Vale a pena fazer um cartão de crédito para crianças e adolescentes?

Autor: Estação

Atualização:


Entenda se é indicado deixar que uma criança ou adulto tenha acesso ao cartão de crédito
Educação financeira para crianças e adolescentes

Se você é pai ou mãe e tem dúvidas quanto à concessão do cartão de crédito para seu filho, seja ele criança ou adolescente, saiba que a educação financeira começa em casa.



E os pais tem papel fundamental na forma como as crianças ou adolescentes lidam com o dinheiro.

Existe cartão de crédito para crianças?

O cartão de crédito para crianças é proibido por lei aqui no Brasil. Contudo, os ´pais podem contar cm cartões pré-pagos, que ´podem ser recarregados pelo adulto responsável e sempre que necessário.

Estes cartões podem ser usados com o objetivo de ensinar a criança a administrar melhor o próprio dinheiro. Essa é a famosa educação financeira infantil.

Dessa forma, os pais podem reforçar com a criança o real valor do dinheiro, a necessidade de poupá-lo e até mesmo a pensar no que levar em consideração na hora de gastar algum valor.

Outra boa opção para crianças e adolescentes é o cartão adicional, vinculado a um cartão de crédito principal, cujo titular é o responsável pelo menor.

Nesses casos, como todos os gastos são concentrados em uma única fatura, fica mais fácil dos pais acompanharem os gastos dos filhos.

A partir de qual idade já posso fazer um cartão para meu filho?

A partir dos 10 anos, a criança já começa a entender a dinâmica do dinheiro. Assim, torna-se mais fácil aos pais explicarem as diferenças entre crédito e débito.

Lembre-se de que quanto mais cedo os pais ensinarem aos filhos sobre a educação financeira, mais adultos conscientes e saudáveis financeiramente teremos no futuro.

Mais Opções

Caminhoneiros podem receber auxílio de R$400 e pode haver aumento do vale-gás

Próximo Cartão

Caixa pagará R$5 bilhões a aposentados

Sobre o Estação

O Estação oferece respostas às suas dúvidas sobre cartões de crédito e contas digitais. O portal quer que você tenha certeza de que está tomando uma boa decisão. Siga o Estação no Google News.

Atenção: Para analisar pedidos de cartões de crédito, as políticas internas das instituições financeiras levam em consideração o perfil financeiro do consumidor. Por isso, é possível que um pedido seja negado em uma instituição financeira e aprovado em outra, já que cada uma usa critérios próprios para avaliação.

Mais opções para você