Qual a diferença entre viajar de classe econômica, executiva e primeira classe? Descubra

Advertisement

Escolher as classes de voos torna-se muito importante, principalmente quando se trata de viagens de longa distância e longa duração.

Uma coisa é fato: as três classes atendem muito bem no que se propõem. E a escolha de cada uma delas vai depender das suas necessidades, preferências, condições e expectativas.

Pensando nisso, preparamos um compilado sobre as vantagens e desvantagens de cada uma das classes e seus serviços oferecidos.

Continue por aqui e acompanhe todas as informações.

Classe Econômica

A classe econômica pode ser uma excelente opção se a sua viagem é curta ou se você quer economizar nas passagens. Além disso, para viagens em família com mais pessoas, o custo-benefício da classe econômica é muito interessante.

A Classe Econômica é a categoria mais simples de viagens aéreas, e por isso, oferece baixo custo tanto para passagens nacionais quanto para internacionais.

Mas não pense que por ser mais barata, é a pior opção. Muito pelo contrário. Dependendo da companhia aérea, os serviços oferecidos podem surpreender e muito, pois são de muita qualidade.

Bom, como já mencionamos, o principal diferencial da classe econômica é o valor das passagens, que pode ser quatro ou até dez vezes menor do que a primeira classe, por exemplo.

Os assentos são reguláveis para braços, pernas e até encostos para a cabeça.

A maioria das companhias aéreas oferecem fones de ouvido, monitores individuais de entretenimento com músicas, filmes, séries e até jogos, dependendo do voo.

A maioria das aeronaves, nessa categoria, disponibilizam entrada para USB e carregadores de celulares.

Nos voos noturnos, os clientes geralmente contam com travesseiro e manta.

A internet já é disponibilizada na categoria, mas em algumas companhias, o serviço precisa ser pago à parte.

Com relação à alimentação, dependendo do voo nacional, há serviço de bordo. Mas se for um trajeto muito curto, as companhias não costumam oferecê-lo.

Para voos internacionais, o padrão é servir pelo menos uma refeição, que pode ser lanche, café da manhã, almoço ou jantar. Quem define o que será servido é a companhia aérea e a escolha é feita com base na duração das viagens e horários de voos.

Como acompanhamento das refeições, bebidas como refrigerantes, água, café e até mesmo algumas bebidas alcoólicas podem ser oferecidos.

Além disso, existe ainda o assento Premium, ou Assento Conforto, que é uma poltrona comum da classe econômica, porém, com mais espaço. Geralmente está situada nas primeiras filas ou nas saídas de emergência.

A desvantagem da Classe Econômica em relação às demais é o espaço destinado a cada passageiro e também algumas regalias que só são oferecidas nas categorias acima.

Como você pode perceber, viajar de classe econômica não te faz perder em nada.

Continue por aqui para conhecer as demais classes.

Classe Econômica Premium

Classe Econômica Premium é uma classe e é diferente do Assento Premium, mencionado no tópico anterior.

Algumas companhias, como Air France e a American Airlines, oferecem a Classe Econômica Premium, que geralmente tem poltrona maior e melhor, com apoio para os pés. O serviço de bordo também costuma ser diferenciado, mais completo do que a classe Econômica, mas ainda inferior ao servido na Executiva e na Primeira Classe.

Nesta categoria Econômica Premium, algumas companhias podem oferecer garrafinhas de água, fones de ouvido melhores, dentre outras amenidades.

Classe Executiva

Já a Classe Executiva, também conhecida como Business, tem foco nos passageiros que viajam a negócios ou ainda para aqueles que desejam descansar durante o voo, antes de chegar ao destino.

Os passageiros da Executiva têm guichês especiais para serem atendidos nos aeroportos. Neste guichê exclusivo, as filas são menores e os passageiros podem contar com serviços como o check-in, por exemplo. Além disso, há mais espaço para as bagagens de mão e o acúmulo de milhas também é diferenciado.

Em alguns aeroportos, é possível aguardar o embarque na Classe Executiva em salas vips especiais, que oferecem comidas, bebidas (inclusive alcoólicas), internet, espaço para descanso, espaço para trabalho e até mesmo sala de banho.

O embarque e desembarque são prioritários. Em algumas localidades, os clientes Executivos têm prioridade para passar no controle de passaportes e também na checagem de segurança.

Os assentos da Classe Executiva reclinam 180 graus e se transformam em camas, com muito mais espaço que a classe econômica.

Em algumas companhias inclusive, todos os assentos podem dar para o corredor. Os monitores de entretenimento também costumam ser melhores e com imagens de qualidade superior aos da Classe Econômica. Além disso, os fones de ouvido também são melhores, com isolamento acústico.

Para voos noturnos são ofertados aos clientes travesseiro mais macio e também edredom. Há também o kit higiênico que contém tapa olhos, protetor auricular, meias, pente, enxaguante bucal e outras amenidades.

