O que é um cartão de crédito virtual e como ele funciona?

Publicidade

O cartão de crédito virtual é, na prática, uma “cópia” do seu cartão físico. Assim, seus gastos nele vão para a mesma fatura do cartão de plástico.

O cartão de crédito virtual é, na prática, uma “cópia” do seu cartão físico. Assim, seus gastos nele vão para a mesma fatura do cartão de plástico. A diferença é que o cartão virtual possui numeração diferente e apenas existe de forma virtual.


Publicidade

Por que existe essa opção, se é apenas uma versão virtual e com número diferente?

Por não ter o mesmo número que seu cartão físico, o cartão de crédito virtual acaba sendo mais seguro para realizar compras online. 

Assim, caso venha acontecer um vazamento de dados ou você faça uma compra em site suspeito, seu cartão principal continua protegido, pois apenas o cartão virtual será comprometido.

Como funciona um cartão de crédito virtual?

O cartão de crédito virtual funciona da mesma forma que a versão física. Contudo, o cartão virtual só pode ser utilizado para pagamentos online.

Dessa forma, esse cartão também possui uma numeração única, data de vencimento e código de segurança. A grande diferença é que o cartão de crédito virtual é gerado para cada compra.

Por isso, você pode pedir vários de uma só vez, já que sua validade é limitada ou apenas para uma compra. Ou seja, ao usá-lo, por exemplo, para assinar a Netflix, você não poderá usar o mesmo cartão virtual para outra compra.

Isso é interessante, pois o cartão de crédito virtual traz mais praticidade e segurança. Como praticidade, você não precisa ficar sempre com seu cartão presencial e consegue finalizar as compras online mais rapidamente.

Por outro lado, por ser gerado para cada compra, seu cartão fica protegido. Afinal, após usá-lo, não será possível usar o mesmo cartão. Assim, se os dados forem vazados ou roubados, as informações do cartão virtual não podem ser usadas para novas compras, evitando que seu cartão principal seja clonado.

E não se preocupe, você não irá receber duas faturas. Seus gastos no cartão de crédito virtual irão aparecer na mesma fatura do cartão físico. Aliás, o cartão virtual usa do mesmo limite de crédito do cartão físico.

Onde você pode usá-lo?

Como dito, você só pode usar o cartão de crédito virtual em compras pela internet. Assim, você não pode usá-lo para pagar em lojas físicas, como restaurantes e shoppings.

Ao passo que você poderá usá-lo para seus apps e lojas virtuais favoritas. Caso a loja física tenha um aplicativo, como o Starbucks, você também pode usar o cartão virtual para pagar pela recarga do saldo.

Como os golpes na internet estão cada vez mais volumosos, é fundamental que todos tomem as devidas precauções para evitar que seus dados sejam roubados. Além de comprar apenas em sites confiáveis, também é importante usar o cartão virtual para proteger seu dinheiro.

Quais os benefícios do cartão de crédito virtual?

Agora você já deve saber os benefícios do cartão de crédito virtual, que podemos resumir em maior segurança e praticidade.

Ter um cartão clonado, por exemplo, é algo extremamente ruim e quem passou por isso sabe a dor de cabeça. Afinal, você precisará ligar ao banco para contestar as compras feitas, terá que cancelar o cartão e pedir um novo, esperar que esses processos sejam realizados, apresentar provas…

Enfim, é muito melhor usar um cartão virtual que é excluído após uma compra e ficar livre de ter o cartão clonado.

Além disso, é mais prático, nada de ficar digitando o código do cartão toda vez, já que é possível copiar e colar.

Usar seu cartão de crédito virtual também conta para os programas de recompensas. Isto é, se o seu cartão oferece acumulo de pontos, suas compras no cartão virtual também irão pontuar.

Dessa maneira, você continua aproveitando todos os seus benefícios, enquanto possui mais segurança e tranquilidade nas compras pela internet.

Quais bancos possuem esta opção?

Atualmente, muitos bancos oferecem a opção de cartão virtual, especialmente pelo fator de segurança. Os principais são: Itaú, Santander, Bradesco, Caixa e Banco do Brasil.

Entre os bancos digitais, podemos destacar: Nubank, C6 Bank, Banco Original, Banco Inter, Next, SuperDigital, entre outros.

Como solicitar um cartão de crédito virtual ?

Antes de mais nada, é preciso que você tenha um cartão de crédito de banco que ofereça esse serviço, como os citados acima.

Se o banco oferecer esse produto, você poderá gerar seu cartão virtual dentro do app que você usa para gerenciar o cartão físico. Em seguida, basta procurar a opção “cartão virtual”, clicar em “gerar cartão”, digitar a senha do cartão para liberar a operação e pronto!

Aliás, o cartão virtual é emitido na hora e você já pode usá-lo para sua compra. Também não é preciso desbloquear ou aguardar algum prazo para começar a usar o cartão.

Há custos adicionais para ter um cartão virtual?

Gerar um cartão de crédito virtual em qualquer banco é gratuito. Contudo, nem todos oferecem esse serviço, por isso leia com atenção os materiais de divulgação antes de contratar um cartão de crédito.

Assim, você poderá entrar no app do banco, gerar seu cartão virtual e usá-lo na mesma hora.

Cartão digital e virtual são as mesmas coisas?

Por fim, é importante encerrarmos deixando claro a diferença entre cartão digital e virtual. Apesar de parecer sinônimos, há alguns detalhes que separam os dois produtos.

O cartão virtual é aquele que existe exclusivamente em forma online, ou seja, é apenas um código que você gera no app do banco.

Por outro lado, o cartão digital possui tanto a versão física quanto a versão virtual. Além disso, esse cartão pode ser contratado pela internet. Assim, ele se destaca pela facilidade de contratação, possuir ambas versões e, em geral, ser isento de anuidade.

Cartão Magalu

MagaluPay

A conta digital da Magazine Luiza.


Mais Opções

Conta digital SumUp Bank: sem taxa de manutenção e cartão de crédito

Próximo Cartão

Conta Digital Juno: Tecnologia em pagamentos e serviços financeiros

Mais opções para você

Buscando cartão

0