O que são os números no cartão e o que eles significam?

Autor: Estação

Atualização:


Como já é de nosso conhecimento, os cartões de crédito trazem números. São entre 13 a 16 dígitos de identificação.  Inicialmente, esses números ficavam sempre na parte da frente, próximos ao nome do titular. Entretanto, hoje em dia, muitas instituições…

Como já é de nosso conhecimento, os cartões de crédito trazem números. São entre 13 a 16 dígitos de identificação. 



Inicialmente, esses números ficavam sempre na parte da frente, próximos ao nome do titular.

Entretanto, hoje em dia, muitas instituições financeiras têm deixado os dígitos no anverso do cartão ou até mesmo fornecem cartão sem os números.

E há uma razão muito forte para que estes números estejam no cartão de crédito.

Esses dígitos seguem uma lógica e têm como função identificar alguns dados específicos sobre o usuário do cartão. 

Sempre que um novo cartão seja emitido, deve-se estabelecer algumas regras, que foram criadas pela Organização Internacional de Padronização – ISSO – International Organization for Standardization.

Desde que entrou em vigor, em 1989, a norma que define as diretrizes para os números dos cartões é a ISO 7.812.

Tanto é que a sua validade de regulação é internacional.

De acordo com o país no qual o cartão for emitido, pode ocorrer, por ventura, alguma alteração na estrutura dos números. 

Simplificando o cartão de crédito:

O número de um cartão de crédito é formado por 16 dígitos, correto?

Essa organização se faz da seguinte forma: 

  • o primeiro número (o identificador) indica a empresa a qual pertence o cartão que pode ser uma companhia aérea ou instituição bancária.
  • os números que estão na posição 2 até a 6 representam qual instituição bancária foi a responsável pela emissão do cartão, tipo: MasterCard, Visa ou outra,
  • os dez números seguintes indicarão a quem pertence o cartão, e
  • o dígito final é o chamado dígito de verificação. 

Só para acrescentar: o que é criptografia?

Em relação à segurança, a criptografia, que é parte essencial do gerenciamento de direitos digitais e proteção contra cópias, é também usada para provar a integridade e autenticidade das informações, como assinaturas digitais.

Em outras palavras, a criptografia de dados é uma forma de codificação de dados sigilosos e informações pessoais, tornando assim eliminar as chances de terceiros conseguirem ter acesso a dados. 

Também usada nas

  • nas comunicações web,
  • em sistemas de pagamento, e 
  • armazenamento local de informações com baixo nível de risco. 

O funcionamento da criptografia consiste em envio de dados originais, por meio de um algoritmo que criptografa os dados em texto cifrado. Ou seja, o texto criptografado fica ilegível.

Qual é a importância dos dígitos verificadores?

Em primeiro lugar a importância está relacionada à comunicação.

Trata-se de uma linguagem matemática e, portanto, uma comunicação bem-feita é sempre bem-vinda.

Mas como se comunicar por número? 

Para muitos pode ser complicado, entretanto, a tecnologia é a forma encontrada para que tal comunicação se faça e as pessoas consigam se interagir com ela.

No caso do comércio, tão antigo como a própria civilização, é importante que cada produto, cada documento seja identificado de forma única. 

Houve tempo em que essa identificação era possível ser feita por nomes.

Com o tempo, passou-se a usar Códigos Numéricos.

Entretanto, com a evolução e o crescimento populacional, ficou impossível evitar fraudes, ou seja, as falhas ocorridas nas transmissões dos dados e, sobretudo, a segurança das transmissões. 

O dígito verificador não somente analisa possíveis erros, mas também consegue detectá-los e até corrigir os mais comuns. 

Nesse sentido, a matemática busca resolver alguns problemas por meio dos dígitos verificadores que, acrescentados à sequência numérica, tem como função primeira de identificar e até corrigir erros.

Mais Opções

Tem como o banco Itaú reduzir o limite do cartão de crédito?

Próximo Cartão

Desvio milionário no C6 Bank

Sobre o Estação

O Estação oferece respostas às suas dúvidas sobre cartões de crédito e contas digitais. O portal quer que você tenha certeza de que está tomando uma boa decisão. Siga o Estação no Google News.

Atenção: Para analisar pedidos de cartões de crédito, as políticas internas das instituições financeiras levam em consideração o perfil financeiro do consumidor. Por isso, é possível que um pedido seja negado em uma instituição financeira e aprovado em outra, já que cada uma usa critérios próprios para avaliação.

Mais opções para você