A diferenciação dos serviços é tanta que empresas como a Qatar, por exemplo, oferecem até mesmo pijamas aos clientes.

Outro diferencial importante na Business é o serviço de bordo!

Geralmente o menu conta com 3 a 5 opções de prato principal, além de entradas, acompanhamentos e sobremesas. Em alguns voos ainda são oferecidos café da manhã e jantar.

O menu é servido em louças de porcelana, os talheres são de metal e os copos ou taças, de vidro ou cristal.

As mesas das refeições costumam ser maiores e ainda há luz individual para cada poltrona, com ajuste de foco. Todas as cabines contam com toaletes exclusivos.

Algumas companhias como Qatar e Emirates possuem um bar exclusivo compartilhado entre as classes Executiva e a Primeira Classe.

Como você pode ver, a Classe Executiva pode ser uma boa opção para viagens mais longas, viagens de trabalho e até mesmo atender aos clientes que só buscam mais conforto.

Primeira Classe

A Primeira Classe tem se tornado mais rara no universo da aviação.

É uma categoria criada para atender clientes super exclusivos.

No Brasil, somente Air France, Lufthansa, Swiss e Emirates oferecem a categoria da Primeira Classe em voos regulares.

Já a American Airlines, British Airways, Air China e TAAG, no Brasil, oferecem a categoria Primeira Classe, porém, muito mais semelhante aos serviços oferecidos pela Executiva, sem muita exclusividade.

As cabines mais luxuosas e famosas do mundo são da Singapore, American Airlines, Emirates e Etihad.

O check in dos clientes da Primeira Classe é exclusivo e há aeroportos que oferecem um terminal inteiro somente para essa categoria.

A sala vip também é outro diferencial e conta com menu à la carte com várias opções disponíveis, inclusive bebidas diferenciadas. Os passageiros são levados das Salas Vips até o avião em carros de luxo privativos.

Já no serviço de bordo, as refeições costumam ser servidas com porções generosas de caviar, logo na entrada. O menu da aeronave é exclusivo e conta até mesmo com espumantes.

Algumas cabines de primeira classe possuem camas de verdade, são bem mais espaçosas e contam com roupa de cama de grife, de alto padrão.

Algumas companhias oferecem chuveiro para que os pacientes possam tomar banho durante o voo. Nesses casos, o passageiro precisa agendar e tem direito a 20 minutos de banho, sendo 5 destes com água quente.

Mas atenção: em voos domésticos nos Estados Unidos, México e Canadá, a Classe Econômica Premium é vendida como Primeira Classe, por uma questão de nomenclatura. Portanto, fique atento e não espere o serviço ideal de primeira classe nesses voos, porque não é a mesma coisa, ok?

Ao viajar internamente nos países da América do Norte, não se iluda ao ver a nomenclatura “First Class”.

Em qual das 3 classes compensa viajar?

Para saber qual a classe de voo ideal para sua viagem, é necessário considerar vários fatores.

Como mencionamos no início deste artigo, tudo depende das suas condições financeiras, preferências e necessidades.

Dependendo da ocupação da aeronave e de algumas épocas, os preços da classe econômica podem se aproximar dos preços das classes superiores.

Portanto, o conceito de melhor classe varia de cliente para cliente.

Há ainda, os upgrades de cabines, aos quais vale a pena ficar de olho.

As companhias aéreas costumam vender assentos vagos, de última hora, para assentos Premium. Os preços podem compensar ou não, dependendo de cada situação. Tudo depende da época, do local, da companhia e também da ocupação de cada aeronave.

Quando acontece overbooking, por exemplo, os clientes participantes dos programas Fidelidade costumam ganhar upgrade de cabine gratuitamente.

Algumas companhias ainda dão upgrade de cabine para clientes com histórico de vôos frequentes, como é o caso da Latam, Delta, United e American Airlines.

Você sabia que existe leilão para assento Premium? Pois é, algumas companhias fazem o leilão e os passageiros são um lance. O cliente que tiver o lance aprovado, consegue a cadeira Premium no dia da viagem.

Para ter acesso a essas informações, basta perguntar na companhia aérea em questão.

Se você acumula milhas aéreas, outra alternativa é usá-las para a compra de passagens. Saiba que isso pode compensar bastante, já que o preço das passagens em milhas pode ser menor do que se forem pagos em dinheiro.

Antes de comprar sua passagem aérea, faça uma pesquisa entre as companhias oferecidas para o destino de voos, verifique as classes oferecidas por cada uma e seus valores, bem como as possibilidades de upgrade e uso de milhas.

E não se esqueça, sobretudo, de levantar e avaliar suas possibilidades financeiras no momento da compra, bem como o objetivo da viagem.

Principais empresas com voos de Primeira Classe

A maioria dos voos domésticos oferecem apenas as categorias Econômica e Executiva.

A Primeira Classe costuma ser oferecida para voos internacionais e por companhias de alto padrão. Veja aqui alguns exemplos:

Air France

No Aeroporto Charles De Gaulle, localizado em Paris, existe uma sala vip exclusiva para clientes de Primeira Classe.

