O cartão chegou e você está na dúvida em como desbloqueá-lo.
Isso acontece mesmo.
A única coisa que você deve fazer é seguir o passo a passo, que é muito simples e, em alguns casos, feito a distância.
De modo geral, quando o cartão chega à sua casa, é preciso desbloqueá-lo. Esse processo é sempre feito pelos aplicativos dos bancos ou instituições.
Afinal, a grande maioria dos bancos são digitais.
O desbloqueio é feito da mesma forma, independente se o cartão é débito, crédito ou múltiplo, com as duas funções.
Na verdade, os passos são simples e você pode fazer o processo com toda a segurança.
Outra coisa que você deve fazer é, assim que desbloquear seu cartão, o ideal é fazer alguma compra.
Importante: tenha o cartão em mãos e dê a autorização para que o app da sua conta digital tenha acesso à câmera de seu celular.
Separamos 5 bancos. São eles: Itaú, Caixa, Santander, Bradesco e Pan.
Vamos ao passo a passo de como desbloquear seu cartão.
1. Desbloquear cartão Itaú
O Itaú entrega seu cartão bloqueado, seja ele de débito ou múltiplo (função débito e crédito).
É necessário fazer o desbloqueio de cartão antes de usá-lo.
Para isso, basta escolher a forma mais simples para você.
Pela internet:
- Acesse a sua conta corrente com
- agência,
- conta e
- senha eletrônica.
- Digite “desbloquear cartão de débito” no campo de busca,
- Para isso use o iToken,
- Caso ainda não tenha, basta cadastrar e digitar “iToken no aplicativo” no campo de busca.
- Pelo celular, no app:
- Acesse sua conta,
- Toque em Cartões > Desbloqueio de cartões,
- Use o iToken. Caso ainda não tenha, basta cadastrar em Segurança > iToken no aplicativo ou iToken por SMS.
Pelo caixa eletrônico:
- Caso você já tenha a biometria cadastrada, ao inserir o cartão, aparecerá a opção de desbloqueio de cartão.
- Caso não tenha, basta fazer o cadastro na agência mais próxima.
Pela agência Itaú:
- Vá a um terminal de caixa eletrônico,
- Cadastre sua biometria,
- Peça para desbloquear cartão.
Há também a opção de você ligar para o Itaú e, com o cartão em mãos, o atende irá ajudar você no desbloqueio do cartão.
Para cartão múltiplo, é possível também desbloqueá-lo. No entanto, o processo acontece por função por vez (débito ou crédito).
Note-se que, assim que fizer o desbloqueio a função crédito, a anuidade do cartão passará a ser cobrada.
2. Desbloquear cartão Caixa
A respeito do desbloqueio dos cartões da Caixa, eles são protegidos por códigos de segurança e senhas exclusivas.
Isso significa maior proteção para o seu cartão.
Para desbloquear pelo aplicativo:
- Baixe o app da Caixa no seu celular,
- Cadastre o cartão,
- O desbloqueio é feito automaticamente.
Caso seja correntista da Caixa, pode também fazer o desbloqueio diretamente pelo no Internet Banking CAIXA.
Pelo Internet Banking:
- Em seu computador ou pelo app Caixa no seu celular, o desbloqueio é feito ligando para a Central de Atendimento Cartões CAIXA.
- Para alteração de senha, não use elementos que podem ser facilmente deduzidos, como
- datas de nascimento,
- números de documentos,
- nomes de familiares, e
- números sequenciais como 1234, 1122, 1571, 1233, por exemplo.
É aconselhável mudar a senha regularmente.
Para efetuar o desbloqueio/bloqueio preventivo de seu cartão, é possível usar a função Liga/Desliga no app cartões Caixa diretamente no seu celular a qualquer momento.
Se ocorrer perda/roubo de seu cartão, faça o bloqueio também pelo app cartões Caixa e comunique à Central de Atendimento Cartões CAIXA.
- Cartão Azul, Nacional, Internacional e Gold: 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0104 (demais localidades).
- Cartão Platinum, Black e Infinite: 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0104 (demais localidades).
Agora, caso você queira bloquear seu cartão de crédito Empresarial, ligue para 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou ligue para 0800 104 0104 (demais localidades).
Por outro lado, se você quiser bloquear seu cartão Múltiplo, além de ligar para a Central de Atendimento Cartões CAIXA, você também deve bloquear seu cartão de débito ligando para 0800 104 0104.
3. Desbloquear cartão Santander
Pelo app Way:
Logo após receber a sua senha impressa ou por SMS, deve desbloquear o seu cartão pelo app Way ou consultar a sua senha, caso não a possua.
