Como fazer conta digital conjunta?

09/06/2021 às 17:27
A abertura da conta é feita 100% online, um dos titulares deve abrir a conta primeiro e, posteriormente, convidar um segundo titular para abrir a conta.

Publicidade

Se você tem dúvidas sobre a conta digital conjunta, continue lendo para obter todas as informações sobre esse assunto. Afinal, elaboramos um post completo, com tudo o que você precisa saber para decidir se vale a pena ou não ter uma.


Publicidade

Uma conta conjunta, como o próprio nome já diz, pode ser aberta em nome de mais de uma pessoa. Ou seja, ela possui mais de um titular.

Há casos em que ela é uma boa opção para guardar dinheiro, seja para casais, amigos, pais e filhos, enfim… Em diversas situações.


Publicidade

Quais as vantagens de ter uma conta conjunta?

Esse tipo de conta oferece inúmeras vantagens para quem a possui. Abaixo, você confere as principais delas:

Menores custos, afinal, em uma conta conjunta, os titulares da conta contam com todos os serviços, cartões e ferramentas, mas pagam o valor correspondente a apenas uma conta individual.

Assim, todos irão se beneficiar de vantagens e serviços, e ainda economizam ao compartilharem uma conta conjunta.

Para um casal ou família, a conta conjunta permite que os responsáveis pela conta tenham uma visão clara sobre o orçamento total. Aliás, também ajuda muito no controle das economias.

É muito útil também em caso de filhos ou pais idosos, que precisam de uma ajuda maior com suas despesas. Afinal, por ser digital, permite que todas as informações sobre a conta sejam acessadas de maneira mais fácil e rápida, a qualquer hora do dia, sem precisar ir ao banco.

Como a renda das pessoas é somada em uma conta conjunta, as possibilidades de se obter limites maiores no cartão, um valor maior para casos de empréstimo e financiamento, dentre outros.

Quem é responsável pela conta conjunta?

Existem dois tipos de conta conjunta, conta conjunta simples ou não solidária, e a conta conjunta solidária. Cada uma delas exerce diferentes funções, e apresenta certas peculiaridades com relação à responsabilidade da conta.

Na conta conjunta simples ou não solidária, por exemplo, qualquer tipo de movimentação na conta precisa da autorização dos demais titulares. Desse modo, se não houver autorização, nenhuma movimentação pode ser realizada.

É a conta ideal para quem quer ter um controle maior sobre o montante depositado, utilizado principalmente por pais que desejam um maior controle das despesas dos filhos.

Em contrapartida, na conta conjunta solidária, qualquer um dos titulares consegue movimentar a conta sem autorização dos demais.

Portanto, é possível realizar saques, transferências, pagamentos e outras operações sem que os outros titulares tenham que autorizar previamente. Ou seja, esse tipo de conta conjunta digital entrega total autonomia aos titulares.

É possível ter conta digital conjunta?

Hoje em dia, com o crescimento das contas digitais, cada vez mais pessoas estão em busca da praticidade que elas oferecem. Por isso, para quem deseja ter uma conta digital conjunta, saiba que é possível sim.

Entretanto, são poucos os bancos digitais que oferecem essa modalidade.

Quais as vantagens da conta conjunta em um banco digital em relação ao banco tradicional?

Dentre as vantagens que uma conta conjunta em um banco digital oferece, as principais delas são as taxas, praticidade, pouca burocracia e melhores investimentos.

Além disso, também é importante destacar que: não há limitação para quem tem restrição no nome, dá direito aos usuários a terem cartão de crédito, não exige comprovação de renda, é possível realizar solicitações, consultas e muitas outras coisas de forma online.

Como bancos digitais não possuem agências físicas, os gastos do banco acabam sendo menores do que os de bancos tradicionais, como aluguel, iluminação etc.

Muitas vezes, as taxas de serviços dos bancos digitais são baixas ou nulas, diferente do que acontece com os bancos tradicionais. Por isso, você pode realizar transações na sua conta, sem se preocupar com o valor que terá que pagar por cada uma delas.

É o caso, por exemplo, de geração e pagamentos de boleto, transferências para qualquer conta, e outros serviços. Porém, é fundamental conferir como é o funcionamento do seu banco. Afinal de contas, não são todos os bancos digitais que oferecem esse serviço.