Cada cliente é atendido pela recepção personalizada e presenteado com um kit de cosméticos francês.

A companhia serve mais de 10 tipos de água mineral e possui cardápio extenso, que agrada a todos os tipos de paladar.

American Airlines

Os assentos dessa companhia se transformam em camas. Além disso, são ofertados aos clientes edredom de algodão, travesseiros e até encosto para a lombar eletrônico e ajustável.

O cardápio e a carta de vinho também são diferenciados.

British Airways

O grande diferencial da British são as persianas eletrônicas. Por meio delas, os passageiros podem controlar a iluminação da cabine, conforme os horários do voo.

A companhia oferece um cardápio especial para o café da manhã, almoço e jantar. Até mesmo o chá da tarde britânico é oferecido.

Cada passageiro ganha ainda um kit de uma farmácia londrina, que fornecia itens para a família real.

As poltronas também se transformam em camas e os lençóis são de algodão egípcio 200 fios.

Emirates

É uma das companhias aéreas que oferecem a Primeira Classe mais luxuosa do mundo. Possuem guarda roupa, espelho, minibar, tv 27 polegadas, chinelo e pijama.

Cada uma das 8 cabines privativas têm uma tela individual, por meio da qual é possível acompanhar toda a rota de voo, que é transmitida com mapas e filmagens externas.

Lufthansa

Lembra das companhias que oferecem carros de luxo para transportar passageiros da sala vip até a aeronave? A Lufthansa é uma delas.

Os carros de luxo disponibilizados geralmente são uma Mercedes Benz Classe S ou ainda um Porsche Cayene, com motorista.

Outro diferencial da Lufthansa, são as cabines mais espaçosas. Já o entretenimento é garantido com muitas opções de filmes, programas de TV, revistas, audiolivros, jogos, rádios e cursos de idiomas.

Malaysia Airlines

As cabines são amplas e oferecem muito conforto aos clientes. A Malysia oferece inclusive pijamas 100% algodão para que o cliente não chegue ao destino com a roupa amassada.

A companhia disponibiliza os últimos lançamentos de Hollywood e também oferece ao cliente uma experiência multicultural, pois apresenta artes da Malásia, Indonésia, Arábia Saudita, Índia, Coréia, Japão e China.

Swiss

A companhia oferece comida suíça, além de um cardápio exclusivo para vegetarianos.

Cada cabine oferece tomadas para equipamentos eletrônicos.

A surpresa fica na chegada: a companhia direciona os clientes à First Class Lounge para um delicioso café da manhã bem variado, além de espaço para banho e quarto privativo com cama para descanso.

Azul Linhas Aéreas

A Azul oferece poltronas individuais e lado a lado, com acesso ao corredor.

O cardápio possui uma enorme variedade de pratos brasileiros e os clientes ganham máscara de dormir, protetor auricular, meia antiderrapante e um kit de higiene especial.

A companhia brasileira também oferece sala vip com serviços exclusivos aos clientes de Primeira Classe.

Dicas para escolher sua cabine

Antes de comprar sua passagem, preste muita atenção nas dicas que daremos a seguir. Com certeza, essas dicas te auxiliarão a fazer uma boa compra.

·         Pesquise a companhia aérea: Lembre-se de que pode haver diferenças entre uma mesma categoria oferecida por companhias diferentes. Nesse caso, suas necessidades e preferências serão decisivas para a escolha.

·         Pesquise sobre a cabine e o tipo de aeronave: Uma mesma companhia aérea pode ter várias aeronaves, de diferentes tipos. O tipo de aeronave pode determinar o espaço interno destinado a cada cabine. Portanto, se o espaço é importante para você, faça essa verificação antes da viagem. Se você não é um expert em cabines e aeronaves, fique tranquilo. Existem alguns sites que podem ajudar, como Seat Guru e Expert Flyer.

·         Preste atenção quanto ao assento comprado: Lembre-se de que Assento Premium não significa Classe Econômica Premium, como explicamos acima. Algumas companhias oferecem upgrade para Assento Premium em saídas de emergência por preços elevados. Cuidado, pois só se trata de uma poltrona com mais espaço na Classe Econômica e não upgrade para a Classe Executiva.

Agora que você já sabe de todas essas informações, é hora de planejar sua viagem e escolher a companhia aérea que te levará ao tão sonhado destino.

Lembre-se de todas as nossas dicas e as coloque em prática na hora de comprar sua passagem.

Informamos que não temos convênios e nem parcerias com nenhuma companhia aérea mencionada neste artigo.

Nosso trabalho é informativo. Portanto, nossa missão é produzir conteúdos com as informações mais relevantes e verdadeiras sobre diversos temas relacionados a finanças.

E a razão de tudo isso é que adoramos te ajudar a cuidar melhor do seu dinheiro.

Continue por aqui, em nosso blog e tenha acesso a outros conteúdos.

Até a próxima!