Saiba como limpar o nome e voltar a ter acesso ao crédito!

Dê o primeiro passo para mudar a sua vida financeira!

Advertisement

Advertisement

Se você está com o nome sujo, provavelmente também está com restrição de crédito. Essa situação pode complicar ainda mais a sua vida financeira, uma vez que você acaba perdendo poder de compra e pode até ser impedido de assumir um cargo público, por exemplo. 

Caso esteja passando por isso, não se preocupe, este artigo é para você! Aqui vamos te contar como você pode limpar seu nome. 

Afinal, o que significa estar com o nome sujo?

Antes de começar a limpar o seu nome, você precisa entender o motivo dele ter ficado “sujo”. Basicamente, essa situação é consequência de ficar inadimplente: se alguém está inadimplente, é quase certo que também está com o nome sujo: a dever aos órgãos de proteção ao crédito, o consumidor fica negativado. 

Assim, o seu nome acaba sendo inscrito no SPC e na Serasa, já que há a identificação de débitos em aberto. 

Isso pode acontecer por causa das seguintes situações:

  • Atraso no pagamento das contas: esse é o principal motivo pelo qual alguém se torna inadimplente. Ou seja, atrasar o pagamento de suas dívidas, sejam elas quais forem, pode deixar seu nome sujo,
  • Protesto de dívida em cartório: caso você compre alguma coisa e não pague por ela, é direito da loja reclamar a dívida no cartório. Depois disso, um prazo de pagamento é estabelecido e, se não for respeitado, seu nome ficará negativado,
  • Ação Judicial: este caso difere-se do anterior de modo que o credor entra na justiça para reclamar o valor da dívida. A consequência é a mesma: seu nome ficará sujo,
  • Fazer parte de empresa em falência: ser proprietário ou sócio de uma empresa que está falindo, pode ser um fator que deixe o seu nome negativado . Isso acontece porque a responsabilidade do pagamento das diversas dívidas pode ser atribuída a essas pessoas,
  • Ações fraudulentas: nesse caso, o seu nome pode ficar sujo se você for vítima de gastos inadequados, ou seja, que não têm a sua permissão. Geralmente, o consumidor só percebe que passou por essa situação quando já está inadimplente, visto que foram feitas dívidas em seu nome sem o seu consentimento. Caso ocorra, é necessário entrar na Justiça para provar os acontecimentos.

Agora que você já entendeu como o seu nome pode ter ficado sujo, é hora de saber o que você pode fazer para limpá-lo!

É possível limpar o nome mesmo não tendo o dinheiro para quitar a dívida?

Sim! Você pode limpar o seu nome mesmo se não tiver o dinheiro para quitar a dívida, porém saiba que pode não ser tão simples. Nesse caso, você tem as seguintes opções:

  • Espere a dívida “caducar”: a dívida caduca é aquela que já tem mais de 5 anos de existência.  Assim, as dívidas que ultrapassam esse prazo deixam de constar nos bancos de dados dos órgãos de proteção de crédito.

Confira a lei do Código de Defesa do Consumidor (parágrafo 5º do artigo 43):

§ 5° Consumada a prescrição relativa à cobrança de débitos do consumidor, não serão fornecidas, pelos respectivos Sistemas de Proteção ao Crédito, quaisquer informações que possam impedir ou dificultar novo acesso ao crédito junto aos fornecedores.

Assim, depois de 5 anos, a dívida não constará mais nos órgãos de proteção.

Entretanto, vale lembrar que o débito não deixa de existir: a empresa com a qual você tem a pendência ainda terá as informações da dívida, entretanto, não poderá mover um processo contra você.

Por isso, caso você tenha alguma dúvida que esteja próxima do vencimento, talvez não seja interessante negociar, a não ser que os descontos valham a pena.

  • Renegocie suas dívidas: você pode negociá-las com os credores. Antes de começar a negociar, porém, estabeleça um limite de quanto você poderá destinar ao pagamento das dívidas. 

Assim, você pode fazer acordos de maneira mais assertiva com a instituição, de forma a argumentar que tem um valor à vista e que está disposto a quitar o débito, além de pedir a redução da sua taxa de juros, usando comparações com outros produtos no mercado. 

Além disso, você pode aproveitar as campanhas como o feirão limpa nome Serasa Experian, que aconteceu presencialmente entre os dias 07 e 31 de março deste ano e ofereceu  descontos para quitação de dívidas que chegaram a 95%, com prazos flexíveis. 

  •  Troque uma dívida cara por uma dívida barata: para isso, basta usar uma linha de crédito com juros mais baixos do que os juros das pendências que consomem o seu orçamento. Porém, antes de fazer isso, é necessário que você se planeje financeiramente e assuma esse compromisso!

Se você já tem o dinheiro para pagar a dívida que está sujando o seu nome, veja o que você pode fazer:

Tenho o dinheiro para pagar minhas dívidas. Como faço para limpar meu nome?

Se você já tem o dinheiro para quitar os seus débitos, o processo é mais simples: basta pagar a dívida. Você pode fazer isso tanto de forma online, quanto presencialmente.

Como limpar o nome online?

SPC

Você pode usar a plataforma de negociação do SPC para quitar suas dívidas. Para isso, basta acessar o site Negociar Dívida Online.

Serasa

Participe das campanhas de renegociação da Serasa! 

SCPC Boa Vista

Para limpar o seu nome a partir do SCPC Boa Vista, faça o seguinte:

  • Acesse o site e cadastre-se,
  • Verifique a existência de débitos em seu CPF (totalmente grátis),
  • Contate empresas que negociam pela internet,
  • Caso não concorde com o valor, faça uma contraproposta,
  • Feche o acordo e, automaticamente, o sistema gera o boleto,
  • Efetue o pagamento e limpe seu nome dos débitos negociados.

E presencialmente?

Para limpar o seu nome presencialmente, procure o credor e entre em contato direto com ele. Assim, você ainda pode ter a possibilidade de negociar o pagamento e obter condições que cabem no seu bolso.

Além disso, você pode aproveitar os feirões de renegociação que acontecem presencialmente.

E aí, gostou deste artigo? Não se esqueça de compartilhá-lo e de deixar a sua avaliação!