Empréstimo para Negativados

Essa pode ser a melhor alternativa para limpar o seu nome

Advertisement

Advertisement

Está negativado e precisando de dinheiro? Esse artigo é para você.

Aqui falaremos tudo sobre empréstimo para negativados.

Isso mesmo, o empréstimo para negativados pode ser a melhor alternativa para limpar o seu nome e te ajudar a sair do vermelho de uma vez por todas.

Continue por aqui e entenda melhor sobre essa modalidade de empréstimo.

O que é empréstimo para negativado?

De acordo com as pesquisas divulgadas pela Serasa, a maior parte da população está negativada.

Mas afinal de contas, o que isso significa?

Ter o nome negativado, ou estar negativado com o nome sujo, significa que uma dívida não foi paga e que o credor solicitou a inclusão do nome do comprador nos birôs de crédito como Serasa, SPC e outros.

Para quem tem o nome negativado, ocorre a diminuição da pontuação Score e também a dificuldade de obter crédito no mercado.

Dessa forma, bancos e financeiras criaram uma modalidade de empréstimo chamada Empréstimo para Negativado, que consiste em uma linha de crédito oferecida por essas instituições para pessoas que possuem restrições no CPF.

Como funciona o empréstimo para negativado?

O empréstimo para negativado funciona como qualquer outro empréstimo: você recebe o dinheiro e precisa devolvê-lo dentro de um prazo determinado, com acréscimo de juros.

A boa notícia é que agora já é possível solicitar um empréstimo do conforto de casa, totalmente online.

A única coisa que você precisa fazer é se atentar às garantias, caso existam, e também aos valores e taxas de juros. Vale ressaltar que as taxas de juros podem ser um pouco mais altas em relação aos demais empréstimos, já que esse público possui perfil considerado mais arriscado.

Conheça os tipos de empréstimo para negativados

Os tipos mais comuns de empréstimo para negativados são:

Microcrédito

Este é um empréstimo de valor mais baixo voltado para pessoa jurídica, MEI ou informais que não conseguem empréstimos convencionais por estarem com o nome sujo.

O microcrédito é oferecido pelas instituições financeiras do Brasil e suas regras são estipuladas pelo BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Empréstimo Consignado

Essa modalidade costuma ser mais fácil de contratar por ser considerada mais segura. Isso acontece porque as parcelas são descontadas da folha de pagamento do contratante.

Podem solicitar empréstimo consignado servidores públicos, funcionários das Forças Armadas, aposentados, pensionistas e trabalhadores de carteira assinada cujas empresas oferecem a possibilidade do empréstimo consignado.

A grande vantagem do empréstimo consignado são os juros mais baixos.

Penhor

O Penhor é regulamentado pelo Código Civil e é a transferência de um bem como garantia de um débito.

Assim, quando o comprador dá um bem como garantia do pagamento, a instituição credora pratica juros mais baixos e não faz a verificação nos órgãos de proteção ao crédito.

Se o acordo não for cumprido, o credor tem direito ao bem que foi empenhado.

Bens como Garantia

Nessa modalidade, a casa, apartamento ou imóvel comercial é usado como garantia para a liberação do dinheiro emprestado.

Dessa forma, a propriedade passa a ser de responsabilidade da instituição financeira credora. No entanto, se for uma casa ou apartamento, por exemplo, o cliente pode continuar usufruindo do imóvel normalmente. Este imóvel só não pode ser vendido ou trocado enquanto a dívida estiver ativa.

Quais as taxas de juros e impostos?

Como vimos nos tópicos anteriores, os empréstimos para negativados geralmente possuem taxas de juros mais altas, já que o público tem o perfil de risco.

Ainda assim, é difícil mensurar um valor exato ou uma média, já que cada instituição possui seu contrato específico.

Geralmente, nesse tipo de contrato são cobradas:

·         Taxas de juros,

·         IOF,

·         Impostos,

·         Seguros,

·         Tarifas de cadastros.

Portanto, antes da contratação, peça à instituição todos os detalhes. Verifique as tarifas aplicáveis, os impostos e o custo efetivo total das operações antes da assinatura da minuta do contrato.

Faça a simulação!

Outra dica de ouro é não contratar um empréstimo sem antes realizar a simulação.

A simulação permite fazer as adequações necessárias ao seu planejamento financeiro.

Praticamente todas as instituições oferecem a opção de simulação antes da efetivação de um contrato.

Portanto, após pesquisar o tipo de empréstimo desejado, acesse a plataforma, site ou app da instituição e busque pela simulação.

Observe o valor solicitado, as condições de pagamentos, juros, demais impostos e prazos. Esteja atento a todos os detalhes antes do fechamento do contrato oficial. Aproveite também para comparar as simulações feitas em instituições diferentes para contratar aquela que cabe em seu bolso.

Quais as vantagens do empréstimo para negativado?

A principal vantagem é a facilidade de obter crédito que de outra forma não seria concedido.

