Gestão financeira: o que você precisa entender

Entenda de uma vez por todas por que a gestão financeira é importante

Advertisement

Advertisement

Se você acha que esse papo de gestão financeira serve somente para os livros de teoria da administração, está muito enganado!

Conhecer de perto os segredos da boa gestão financeira pode alavancar suas finanças, sejam elas pessoais ou empresariais.

Aliás, podemos dizer que o setor financeiro é vital para a saúde das empresas. Afinal, pagar contas, cuidar das entradas e ser estratégico nos gastos, não é tarefa fácil, mas é imprescindível para o crescimento e aumento dos lucros de uma empresa.

Como podemos observar, fazer um bom gerenciamento financeiro consiste em um verdadeiro desafio.

Por esse motivo, se você deseja entender melhor sobre este assunto, continue a leitura, pois neste artigo vamos desmistificar a gestão financeira.

O que é gestão financeira?

Gestão financeira é um conjunto de práticas, processos e ações, que buscam analisar, planejar e controlar toda e qualquer atividade financeira.

Por meio da gestão financeira é possível obter recursos para analisar cenários e até mesmo traçar metas para que a empresa tenha um melhor desempenho.

Por trás de toda empresa de sucesso há uma boa gestão financeira feita por profissionais competentes!

Ou seja, ao usar os métodos de gestão financeira, os profissionais capacitados poderão traçar metas e objetivos estratégicos, bem como mensurar os resultados e fazer intervenções quando necessário.

Por isso, lembre-se de que a gestão financeira tem como objetivo garantir a saúde financeira da empresa para que ela continue operando e gerando lucro.

Para que serve a gestão financeira?

Como já falamos anteriormente, a gestão financeira é vital para a saúde da empresa.

É por meio da administração financeira que ocorre a administração dos recursos da empresa da forma correta.

Na prática, quanto mais eficiente a gestão financeira, maiores e melhores os resultados obtidos pela empresa.

E pensando nisso, é claro que precisamos considerar que nem todas as empresas operam 100% do tempo com lucros. Mas é exatamente aí que entra a gestão financeira. Ela é importante para manter a empresa equilibrada ao longo de sua existência.

E para conseguir esse equilíbrio, é necessário que os profissionais do setor financeiro estejam preparados para aplicar os 4 pilares da boa gestão financeira, que são: planejamento, controle, análise e investimento.

Vamos falar um pouquinho sobre isso?

PLANEJAMENTO

A empresa desde o início de sua existência deve definir quais os resultados que deseja atingir. E para isso, é necessário planejar, colocar no papel qual o objetivo, o que precisa fazer para atingi-lo e determinar o tempo necessário desta conquista.

É na etapa do planejamento que os profissionais envolvidos também precisam prever os riscos e calcular supostas perdas e prejuízos, inclusive analisando a economia do momento em questão.

CONTROLE

O controle diz respeito à verificação e mensuração de processos. Afinal, à medida que a empresa cresce é necessário analisar o que está dando certo, o que está dando errado e o que precisa de intervenção e mudança.

ANÁLISE

Como você pode perceber, o controle e a análise andam juntos.

A análise dos processos é essencial para saber em qual direção a empresa está caminhando. Além disso, a análise também serve para melhorar os processos internos a fim de conseguir atingir os objetivos.

INVESTIMENTO

Todos os investimentos a serem realizados pela empresa vão depender do planejamento, do controle e da análise.

Isso porque o investimento é uma ação estratégica e se não for realizado da forma adequada, pode colocar em risco a saúde da empresa e todos os sucessos já conseguidos até então.

Como funciona a gestão financeira?

Para que você entenda melhor, vamos explicar quais os processos estão envolvidos na gestão financeira.

É claro que há diferença nesses processos no que diz respeito ao porte e necessidade de cada empresa, mas basicamente os processos são:

·         Controle de fluxo de caixa,

·         Planejamento financeiro com definição de metas, objetivos e orçamentos,

·         Mensuração e análise dos resultados obtidos de tempos em tempos,

·         Gestão de contas a pagar e contas a receber,

·         Gestão do capital de giro,

·         Gestão de notas fiscais.

Sabendo dessas informações, como funciona a gestão financeira? Entenda.

No tópico anterior te mostramos quais os pilares para uma boa gestão financeira e aqui, você entenderá melhor como eles são aplicados.

É necessário fazer um planejamento em que serão definidos objetivos e metas da empresa.

Vale ressaltar que todo planejamento deve levar em consideração a situação econômica real da empresa e do país naquele momento, pois essas questões podem impactar diretamente os resultados da empresa.

Além disso, é importante traçar metas e objetivos que sejam palpáveis. Afinal, estipular metas inatingíveis só fará com que seu time fique desmotivado por não conseguir trazer os resultados esperados.

Lembre-se de que ao traçar as metas, é preciso também elaborar um orçamento. Quanto a empresa pode gastar em determinadas ações e atividades? Esse dinheiro precisa ter destino certo, pois não é correto considerar tirar de outro setor, por exemplo, para cobrir gastos de planejamento.

Uma boa dica é contar com ferramentas financeiras que são disponibilizadas por empresas especializadas em gestão. Além das ferramentas tradicionais, hoje contamos com softwares que são bastante eficientes para este fim.

