Saiba quando pagar no crédito ou no débito

Autor: Estação

Atualização:


Você ainda fica em dúvida se deve realizar os pagamentos com o cartão de débito ou de crédito? Descubra agora mesmo qual a melhor opção de pagamento
Crédito ou Débito

Antes de optar por realizar o pagamento no crédito ou no débito, é necessário saber qual a diferença entre os dois.



Ao pagar no débito, o dinheiro sairá da sua conta exatamente naquele momento. Mas ao pagar no crédito, a conta em forma de fatura, chegará depois.

Quando devo optar pelo crédito?

Você deve optar pelo crédito sempre que tiver com os recursos financeiros limitados, pouco ou nenhum dinheiro na conta. Nesses casos, o cartão de crédito pode ser um respiro até que se consiga levantar novos recursos ou receber o salário.

Diante de situações imprevistas, o cartão de crédito também pode ser bem vindo.

Há ainda a opção do parcelamento no cartão, quando a compra fica em valor mais alto do que se pode pagar à vista. Aqui também, o cartão pode ser um excelente aliado para evitar apertos financeiros, desde que usado com responsabilidade.

Além de todas essas situações, não podemos deixar de mencionar os programas de pontos. Se você é uma pessoa que acumula pontos ou milhas e ainda viaja bastante, o crédito, sem dúvida alguma, é a sua melhor opção.

Quando devo optar pelo débito?

O débito, como mencionado anteriormente, se assemelha ao pagamento em espécie, ou seja, a pessoa gasta o dinheiro na hora. A diferença é que ao invés de andar com o dinheiro em papel, ela pode andar com um cartão.

Aproveite para usar o débito sempre que as lojas oferecerem descontos. Mas antes, realize uma pesquisa de preço para se certificar de que aquele produto ou serviço de fato está com bom valor.

O débito também deve ser usado como forma de controle de gastos. Pois assim, a pessoa sabe que os gastos são debitados da conta em tempo real.

Por fim, a grande vantagem do débito é exatamente a isenção de taxas, pois você só gasta aquilo que comprou, sem nenhuma taxa extra de acréscimo.

Mais Opções

Entenda para que serve o Seguro de Compras?

Próximo Cartão

Limite do cartão Inter vai ter um aumento de até R$1 bilhão. Saiba como

Sobre o Estação

O Estação oferece respostas às suas dúvidas sobre cartões de crédito e contas digitais. O portal quer que você tenha certeza de que está tomando uma boa decisão. Siga o Estação no Google News.

Atenção: Para analisar pedidos de cartões de crédito, as políticas internas das instituições financeiras levam em consideração o perfil financeiro do consumidor. Por isso, é possível que um pedido seja negado em uma instituição financeira e aprovado em outra, já que cada uma usa critérios próprios para avaliação.

Mais opções para você