Além disso, o empréstimo para negativados pode ser a oportunidade de limpar o seu nome, acabar com as dívidas e retomar o controle de suas finanças de uma vez por todas.

A aprovação do empréstimo para negativados geralmente é rápida e sem burocracias.

Outro ponto a ser considerado é que no caso do empréstimo consignado para negativados, não há aquela análise de crédito criteriosa como nas outras modalidades. Isso não só facilita, mas agiliza todo o processo.

Qual documentação necessária para pedir o empréstimo para negativado?

Geralmente, para se contratar um empréstimo para negativado, são necessários os seguintes documentos:

·         RG ou CNH,

·         Comprovante de residência dos últimos 3 meses,

·         Comprovante de renda dos últimos 3 meses,

Vale ressaltar que aqui no Brasil não existe uma lei que define o que é considerado comprovante de residência. Assim sendo, uma conta de telefone pode ser considerada comprovante em alguns estabelecimentos e em outros, não. Quem determina é a própria instituição. Por essa razão, verifique quais os documentos aceitos como comprovantes na instituição financeira escolhida.

Qual valor máximo posso conseguir no empréstimo para negativado?

Os valores obtidos no empréstimo para negativados podem variar de instituição para instituição e de perfil para perfil.

Você fica sabendo com exatidão o que pode ser liberado para seu CPF somente na simulação.

Isso acontece porque a definição do valor emprestado envolve vários fatores: análises de crédito, se o empréstimo será consignado ou não, perfil financeiro do solicitante.

Instituições financeiras que oferecem empréstimo para negativado

São muitas as instituições financeiras existentes no mercado e que oferecem empréstimo para negativados.

Aqui listamos algumas para seu conhecimento. Confira!

Crefisa

A Crefisa possui grande credibilidade no mercado há muitos anos e atende um público bem diversificado, como pensionistas, aposentados, assalariados, negativados, servidores públicos e pessoas com baixo score.

O processo de contratação pode ocorrer completamente online e a aprovação pode ocorrer no mesmo dia.

Geralmente, a primeira parcela do empréstimo da Crefisa pode ser paga em até 45 dias e os juros mensais são de 1,50% até 22,00% a.m.

FinanZero

A FinanZero é uma plataforma buscadora. Isso significa que você acessa a plataforma e preencher o campo com o valor desejado de empréstimo, bem como prazo de pagamento e quantidade de parcelas e ela te apresenta as opções que estão de acordo com o desejado.

A plataforma atende o público geral e oferece serviço totalmente gratuito.

Os juros mensais são a partir de 1,49% a.m.

Já os valores de empréstimo podem variar de R$ 500 a R$ 50 mil.

Creditas

A Creditas oferece empréstimo com garantia de veículos, que pode ser parcelado em até 60 meses e com taxas a partir de 1,49% a.m.

Atendendo o público em geral, inclusive autônomos, a Creditas oferece limite de crédito que pode chegar a 90% do valor do veículo.

A financeira só aceita veículos a partir de 2010.

Bom pra Crédito

A Bom pra Crédito também é uma plataforma buscadora, que atua como correspondente bancária de mais de 30 instituições financeiras.

Atende a todos os públicos e possui serviço 100% gratuito.

Os juros mensais giram a partir de 0,75% a.m.

Contudo, vale a pena pesquisar, já que em alguns casos vale a pena contratar diretamente com a financeira sem passar por uma correspondente.

Empréstimo para negativado vale a pena?

Caso seu objetivo seja tomar o empréstimo para pagar as dívidas e limpar o seu nome, vale a pena sim. Contudo, ainda assim vale a pena investigar as taxas de juros para ver se realmente compensam e se enquadram em sua realidade financeira.

De qualquer forma, faça uma análise financeira geral para decidir se a tomada de um empréstimo é realmente a melhor opção.

Cuidados ao tomar um empréstimo

Como dissemos anteriormente, analise o tipo de contrato assinado e certifique-se de que as parcelas cabem em seu bolso.

Além disso, vale a pena fazer um planejamento para que você não troque um problema por outro. Isso pode acontecer, por exemplo, caso você faça um empréstimo com juros muito altos e que tome parte considerável de sua renda mensal.

Portanto, nunca tome essa decisão de assinar o contrato do empréstimo sem pensar. Analise todas as cláusulas, pesquise e compare as opções oferecidas por instituições diferentes.

Veja as condições oferecidas por cada uma das instituições e se necessário for, peça ajuda de um advogado para entender como funciona melhor as questões burocráticas.

Por fim, não se esqueça de verificar se a instituição financeira em questão é mesmo regulamentada pelo Banco Central. Essa verificação pode ser feita no próprio site do BC.

Bom, agora que você já entendeu um pouco mais sobre empréstimo para negativado, já está pronto para tomar as melhores decisões financeiras.

Continue navegando em nosso blog. Temos muitos artigos sobre finanças que foram escritos com um único objetivo: te auxiliar a alavancar sua vida financeira.

Conte com a gente e até a próxima.