Assim sendo, é uma boa investir em tecnologia financeira. Até mesmo porque esse tipo de tecnologia proporciona maior controle e segurança dos processos. O índice de assertividade por elas é muito maior.

Os 8 maiores erros cometidos na gestão financeira

Vimos até aqui que para ter uma boa gestão financeira é necessário que vários fatores estejam em ação conjunta. E se um deles estiver falho, por exemplo, os riscos de impacto negativo são muito grandes.

Separamos aqui alguns erros mais cometidos na gestão financeira. Fique atento para não cometê-los também!

1. Desprezar as operações: Todo gestor precisa estar por dentro das operações realizadas nas empresas. Conheça cada detalhe do seu negócio!

2. Esquecimento da análise: A análise de desempenho dos resultados é crucial para correções, intervenções e mudanças de estratégia. Não desconsidere esse passo.

3. Negligência de fluxo de caixa: O fluxo de caixa precisa ser atualizado com constância. Afinal de contas, é por ele que o gestor conseguirá os recursos financeiros necessários para o pagamento das despesas, por exemplo.

4. Descontrole do estoque: Não se esqueça de que o seu estoque é dinheiro. Falta de controle do estoque significa falta de controle financeiro. Afinal de contas, com um estoque desorganizado é impossível saber quanto saiu e o que entrou, de fato.

5. Falta de gestão do capital de giro: O capital de giro é exatamente o que permite a empresa continuar funcionando. Ou seja, é vital. Uma empresa sem capital de giro corre o risco de não conseguir pagar suas despesas ou suportar um imprevisto e acabar encerrando suas atividades.

6. Desorganização dos documentos fiscais: Entenda que é crucial estar em dia com as obrigações fiscais, bem como fazer controle rigoroso da emissão de notas fiscais.

7. Não separação das contas pessoais das contas da empresa: Esse talvez seja um dos piores e infelizmente, mais comuns, erros cometidos pelos empresários. Isso acontece geralmente quando o empresário é o próprio gestor financeiro da empresa. Se você é empresário e faz isso, a dica é separar uma determinada quantia para ser seu salário mensalmente.

8. Ausência de sistemas de gestão financeira: Isso é muito comum quando a empresa usa apenas documentos de papel e planilhas simples, que são falíveis e podem impactar os negócios, bem como tomar uma parte do tempo considerável.

Quais as consequências de uma má gestão financeira?

Depois de tudo o que você aprendeu até aqui já ficou muito claro que a gestão financeira é muito importante, não é verdade?

Pois bem, vamos falar agora sobre o que pode ocorrer se a empresa não tiver uma boa gestão financeira.

Todos os erros mencionados no tópico anterior levam a empresa por um caminho de ruína financeira.

Portanto, quando a gestão financeira não é feita da forma adequada ela pode trazer prejuízos muito sérios e até mesmo inviabilizar as atividades daquela empresa.

Pode acontecer daquela empresa sofrer com dívidas não pagas devido à má gestão financeira e correr o risco de até mesmo ter que encerrar suas atividades pela falta de recursos.

Passo a passo para fazer uma boa gestão financeira

Agora você vai aprender o passo a passo para fazer uma boa gestão financeira e alavancar os negócios da sua empresa.

1. Planejamento financeiro estratégico

Este é o segredo! O planejamento financeiro estratégico define as prioridades daquela empresa e prevê os recursos necessários para cumprir as metas.

2. Controle de custos

Saber tudo o que se gasta na empresa é essencial para o planejador financeiro.

Vale ressaltar que conhecer os tipos de custos ajuda até mesmo a precificar seus produtos e serviços.

Portanto, é preciso mapear os custos e entender quais são e onde estão.

3. Indicadores de desempenho

Os KPI’s, Key Performance Indicators, são indicadores de desempenho que devem ser observados em um negócio. São os principais alvos a ser rastreados para impactar positivamente ao máximo os resultados da empresa.

Os KPI’s servem de apoio estratégico e ajudam a equipe a focar nas metas e prioridades.

Conheça alguns KPI’s:

·         Faturamento,

·         Lucro líquido,

·         Liquidez corrente,

·         Margem de lucro,

·         Margem de contribuição,

4. Fluxo de caixa

Controlar o fluxo de caixa, vai ajudar a entender a real situação financeira da empresa. Principalmente no que diz respeito ao curto prazo.

Portanto, organize as receitas e despesas separadamente e comece a planejar e a controlar as entradas e saídas.

Lembre-se de que é por meio desse controle que você vai conseguir inclusive prever gastos para alguns imprevistos e isso pode ajudar a empresa não passar aperto.

5. Estabeleça metas

É importante ter em mente que as metas vão te ajudar a guiar os negócios rumo à direção certa.

Assim, não deixe de traçar metas palpáveis para curto e longo prazo. Converse e apresente as metas para sua equipe, para que todos andem em um único propósito.

6. Tecnologia

Por último, mas não menos importante, invista em tecnologia para fazer uma boa gestão financeira.

Os softwares e demais plataformas podem te ajudar a acompanhar e controlar toda a gestão de recursos, além de serem mais assertivos.

Neste artigo você aprendeu a importância de fazer uma boa gestão financeira da sua empresa e o quão vital ela é para a saúde dos seus negócios.

Espero ter contribuído para sua compreensão acerca do assunto.

Não se esqueça de deixar sua avaliação logo abaixo.

Até a próxima.