quando vamos à padaria, ao cabeleireiro etc.

3. termos sempre dinheiro poupado, guardado para qualquer emergência.

4. termos uma boa relação com o a nossa grana,

5. empenhar-nos a fim de termos uma boa educação financeira, e 

6. o essencial: usar nosso dinheiro com sabedoria.

Agindo assim, saberemos exatamente o quanto podemos gastar e, acreditem, até investir num eletrodomésticos melhor, num carro mais novo ou zero e assim por diante.

A compra inteligente nos permite comparar custo/benefício, qualidade dos produtos e a  evitarmos gastos desnecessários.

Não podemos apenas e tão-somente reproduzir os padrões da sociedade de consumo. 

Acima de tudo, precisamos compreender até que ponto somos iludidos  e como essa ilusão interfere na nossa individualidade, na nossa liberdade.

Talvez os mais jovens levem mais tempo para absorverem esses conceitos.

Sabemos como isso é difícil.

E nunca permitirmos que o dínamo propulsor nos imponha nem nosso modo de ser, nosso modo de viver, nosso modo de pensar.

Como subir 100 pontos no score?

Serasa passou a considerar contas pagas sem atraso mais importantes do que as dívidas passadas para a avaliação do score, ou seja, o consumidor que tem as contas em dia terá um score mais elevado do que o consumidor endividado. 

As classificações do score seguem as seguintes pontuações:

  • 0-300: Baixo
  • 301-500: Regular
  • 501-700: Bom
  • 701-1000: Excelente

A alteração mais notável no método de cálculo do score é a maior relevância que será atribuída ao Cadastro Positivo, que reúne informações sobre como foram pagos os compromissos relacionados à contratação de crédito – empréstimos, financiamentos e crediários. 

Veja abaixo uma comparação entre o antigo e o novo modelo:

Serasa 1.0 (antigo)Serasa 2.0 (atual)
13,9% Pagamento de crédito43,6% Pagamento de crédito
17,4% Consulta para serviço e crédito/comportamento de consultas19,3% Consulta para serviço e crédito/comportamento de consultas
30,2% Histórico de dívidas13,7% Histórico de dívidas
26,4% Pagamento de dívidas5,5% Pagamento de dívidas.
8,4% Tempo de uso10,1% Tempo de uso do crédito
3,6% Crédito contratado.7,9% Crédito contratado
Tabela Comparativa Modelos 1.0 e 2.0

O que essa mudança trouxe de novo?

A previsão é que a maioria dos cadastrados melhore sua pontuação no Score do Serasa, visto que o novo método de cálculo garante análises mais justas e transparentes dos hábitos do consumidor. Também será possível monitorar o histórico de dívidas da Serasa e dados do SPC Brasil em um só lugar.

Como melhorar a pontuação do score?

Tendo em vista as mudanças acima mencionadas, fica evidente que pagar as contas em dia será de grande importância para aumentar o seu score, mesmo se você estiver negativado. Além dessa, listamos algumas outras dicas que você também pode seguir:

  • Negocie suas dívidas o quanto antes,
  • Mantenha o seu cadastro atualizado no site ou aplicativo da Serasa,
  • Evite exageros que poderão gerar dívidas no cartão de crédito,
  • Se possível, coloque suas contas no débito automático para não se esquecer de pagar,
  • Ative o Cadastro Positivo e confira como está o seu histórico financeiro,
  • Não utilize o cheque especial,
  • Não faça empréstimos constantemente,
  • Limpe seu nome.

Como posso saber a situação do meu score?

Você consegue consultar e acompanhar a pontuação do seu score de forma gratuita.

Para isso, pode acessar o site serasa.com.br ou ainda pelo spcbrasil.org.br.

Por que aumentar meu score?

Essa pontuação é utilizada pelos credores para analisar o seu comportamento enquanto consumidor. Assim, são avaliados os riscos que as empresas têm ao oferecer opções de crédito, tais como:

  • Cartões de crédito,
  • Empréstimos,
  • Financiamentos,
  • Serviços continuados (como plano de telefone móvel).

Ter um Score alto pode te dar acesso às melhores ofertas de crédito, com juros mais baixos.

Como funciona os pontos turbo?

Cada dívida paga é pontuada de maneira diferente. Isso depende, principalmente, da sua faixa de Score ao pagar as respectivas pendências. 

Isso acontece porque o programa tem o objetivo de ajudar as pessoas mais endividadas. Ou seja, quem tiver o Score mais baixo, receberá mais pontos, um incentivo a mais.

Vale lembrar de ficar atento para não perder os seus pontos-turbo. Isso pode acontecer em três casos:

  • Se não efetuar o pagamento de todas as dívidas,
  • Se houver quebra de acordo feito com o credor,
  • Se houver aquisição de uma nova dívida.

Mas não se desespere! Você pode recuperar seus pontos perdidos ao renegociar a dívida através do Serasa Limpa Nome.

Mais Opções

Quais lojas aceitam o cartão DMCard?

Próximo Cartão

Participe do Feirão Limpa Nome Serasa

Sobre o Estação

O Estação oferece respostas às suas dúvidas sobre cartões de crédito e contas digitais. O portal quer que você tenha certeza de que está tomando uma boa decisão. Siga o Estação no Google News.

Atenção: Para analisar pedidos de cartões de crédito, as instituições financeiras levam em consideração o perfil financeiro do consumidor. Por isso, é possível que um pedido seja negado em uma instituição financeira e aprovado em outra, já que cada uma usa critérios próprios para avaliação.

Mais opções para você