Caso seja correntista:
Desbloqueie seu cartão ou reemita sua senha pela internet banking, no menu Cartões > Desbloqueio de Cartão.
Cartão de crédito:
O cartão de crédito do Santander pode ser desbloqueado de diferentes maneiras:
Pelo aplicativo:
- Assim que for correntista, você vai receber o seu cartão de crédito em casa em um envelope, com a senha do cartão impressa ou por SMS.
- Em seguida, já é possível desbloquear o seu cartão pelo App Way.
- Se correntista, pode também desbloquear o seu cartão ou reemitir a sua senha pela internet banking, no menu Cartões > Desbloqueio de Cartão.
Pelos Caixas eletrônicos:
- Vá até uma máquina de autoatendimento e insira o cartão.
- Em seguida, a tela irá lhe direcionar aos poucos no desbloqueio.
- Assim, em poucos cliques, o seu cartão estará pronto para uso.
Por telefone:
- Entre em contato com a Central de Atendimento.
- Os telefones são 4004 3535 (capitais e regiões metropolitanas) e
- 0800 702 3535 (demais localidades).
4. Desbloquear cartão Bradesco
O cartão Bradesco é emitido com um bloqueio de segurança.
- Caso seja correntista, para desbloqueá-lo
- Acesse sua conta pelo Net Empresa,
- Escolha as opções Cartões > Desbloqueio de Cartão de Crédito Novo.
- Não é correntista
- Acesse seu cartão com usuário e senha,
- Selecione Cartões >,
- Desbloqueio de Cartão.
Atenção: Cartões Elo,Visa e Mastercard: desbloqueie nas Máquinas de Autoatendimento ou nas Agências Bradesco. American Express® Membership Cards: contate a Central de Atendimento ao Associado American Express® Membership Cards.
Caso você digite sua senha 3 vezes consecutivas erroneamente, o cartão será bloqueado.
É correntista?
Pelo app:
- Acesse o app do Bradesco,
- Clique no ícone “Cartões”,
- Selecione “Desbloqueio de cartão”,
- Em seguida, escolha o cartão que deseja desbloquear, e
- Preencha todas as informações.
Pelo Internet Banking:
- Acesse sua conta com
- agência,
- conta,
- senha de acesso,
- cartão de crédito, e
- chave de segurança.
- Na Aba “Cartões”,
- Clique em “meus cartões de crédito”,
- Selecione “Desbloqueio de cartão”,
- Selecione a opção “Desbloquear cartão novo”,
- Seguiu as orientações, seu cartão está desbloqueado.
Pelos caixas eletrônicos:
- Insira o seu cartão no caixa eletrônico,
- Tenha em mãos a senha do cartão,
- Selecione “desbloquear agora”,
- Crie uma nova senha para seu cartão com 6 dígitos ou digite a sua senha atual de 4 dígitos.
- Isso basta para ter seu cartão desbloqueado.
5. Desbloquear cartão Pan
Pelo app:
- Abra o aplicativo da conta digital do Banco PAN,
- Clique na aba “Cartões”,
- Em seguida, clique sobre o cartão que aparece como bloqueado,
- Na próxima tela, clique sobre o botão “Desbloquear meu cartão”,
- Neste momento você será direcionado a uma nova tela, em que a câmera do seu celular é ativada e aparece um quadrado.
- Posicione dentro dele o QRCode,
- Em seguida, cadastre sua senha, de 4 números,
- O aplicativo, por mensagens, oferece opção de escolha de senha mais segura,
- Leia a mensagem com atenção,
- Digite a senha na tela de cadastro, e
- Repita na tela de confirmação.
Aguarde pela conferência de dados, porque, após a mensagem de validação do app, seu cartão estará liberado.
Pelo celular:
- Abra o app PAN Cartões,
- Tenha em mãos o código para desbloqueio ou o QRCode para escaneamento,
- Acesse sua conta digital,
- Clique em “Desbloquear” em “Vamos desbloquear seu cartão?”
- Confirme pressionando “Desbloquear meu cartão”.
- Coloque o QRCode na próxima tela, que tem um quadrado no meio,
- Receba o código, caso não o tenha em mãos,
- Digite o código e desbloqueie o cartão.
Pelo site:
- Acesse o site do Banco PAN e clique em “Área do cliente”,
- Clique no menu relativo ao cartão,
- Selecione a opção para desbloqueio,
- Insira as informações solicitadas, assim como no aplicativo.