Além disso, outra vantagem da conta digital conjunta é a praticidade de acessar as informações da sua conta a qualquer hora do dia ou da noite, e tirar dúvidas sem se preocupar com o horário de funcionamento do banco. Menos burocracias na hora de abrir a sua conta, ao contrário dos bancos tradicionais.

Afinal, é possível abrir sua conta pelo site do banco, ou por aplicativo de smartphone, enviando somente a documentação necessária de forma rápida e prática.

Como se não bastasse, os demais serviços fornecidos pelo banco (investimento, empréstimo, cartão de crédito e outros), bem como a análise também é feita rapidamente pelo banco.

Ademais, os bancos digitais também podem oferecer melhores opções de investimentos que os bancos tradicionais.

Quais bancos digitais podem ter conta conjunta?

Atualmente, os bancos digitais que possuem conta conjunta são:

Banco do Brasil: cuja conta que o banco oferece é em um pacote digital;

Banco Digimais: este banco permite em todas as modalidades. Aliás, até mesmo a abertura da conta pode ser 100% online;

Itaú: oferece a conta digital conjunta na iConta;

Bradesco: oferece a conta na Digiconta.

Como abrir conta conjunta num banco digital?

O processo de abertura de uma conta digital conjunta é bem simples, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar. Do mesmo modo que acontece com a conta digital individual, também é possível abrir uma conta conjunta de forma totalmente online.

No entanto, para isso, um dos titulares da conta deve possuir essa conta digital e enviar um convite para quem será o outro titular. Assim, é possível abrir uma conta digital conjunta tanto simples quanto solidária.

Enfim, o processo de abertura é bem parecido com o de um banco tradicional, com a diferença de que a documentação necessária de todos os titulares poderá ser enviada de forma online. Contudo, isso pode variar de um banco para o outro.

Enfim, de posse dos documentos necessários, basta seguir os seguintes passos: baixar o aplicativo do banco, preencher todos os dados solicitados, finalizar o processo de abertura da conta, e convidar quem deseja que compartilhe a conta com você.

Lembrando que esse novo usuário deverá seguir os mesmos passos acima.

O que analisar antes de abrir uma conta conjunta em um banco digital?

É interessante analisar algumas questões antes de abrir uma conta digital conjunta. Para um casal, é interessante observar se os objetivos de ambos são os mesmos — o casal deve ter os mesmos objetivos financeiros.

Caso contrário, ter uma conta conjunta pode acabar trazendo mais problemas não só para o orçamento familiar, como também para a relação do casal.

Organizar as contas é fundamental, tanto para um casal quanto para uma família toda. Por isso, o processo deve ser transparente, para evitar surpresas futuramente.

Além disso, antes de abrir uma conta digital conjunta, também é importante elaborar um relatório bem detalhado de todas as contas do casal. E deve-se subtrair as contas a pagar e as dívidas da renda dos titulares.

Limitar os gastos em excesso é fundamental para evitar surpresas quando chegar a conta no fim do mês, gastos a mais certamente levam à dívidas. Portanto, para um casal, é fundamental calcular os eventuais gastos.

Especialmente para um casal, dívidas impedem a progressão de uma melhoria de vida. Por isso, é muito importante se livrar das dívidas antes de mais nada.

Planejar é essencial! Portanto, ter controle de gastos e de quanto entra na conta é a prioridade, para que não haja surpresa.

Contudo, principalmente se for um casal, você deve ser flexível a mudanças, e consciente que podem haver ajustes ao longo do tempo.

Nubank, Inter e Digio possuem conta conjunta?

Até o momento, nenhum desses três bancos digitais oferecem conta conjunta. No entanto, não há uma explicação oficial para isso.

Contudo, uma causa provável para isso seria o público-alvo desses bancos, que são os jovens, e que já se encontram trabalhando. Normalmente, eles procuram por uma conta digital individual com mais frequência.

Mais Opções

Esses hábitos podem acabar com seu dinheiro

Próximo Cartão

Cartão Caixa Mastercard Black vale a pena?

Mais opções para você

Buscando cartão

0