Conta salário poderá ser movimentada por Pix

11/02/2021

Anúncios Em reunião com o mercado financeiro, o Banco Central anunciou que fará ajustes na regulamentação para permitir o uso do Pix na conta-salário. Atualmente, a modalidade é uma das poucas que não podem operar no sistema de pagamentos instantâneo.…

Anúncios


Em reunião com o mercado financeiro, o Banco Central anunciou que fará ajustes na regulamentação para permitir o uso do Pix na conta-salário. Atualmente, a modalidade é uma das poucas que não podem operar no sistema de pagamentos instantâneo.

Anúncios


Essa ação irá ajudar as empresas a terem uma gestão da folha de pagamentos mais barata e simplificada. Além de dar mais autonomia para os empregados.

Aliás, outras três novidades foram trazidas nessa reunião: o Pix para saques em estabelecimentos comerciais, pagamento por aproximação usando Pix e iniciador de pagamentos no sistema.

O que é conta salário?

A conta-salário é uma conta bancária criada pelo empregador para fazer o pagamento de salários aos seus empregados. Por ela também é possível receber pensões e aposentadorias.

Anúncios


Anúncios


Esse tipo de conta te dá direito a ter saques e cartão de débito. Contudo, ela possui muito menos serviços disponíveis comparado a uma conta corrente.

Ademais, a conta-salário já tinha dado mais autonomia para o trabalhador, quando em 2018 o BC permitiu fazer a portabilidade.

Assim, a conta que a empresa havia aberto transfere os recursos para a conta bancária escolhida pelo trabalhador, sem tarifas.

Como funciona o PIX para empresas?

O Pix funciona basicamente da mesma forma para pessoas físicas. Assim, os negócios conseguem receber mais facilidade e agilidade de seus clientes — nada de precisar ficar enviando uma lista de dados para o cliente pagar!

Anúncios


Anúncios


Com a eliminação de intermediários, o pagamento fica menos demorado e mais barato. Assim, a empresa pode fazer mais transações sem sofrer com os custos de TED e com a demora para confirmação.

Aliás, a confirmação instantânea é fundamental para os negócios. Quem tem empresa sabe o problema que é ter que aguardar o boleto compensar ou a transação cair para o fornecedor liberar o produto/serviço.

O mesmo vale para a empresa que recebe. Ter o valor das vendas caindo na mesma hora ajuda ter um fluxo de caixa mais equilibrado.

Além disso, permite que o Pix seja usado em comércios de rua, como uma cafeteria. Nesse sentido, em 10 segundos o cliente pode fazer a transferência para o comércio através de um QR Code ou chave Pix.

Anúncios


Anúncios


Sem o sistema de pagamento instantâneo isso é impossível. Imagine pagar o padeiro com uma TED que leva 30 minutos para ser confirmada!

Quais as vantagens do PIX para as empresas?

A grande vantagem é reduzir o número de intermediários. Afinal, através do novo sistema de pagamentos as transações são diretas entre pagador e recebedor.

Assim, as transações ficam mais rápidas e baratas. Bem como permite que o pagamento esteja na conta PJ no mesmo instante.

O Pix é gratuito para pessoas físicas. Em contrapartida, o sistema para empresas não é totalmente grátis — dependerá de cada instituição financeira definir quando e como será cobrado.

Anúncios


Anúncios


Contudo, diversas instituições, especialmente as fintechs como Nubank, isentaram as empresas também. Assim, até os clientes PJ podem usar o Pix sem custos.

Além disso, as pessoas jurídicas também ganham com o uso do Pix para pagar seus fornecedores. Afinal, ter a confirmação de pagamento instantâneo é fundamental para fazer os negócios andarem mais rápido, como a entrega de novo estoque.

Quem tem conta salário pode usar o PIX?

Anteriormente a conta-salário não podia usar o Pix. Assim, os métodos disponíveis eram os convencionais, como o TED.

Agora, a conta poderá utilizar o Pix para fazer e receber. Assim, poderá usufruir de todos os benefícios do sistema, como: transferências a qualquer horário, menor custo e mais agilidade.

Anúncios


O uso do Pix também melhora para quem usa a portabilidade de salário para receber no banco de preferência. Nesse sentido, o sistema permite que os recursos sejam repassados para a conta escolhida com mais rapidez.

Anúncios


O que as empresas ganham com a conta salário no PIX?

A gestão de folha de pagamento é um aspecto super importante, mas que é complexa e cara para as empresas.

Assim, ter o PIX na conta-salário ajuda a reduzir custos para as empresas, facilitar os pagamentos e ainda dá mais liberdade aos empregados.

Portanto, a grande vantagem para as empresas é poder reduzir os custos. Enquanto para os empregados isso significa receber o salário de forma rápida e segura.

Anúncios


Mais opções para você

Buscando cartão