
Se você é pai ou mãe e tem dúvidas quanto à concessão do cartão de crédito para seu filho, seja ele criança ou adolescente, saiba que a educação financeira começa em casa.
E os pais tem papel fundamental na forma como as crianças ou adolescentes lidam com o dinheiro.
Existe cartão de crédito para crianças?
O cartão de crédito para crianças é proibido por lei aqui no Brasil. Contudo, os ´pais podem contar cm cartões pré-pagos, que ´podem ser recarregados pelo adulto responsável e sempre que necessário.
Estes cartões podem ser usados com o objetivo de ensinar a criança a administrar melhor o próprio dinheiro. Essa é a famosa educação financeira infantil.
Dessa forma, os pais podem reforçar com a criança o real valor do dinheiro, a necessidade de poupá-lo e até mesmo a pensar no que levar em consideração na hora de gastar algum valor.
Outra boa opção para crianças e adolescentes é o cartão adicional, vinculado a um cartão de crédito principal, cujo titular é o responsável pelo menor.
Nesses casos, como todos os gastos são concentrados em uma única fatura, fica mais fácil dos pais acompanharem os gastos dos filhos.
A partir de qual idade já posso fazer um cartão para meu filho?
A partir dos 10 anos, a criança já começa a entender a dinâmica do dinheiro. Assim, torna-se mais fácil aos pais explicarem as diferenças entre crédito e débito.
Lembre-se de que quanto mais cedo os pais ensinarem aos filhos sobre a educação financeira, mais adultos conscientes e saudáveis financeiramente teremos no futuro.