Dicas sobre a fatura do cartão de crédito

16/12/2020 às 15:16
Continue lendo para entender sobre a fatura do cartão de crédito!

Publicidade

Antes de pagar a fatura do cartão de crédito precisamos entendê-la. Afinal, como evitar pagamentos errados quando não sabemos com o que lidamos, não é mesmo?


Publicidade

Ademais, segundo uma pesquisa do SPC/Meu Bolso Feliz, mais de 34% da população não entende o limite do cartão e 96% de todos os usuários não sabem a taxa de juros. Mais à frente iremos entender os impactos desses dois dados.

O que é a fatura do cartão de crédito?

O cartão de crédito funciona como um empréstimo instantâneo e pré-aprovado. Assim, quando você usa seu cartão nas compras está utilizando o dinheiro do banco (que não é seu) para finalizar a compra.


Publicidade

Obviamente o banco irá querer que você devolva esse dinheiro para ele, afinal bancos não são ricos por distribuir dinheiro gratuito por aí. Então, como pagamos esse empréstimo? Pela fatura!

Então, na fatura do seu cartão de crédito virá descrito todas as suas compras (ou os pequenos empréstimos que você foi fazendo) durante o mês e o valor que você deverá pagar ao banco. 

Cada instituição emissora de cartões irá apresentar esses dados de forma diferente. Contudo, em geral terá as informações sobre: histórico de despesas (data, descrição e valor), data de vencimento, pagamento mínimo, parcelamento da fatura, parcelas a vencer e os tributos.

Vamos esclarecer esses campos para você entender tudo sobre sua fatura e não ser passado para trás:

Vencimento

Essa é a data limite para o pagamento da fatura do cartão de crédito. Ao atrasar, poderá haver cobranças de multas e juros. Contudo, se você pagar em dia, esse “empréstimo” não tem juros, por isso o cartão de crédito pode ser uma ótima ferramenta do planejamento financeiro.

Parcelamento 

É possível parcelar a fatura do cartão, contudo é preciso cuidado. Isso porque a emissora poderá cobrar juros, e se você não souber a taxa de juros, sua dívida poderá triplicar de valor em menos de um ano!

Parcelas a vencer

No campo de parcelas a vencer você terá o valor total das compras parceladas que terão que ser pagas nos próximos meses. É importante ficar de olho nesses valores para não gastar acima do planejado, já sabendo que haverá diversas compras para pagar nos meses seguintes.

Enfim, o total da fatura representa a soma de todas as suas despesas no cartão de crédito que você precisa pagar naquele mês. Enquanto isso, o pagamento mínimo é o valor mínimo que precisa ser pago pela fatura, caso você faça isso o restante será cobrado na próxima fatura e poderá haver cobrança de juros — por isso, evite ao máximo pagar o mínimo da fatura.

Além disso, cartões com programa de pontos irão apresentar na fatura o total de pontos acumulados. 

Como funciona o fechamento da fatura do cartão de crédito?

O fechamento da fatura significa o dia em que a emissora encerra a soma das despesas para poder te apresentar o total. Mais fácil explicar com um exemplo:

Sua fatura do cartão de crédito vence no dia 20, porém ela será fechada no dia 13. Então, todas as compras antes do dia 13 de cada mês terão que ser pagas no dia 20. Contudo, compras no dia 13 em diante irão para o próximo mês.

Assim, se você fizer uma compra no dia 10 de junho, ela entra na fatura que você tem que pagar no dia 20 de junho. Porém, ao comprar no dia 13/junho, você só terá que pagar essa compra no dia 20 de julho, mais de um mês depois!

Para saber essas informações basta ir no aplicativo do seu cartão que, em geral, estará tudo explicado. Se não houver, entre em contato com o atendimento. É comum que o fechamento da fatura seja entre 7 a 12 dias antes do vencimento.

Bem como os cartões que possuem aplicativo costumam informar quais faturas estão fechadas.

Cartões que facilitam o acesso às informações

Por fim, para ter um bom controle da fatura do cartão de crédito é interessante ter um aplicativo.

Assim, nós temos cartões como da Riachuelo, Santander 123 e o Mooba que possuem aplicativos que mostram todas as informações que discutimos no artigo de forma bem transparente e fácil. Clique em cima do nome de cada cartão para conhecer mais!

Mais Opções

Banco digital Will Bank

Próximo Cartão

Como fazer um cartão de crédito do banco Safra?

Mais opções para você

Buscando cartão

0