Como economizar ganhando salário mínimo?

Advertisement

Desde o dia 1° de janeiro de 2023, o valor do salário mínimo dos brasileiros é de R$ 1.302,00.

Mas será que quem ganha somente um salário mínimo consegue sobreviver e ainda poupar dinheiro?

Sabemos que muitos que recebem salário mínimo dependem de terceiros ou acabam fazendo bico para gerar renda extra e conseguir sobreviver. Isso porque as contas de uma família acabam ficando muito apertadas somente com o valor do salário mínimo.

Se você ganha um salário mínimo, fique de olho neste artigo. Aqui você vai aprender como salvar uma grana ao final do mês.

Continue com a gente!

Afinal, como sobreviver com salário mínimo?

Viver com salário mínimo em uma época em que todos os preços estão muito altos faz com que fique mais difícil manter as despesas básicas em dia.

A melhor alternativa para sobreviver com um salário mínimo é tendo gastos conscientes.

Portanto, algumas medidas são necessárias para driblar as dificuldades. Confira:

·         Alimentação: Se você tem o hábito de se alimentar fora de casa, saiba que isso pode encarecer seu orçamento. Comece a cozinhar em casa e ao fazer compras, dê preferência para os alimentos da estação, já que costumam ser bem mais baratos. Para saber mais sobre isso, clique aqui e descubra quais os impactos que a alimentação pode causar em seu orçamento doméstico.

·         Transporte: Dê preferência ao transporte público, essa é a melhor forma de economizar. O valor da passagem do ônibus ou do metrô quase sempre é mais barato que o preço dos aplicativos de transporte e até mesmo do combustível.

·         Renda Extra: Hoje em dia é muito mais fácil ganhar uma grana extra sem ao menos precisar de casa. Portanto, fique de olho nos programas de cashback e aplicativos de vídeos que pagam pela participação do usuário. E se você ainda sabe cozinhar bem ou sabe ensinar alguma coisa, pode aproveitar para ganhar dinheiro com isso também.

·         Cartão de crédito: O cartão de crédito, sem dúvida alguma, pode ser o seu melhor amigo na hora de se organizar financeiramente. Porém, se o cartão for usado de forma irresponsável, pode impactar todo o orçamento negativamente. Isso, sem falar no risco de endividamento.

·         Controle: Crie o hábito de estabelecer um teto de gastos todos os meses e respeite-o. Isso vai te ajudar a economizar na hora de fazer as compras e pode até render uma boa economia.

·         Pesquise: Nunca se esqueça de que a melhor alternativa é sempre pesquisar antes de comprar. Antigamente, somente algumas lojas e estabelecimentos específicos tinham determinados produtos. Mas hoje isso é diferente! Os produtos são oferecidos em várias lojas e estabelecimentos físicos e online, por diversos preços. Isso faz com que o consumidor tenha a opção de escolher o que fica mais em conta para sua realidade.

Todas essas dicas são muito valiosas. Para saber mais sobre economia doméstica, clique aqui.

É possível guardar dinheiro ganhando salário mínimo?

Só existe uma maneira de conseguir guardar dinheiro! É preciso gastar menos do que se ganha.

Guardar dinheiro quando o salário é curto é bem desafiador, mas saiba que não é impossível!

Contudo, a primeira regra a ser obedecida é: nunca gastar mais do que ganha. Lembre-se de que o padrão de vida deve estar sempre de acordo com os ganhos, e nunca além.

Outra dica é controlar absolutamente tudo. Isso mesmo que você leu. Não tem como poupar dinheiro ganhando salário mínimo se você não tem controle da saída do seu dinheiro e mal sabe para onde ele vai! Se essa é a sua realidade, mude hoje!

Faça uma planilha ou use algum aplicativo de organização financeira de sua preferência. Na planilha anote todas as suas despesas fixas e variáveis. Mas é para anotar tudo mesmo, inclusive aquele café fora de hora ou aquela balinha comprada no semáforo. Esses pequenos gastos de forma controlada podem fazer um verdadeiro rombo em suas finanças.

Se você anotar tudo e observar que o saldo não é positivo, comece a analisar qual despesa pode ser diminuída ou até mesmo cortada.

Se você anotar tudo e descobrir que ainda tem sobrado um dinheirinho, maravilha! Está de parabéns e pode começar a pensar em montar sua reserva de emergência.

De acordo com os especialistas em finanças e economia o ideal é poupar mensalmente 30% de toda a renda. No entanto, isso significa que os 70% restantes precisam ser suficientes para pagar todas as despesas.

Mas se essa não é a sua realidade hoje, fique tranquilo. O mínimo recomendado para começar a guardar é 10% de toda a receita.

Dessa forma, para não correr o risco de se descontrolar e acabar gastando, guarde esses 10% imediatamente, assim que o salário cair na conta. Para guardá-lo você pode usar uma conta reserva. E de preferência, uma conta que faça o dinheiro render.

Para te ajudar, fizemos uma pesquisa no mercado e encontramos uma conta digital, 100% gratuita e que ainda faz seu dinheiro render mais que a poupança. Clique aqui para ver.

Se você não tem reserva de emergência, esse valor poupado pode ser destinado para construí-la.

Como administrar o salário mínimo?

Veja aqui algumas dicas quentes que preparamos e que podem te ajudar a administrar o seu salário da forma correta:

1. Analise a situação financeira atual, bem como o estilo de vida e veja o que pode ser mudado,

2. Nunca gaste mais do que ganha,

3. Compre sempre à vista,

4. Defina seus objetivos financeiros e comece a planejá-los desde já,

5. Comece a pensar em uma reserva de emergência,

6. Pesquise antes de fazer qualquer compra,

7. Se for necessário, faça um curso de finanças pessoais.

Colocar as finanças em dia e colocar as boas práticas financeiras em ação para que se tornem um hábito, é imprescindível.

Vale lembrar que nosso site também contém muitos conteúdos que podem te auxiliar nessa jornada.

Dê uma olhada nestes artigos:

Veja como economizar no verão

6 benefícios de cartão de crédito que você precisa saber

Reformas de imóveis sem mistério

Cartão de crédito para negativado

Indicação de cartões e contas

Como você pode perceber, criar bons e novos hábitos financeiros é crucial para conseguir juntar dinheiro e se manter sem dívidas, com as finanças completamente organizadas.

E para isso, deixaremos aqui também algumas dicas de cartões de crédito e contas que podem ser seus auxiliadores nessa jornada. Confira:

·         Ame Digital: A Ame Digital é uma carteira digital em que você pode pagar as contas e ainda usar o cartão de crédito. A AME oferece uma das melhores políticas de cashback do mercado.

·         N26: Já está disponível no Brasil, a conta digital do banco N26, uma das fintechs mais valiosas da Europa. O banco possui 4 tipos diferentes de contas e oferece cartão na bandeira Mastercard.

·         Cartão de Crédito Caixa Tem: O Caixa Tem é um cartão de crédito com bom limite e fácil adesão.

·         Will Bank: O cartão Will Bank além de ter limite alto, possui anuidade zero.

Veja ainda este artigo:

5 contas digitais pra você abrir ainda hoje

Espero que essas dicas tenham ajudado.

Saiba que nossa missão é trazer os melhores conteúdos sobre finanças para você.

Não se esqueça de deixar sua avaliação logo abaixo. Sua opinião é muito importante pra nós.

Até a próxima!