Se você tem carro, sabe que todo início do ano temos que pagar o IPVA e não tem para onde correr.
Assim, acredito que você também fica na dúvida: é melhor pagar à vista ou parcelar o IPVA?
Continue lendo esse texto para descobrir a resposta!
O que é o IPVA?
IPVA é a sigla do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores. É um imposto cobrado anualmente pelo governo estadual.
Sua origem vem lá de 1986, quando substituiu a Taxa Rodoviária Única (TRU). Assim, o valor é cobrado de todas as pessoas que possuem algum tipo de veículo.
Ademais, a TRU era uma taxa utilizada para custear a infraestrutura de transportes no país. Contudo, o IPVA não tem mais essa função, tendo seu valor dividido entre os governos estaduais, municipais e federal para uso conforme necessidade do orçamento.
Qual é o valor desse imposto?
O valor do IPVA depende do valor venal do seu veículo e sua categoria. A alíquota varia por cada Estado, ficando dentro da faixa de 1% a 4% do valor venal.
Por exemplo, em São Paulo a alíquota para carros será de 4%. Outro exemplo, no Rio de Janeiro as motos irão pagar 2% de IPVA.
Contudo, veículos com mais de 20 anos de fabricação são isentos. Também estão dispensados desse imposto os taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus urbanos.
Pagar à vista ou parcelado?
Em primeiro lugar, o IPVA quando pago à vista costuma ter um desconto de 3%. Essa porcentagem pode variar de estado para estado, então confira as regras onde você mora.
A educadora financeira Teresa Tarya comenta alguns aspectos que temos que considerar na decisão de pagar o IPVA à vista ou parcelar. Dentre eles está conhecer bem seu orçamento. Assim, entenda se suas contas para este mês e os próximos estão inchadas por conta do período festivo de fim de ano.
Caso esteja lotado de boletos para pagar, talvez seja melhor quitar à vista para não acumular mais boletos.
Entretanto, se você não tiver uma reserva financeira é melhor não pagar à vista, pois será um valor alto que talvez você precise para uma emergência.
Ademais, para Miguel de Oliveira, diretor-executivo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, vale muito mais a pena quitar o IPVA à vista, caso você tenha esse valor disponível.
Enfim, se você possui dinheiro disponível, pague à vista aproveitando o desconto. Parcele caso não tenha reserva financeira ou tenha muitas despesas no início do ano.
Como pagar IPVA parcelado no cartão?
Pagar IPVA parcelado no cartão é simples. Basta encontrar um posto autorizado pelo Denatran do seu Estado. Para encontrar quais são as empresas, visite o site do Denatran de onde você mora.
Depois, entre no site ou vá até o posto de atendimento da empresa autorizada para escolher a quantidade de parcelas e efetuar o pagamento.
Em São Paulo as empresas são: Vamos Parcelar, PinPag, Taki e ParceleNaHora. Por exemplo, na Vamos Parcelar você poderá quitar seus débitos através até do WhatsApp!
Ademais, as condições de pagamento do IPVA variam em cada estado. Assim, é preciso que você pesquise quantas parcelas, datas de vencimentos e descontos oferecidos onde você mora.
Por exemplo, em São Paulo os caminhões poderão parcelar em 3 vezes com vencimento em março, junho e setembro. No cartão, você consegue parcelar em 12 vezes qualquer veículo.
Por isso é importante que você pesquise quais regras funcionam em seu estado.
Dicas de cartões de crédito
Submarino
Além de poder usá-lo para parcelar o IPVA, o cartão Submarino é recheado de benefícios para quem compra no site.
Nesse sentido, você ganha limites de crédito extra, descontos exclusivos, acumula pontos e ainda tem cashback no aplicativo Ame!
Neon
O cartão Neon sem anuidade é indicado para quem tem restrição no nome. Assim, você consegue pagar seu IPVA parcelado e ainda ter um cartão sem custos com um app cheio de funcionalidades.
Extra
Por fim, com o cartão Extra você conta com diversos benefícios na rede supermercados Extra. Seus gastos acumulam pontos e é possível parcelar compras em lojas parceiras.
Há diversos descontos exclusivos, como em atrações culturais pelo banco Itaú, aplicativo para gerenciar seu cartão e muito mais.