Dá pra fazer PIX na conta salário?

Autor: Estação

Atualização:


Se você é daqueles que ainda se confunde quando fala de conta corrente e conta salário, este artigo é para você.

Uma dúvida comum de todo brasileiro é sobre a diferença entre conta corrente e conta salário.



Se você não sabe, certamente, já se perguntou ou teve essa dúvida ao precisar abrir uma conta, não é verdade?

Mas afinal de contas, o que é conta salário? Quais as transações posso fazer por meio dela?

Pois aqui, neste artigo vamos tirar essa dúvida. Continue por aqui e você vai descobrir pra que serve cada uma dessas contas.

Qual a diferença da conta salário e conta corrente?

Antes de mais nada, vamos te explicar o que é uma conta salário.

Uma conta salário é uma conta bancária que serve basicamente para receber salários, como o nome diz. No entanto, outros tipos de pagamentos também podem ser recebidos nela. Pagamentos como: aposentadorias, pensões, décimo terceiro, proventos, soldos e similares. Esta conta só pode ser aberta por pessoa física e a pedida de uma empresa.

Já a conta corrente, por sua vez, pode ser aberta por pessoa física ou jurídica. E pode receber qualquer tipo de pagamento. Nesta conta, existe mais possibilidades de transações, movimentações financeiras, cheques e linhas de crédito.

Dessa forma, olhando assim, parece que a conta corrente é muito melhor que a conta salário, não é mesmo?

Mas lembre-se de que as duas contas são diferentes e cumprem os objetivos que se propõem.

Então, resumidamente, na conta salário, a empresa escolhe o banco e você recebe a remuneração, com poucas possibilidades de transações.

No entanto, a conta corrente, você escolhe o seu banco preferido e pode receber qualquer tipo de pagamento. Além disso, dependendo do pacote de serviços contratado, ter muitas possibilidades de transações.

Benefícios da conta salário

Mas vamos ver mais detalhes sobre a conta salário!

Como dissemos anteriormente, a conta salário é para receber pagamentos específicos. Além disso, a quantidade de transações acaba sendo limitada.

Mas se você não vê vantagens na conta salário, veja só o que ela pode te oferecer:

Assim, se você procura uma conta somente para receber seu salário e não esquentar a cabeça com taxas de manutenção, essa pode ser a ideal para você.

Contudo, você não consegue abrir uma conta salário se não for por meio de uma empresa. Ou seja, você precisa ter um vínculo empregatício com aquela empresa. Falaremos disso adiante.

A desvantagem, sem sombra de dúvidas, fica por conta da limitação dos serviços. Além disso, vale lembrar que por ser conta salário, o número de saques também é limitado.

E o PIX, vale pra conta salário?

No entanto, o Banco Central anunciou que fará ajustes na regulamentação para permitir o uso do Pix na conta salário. Atualmente, a conta salário é uma das poucas que não podem operar no sistema de pagamentos instantâneo. Agora, a conta poderá fazer e receber PIX. Dessa forma, poderá usufruir de todos os benefícios do sistema. A saber: transferências a qualquer horário, custo zero e agilidade

Como abrir a conta salário?

É importante que você saiba que a conta salário só pode ser aberta com o pedido da empresa.

Funciona assim: quando for contratado, ao levar seus documentos pra empresa, o RH te informa qual o banco de abertura de conta. Dessa forma, te passa também uma carta para abertura da conta no banco escolhido por ela.

Em seguida, você só precisa ir até o banco e prosseguir para a abertura da conta.

  • Para abrir a conta salário, leve os seguintes documentos:
  • RG e CPF (original e cópia, a depender do banco);
  • Carta solicitação / autorização por parte da empresa;
  • Comprovante de residência.

Fique tranquilo, pois o RH da empresa irá te instruir exatamente sobre como proceder.

Após abertura, sua conta poderá ser acessada via app ou internet banking. Basta verificar qual a opção oferecida pelo banco da conta salário.

Posso fazer portabilidade na conta salário?

Caso a empresa te oriente a abrir uma conta salário em um banco que você não se sente à vontade para ter vínculo, é fácil!

A primeira alternativa é transferir seu salário para conta de sua preferência, via PIX.

A segunda alternativa é solicitar a portabilidade em sua conta de preferência.

Ambas as alternativas são muito fáceis.

Na primeira, você mesmo realiza a transação quando quiser.

Já na segunda, basta solicitar a portabilidade ao banco de sua preferência. Ele mesmo comunica com o banco da conta salário. Assim, no momento que seu salário for depositado, já migra diretamente para a conta que você escolheu.

03 exemplos de conta salário

Aproveitamos e trouxemos ao seu conhecimento 03 contas salários de 03 bancos diferentes.

Por ter quantidade de serviços limitadas, os serviços são basicamente os mesmos. Confira:

Itaú

Aplicativo Itaú, 05 saques mensais, cartão de débito, 2 consultas mensais, 2 extratos mensais, pagamentos de títulos e boletos.

Bradesco

Isenção de tarifas na emissão do cartão de débito. Além disso, oferece ainda 05 saques mensais, pagamentos e agendamento de contas e transferências para outras contas.

Santander

Cartão de débito, aplicativo Way Santander, pagamento de contas nos caixas eletrônicos do banco ou na Rede 24 Horas. Além disso, você tem acesso a extratos bancários e consultas de saldos.

Para abrir a conta salário em algum desses bancos, o RH de sua empresa te passará todas as instruções acerca dos documentos. Além disso, deverá te passar também a carta de autorização para que você apresente no banco.

Afinal de contas, conta salário vale a pena?

Ao sair da empresa e não efetuar mais nenhuma movimentação, a conta costuma ser encerrada pela empresa. No entanto, verifique essa condição.

Isso porque alguns bancos abrem a conta salário no período de 1 ano e em seguida, ela se torna corrente. Consequentemente, com cobrança de taxas. Dessa forma, você deve se certificar das condições oferecidas pelo banco para que não haja dor de cabeça futura.

Por fim, como você pode perceber, a conta salário tem lá suas vantagens. Depende de seu objetivo. E você viu que a se a empresa solicitou a abertura de uma conta salário em um banco que você não deseja é muito fácil resolver. Um PIX ou o pedido de portabilidade resolve tudo rapidamente.

Espero que este artigo tenha sido útil para você.

Aproveite e deixe seu comentário. Amamos ouvir sua opinião e é por meio dela que melhoramos cada vez mais nossos serviços.

Até a próxima!

Mais Opções

Como fazer cartão de crédito Leader?

Próximo Cartão

Samsung Itaucard é um cartão platinum com anuidade grátis

Sobre o Estação

O Estação oferece respostas às suas dúvidas sobre cartões de crédito e contas digitais. O portal quer que você tenha certeza de que está tomando uma boa decisão. Siga o Estação no Google News.

Atenção: Para analisar pedidos de cartões de crédito, as políticas internas das instituições financeiras levam em consideração o perfil financeiro do consumidor. Por isso, é possível que um pedido seja negado em uma instituição financeira e aprovado em outra, já que cada uma usa critérios próprios para avaliação.

Mais opções para você