SCR, SPC/Serasa e Cadastro Positivo são iguais?

21/05/2021 às 10:24
Você sabe o que é SCR? E sabe sua diferença para o Cadastro Positivo e SPC/Serasa? Se não conhece, continue lendo e entenda tudo!

Publicidade

SCR é a sigla do Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (BC). Esse sistema é um enorme banco de dados mantido pela autarquia monetária que armazena informações das operações de crédito e garantia contratadas por clientes nos bancos e demais instituições financeiras autorizadas.


Publicidade

Esse banco de dados é fundamental, pois essas informações facilitam a concessão de crédito, uma vez que as instituições podem avaliar os riscos da operação e definir juros competitivos. 

Assim, sua finalidade principal é permitir que as instituições financeiras consigam avaliar a capacidade e pontualidade de pagamento de cada cliente.


Publicidade

Nesse contexto, as informações contidas no SCR fazem parte das políticas de concessão de crédito da maioria dos bancos e instituições financeiras. Entretanto, é importante falar que o SCR não é o único critério, cada empresa possui seu processo de aprovação de crédito.

O SCR possui a mesma finalidade do SPC/Serasa e Cadastro Positivo?

Pode parecer tudo a mesma coisa no primeiro momento, porém SRC, SPC/Serasa e Cadastro Positivo são diferentes instituições que fornecem informações sobre a vida financeira dos brasileiros.

O SPC/Serasa são birôs de crédito, ou seja, empresas privadas que mantém um banco de dados sobre dívidas vencidas (cadastro negativo) e elaboram o famoso score de crédito. É para o SPC/Serasa que seu nome fica registrado quando não paga uma conta ou empréstimo, por exemplo.

Já o Cadastro Positivo é o oposto desse cadastro negativo, ou seja, permite que quando você pague uma conta em dia, esse dado tenha impacto positivo no seu score de crédito.

Por fim, como vimos, o SCR é apenas um banco de dados sobre as operações de crédito em seu nome, tanto das dívidas ativas quanto das atrasadas, mas isso não é informado para as empresas.

Qualquer empresa pode consultar minhas informações no SCR?

Importante destacar que as empresas não podem consultar suas informações sem você dar uma autorização específica. Em geral, no momento do seu cadastro lhe é pedido essa autorização.

Além disso, as instituições não podem ver quando você deve em outro banco. Os dados que elas podem acessar é apenas o valor total dos empréstimos ordenados por faixa de vencimento.

Apenas você pode consultar o valor dos empréstimos em cada banco, mas é através do sistema Registrato, também do Banco Central.

Quanto tempo o nome fica no SCR?

Você pode consultar seus dados dos últimos 60 meses, caso tenha contratado alguma operação de crédito. Contudo, as empresas, que tenham sua autorização para consultar, podem acessar apenas informações dos últimos 24 meses.

Ademais, se tiver alguma operação sua que esteja em atraso por período igual ou maior que 60 meses deverá estar marcada com característica especial. Com essa marcação, o dado deixa de aparecer para todos os meses sob consulta.

Como limpar o nome do SCR?

Primeiramente, ter seu nome no SCR não quer dizer que ele está sujo. Como te disse, o SCR contém dados de todos empréstimos em seu nome, tanto os atrasados quanto a vencer.

Outro fato importante é que ao quitar sua dívida, a atualização do seu nome não acontece de forma automática.

Segundo o BC, seu nome levará no mínimo 20 dias para ser atualizado no SCR. Dependendo da data de pagamento, poderá levar mais tempo. Nesse sentido, se você pagar uma dívida em junho, somente em julho, no mês seguinte, os dados serão atualizados.

Em todo caso, é fundamental quitar suas dívidas em dia e manter um histórico pequeno, pois pessoas muito endividados são vistas como mais arriscadas para emprestar dinheiro, mesmo que pague em dia.

Assim, ter um histórico pequeno no SCR pode te ajudar a conseguir crédito (cartões, empréstimos e financiamentos) com mais facilidade e juros mais baixos.

Como saber se meu nome está no SCR?

No SCR fica registrado diversas operações envolvendo crédito, como os empréstimos e financiamentos. Todos os meses os bancos devem enviar para o sistema as operações de crédito do mês anterior.

Dessa maneira, em algum lugar do seu contrato ou no formulário de cadastro você foi informado (ou pelo menos deveria ter sido informado) que seus dados são enviados para o SCR. 

Essas informações podem ser consultadas no site Registrato, onde você tem informações sobre suas chaves Pix, empréstimos e financiamentos, contas em bancos e mais.

Mais Opções

Seu cartão de crédito foi cancelado? Entenda os motivos

Próximo Cartão

Por quais motivos meu pedido de cartão de crédito foi negado?

Mais opções para você

Buscando cartão

0