Você sabe tudo sobre a fatura do seu cartão de crédito?

Publicidade

A fatura do cartão de crédito descreve as compras realizadas até a data de fechamento. Assim, é o documento que mostra o valor total que você deve pagar à emissora de seu cartão. Publicidade Assim, ele se assemelha ao um…

A fatura do cartão de crédito descreve as compras realizadas até a data de fechamento. Assim, é o documento que mostra o valor total que você deve pagar à emissora de seu cartão.


Publicidade

Assim, ele se assemelha ao um boleto, mas a fatura apresenta muito mais informações. Afinal, o boleto apenas apresenta os dados como valores, identificação, avisos e os códigos para pagamento.

Como você verá neste texto, a fatura traz diversos dados que precisamos estar atentos. Quer entender sua fatura de uma vez por todas? Continue lendo e entenda tudo!

Como é definido seu limite de compras?

O limite de crédito de seu cartão é definido com base no seu perfil de crédito. Seu perfil é gerado a partir de diversas variáveis, como sua renda mensal, histórico de pagamentos, score de crédito, entre outros.

Importante ressaltar que cada instituição financeira possui métodos de análise específicos. Por isso, é possível saber seu limite apenas fazendo o pedido de análise, pois raramente as instituições divulgam os detalhes desse processo.

Quando fecha a fatura?

Para as emissoras de cartão, especialmente as que disponibilizam um app do cartão, é possível que você determine o vencimento.

O vencimento é o último dia que você pode pagar sua fatura sem ter multas e juros. Nesse sentido, o fechamento da fatura acontece dias antes.

Fechamento da fatura é a data que a operadora do cartão para de considerar os gastos naquela fatura específica. Ou seja, é o dia que seus gastos são contabilizados e uma nova fatura é aberta.

Cada operadora possui prazos diferentes. Por exemplo, no Nubank o fechamento da fatura acontece 7 dias antes do vencimento. Ou seja, se você escolher o vencimento para o dia 20, sua fatura será fechada no dia 13.

Dessa forma, todas as compras do dia 13 em diante entrarão na fatura do mês seguinte.

Qual é o melhor dia de compras no seu cartão?

O melhor dia de compras do cartão de crédito é o dia em que você terá o maior prazo para pagar.

Para saber seu melhor dia de compras basta conhecer o dia de fechamento da fatura, que comentamos acima.

No exemplo citado, o dia 13 seria o melhor dia para você utilizar o cartão de crédito. Comprando nesse dia, você terá que pagar 37 dias depois — o prazo pode aumentar caso seu cartão feche a fatura antes.

O que é saldo da fatura do cartão?

O saldo representa o valor total que você terá que pagar à emissora do cartão. Caso você não tenha pago a fatura inteira no mês anterior, o valor restante será lançado em “saldo anterior” que será somado ao valor das despesas do mês em questão

Vale a pena pagar o mínimo ou parcelar sua fatura?

Somente nos últimos casos que se deve pagar o mínimo ou parcelar a fatura. Isso porque os juros cobrados no cartão de crédito são os mais altos. Isto é, uma dívida no cartão em um ano poderá triplicar de valor.

Portanto, sempre pague o valor total da fatura e antes de vencer. Assim, você evita entrar no rotativo do cartão e criar dívidas enormes.

Ademais, com esses juros altíssimos, é mais interessante que você recorra a um empréstimo pessoal. Aqui no blog da Estação temos uma lista de 5 melhores empresas de empréstimo online, clique aqui para conhecer!

O que são os encargos?

Encargos são taxas cobradas pela emissora do cartão. As porcentagens cobradas devem, obrigatoriamente, constar em seu contrato com a empresa.

Em geral, os encargos são as taxas de operação de crédito, Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), e outros encargos definidos em contrato.

Nesse sentido, é comum que as empresas cobrem taxas quando os clientes pagam o mínimo da fatura do cartão, o que demonstra ainda mais a importância de pagar o valor integral da fatura.

Além dos encargos serem um dos custos, temos também a anuidade. Em geral, esse valor pago mensalmente é uma taxa para manutenção do cartão e do programa de fidelidade.

Contudo, podemos economizar nessa taxa. De fato, hoje há diversos cartões de crédito sem anuidade.

Algumas de nossas sugestões são o novo Credicard Zero, BMG Barcelona e o cartão Saraiva. Conheça mais sobre cada um clicando em cima do nome do cartão.

Esses são cartões para o dia a dia. Sendo ótimos para utilizar em compras online e conseguir ter descontos e cashback, além da economia da anuidade.

Mais Opções

Empréstimo pessoal Lendico: Simule e Veja como é Fácil

Próximo Cartão

Quantos cartões de crédito é recomendável ter?

Mais opções para você

Buscando cartão

0