Qual é o melhor sistema de milhas? Guia para acumular e ganhar milhas

Advertisement

Advertisement

Você sabe o que é um programa de milhas?

Nosso post vai tratar deste assunto tão interessante e útil para todos nós que gostamos de viajar e queremos economizar.

Se você não tem, pelo menos já ouviu falar sobre programas de milhas, especialmente, se gosta de viajar.

Então, vamos lá!

Programa de milhas é uma estratégia criada pelas companhias aéreas, com o intuito de oferecer, aos seus clientes mais frequentes, promoções e até gratuidade nas passagens áreas.

Na verdade, o serviço tem a intenção de recompensar seus clientes por sua fidelidade.

Cliente que viajam frequentemente, tanto trabalho como lazer, ao participar do programa, tem a chance de conquistar “milhas”.

Depois de ter conquistado um bom número de milhas, ou seja, ter atingido um determinado número de pontos, o cliente pode trocá-los por passagens aéreas ou, se preferir, por produtos e serviços.

Geralmente, as companhias aéreas convidam ao cliente a participar do programa.

Caso o cliente aceite, basta que ele faça seu cadastro nos programas de milhas e comece a participar.

Nesse caso, para se cadastrar nos programas de milhas das companhias aéreas, basta apenas entrar no site do programa e clicar em cadastrar.

Daí o cliente começa a participar, comprando milhas, pontuando a cada passagem comprada, de maneira que é possível adquirir pontos sempre.

Por exemplo: ao comprar ou usar serviços de lojas e estabelecimentos parceiros dos programas de milhas, o cliente também acumula pontos.

Como dissemos no início, para o cliente que viaja muito, trabalho e lazer, não faz distinção, esta é uma maneira de gastar menos, economizar.

Um dos fatores mais interessante é que o programa de milhas se destaca por ser um diferencial bem competitivo para a empresa, além de facilitar e muito a logística de aviões, especialmente, quando se trata de voos poucos lotados.

Vale dizer que o primeiro programa deste tipo foi criado pela Pan Am. O sucesso foi tão grande que a companhia aérea quebrou, em razão de alguns erros, por exemplo, a cada três viagens, o cliente se ganhava a quarta, ou seja, um quarto de desconto. Foi muita coisa e a companhia não aguentou.

Viajar ou transformar milhas em dinheiro?

Essa é a dúvida de muitos clientes. É preciso saber qual é a melhor forma de usar esse programa.

Aqui, no Brasil, o programa é interessante porque, além de poder usar as milhas aéreas para investir em cidades, é possível também, ao cliente, vender seus pontos acumulados para outras pessoas.

De acordo com especialistas, é possível também ganhar outros benefícios.

Em primeiro lugar, é possível trocar os pontos por uma ou outra companhia aérea. Isso é muito comum acontecer.

Podemos dizer que o programa de milhas funciona como fosse um cashback específico para companhias aéreas.

Se de um lado temos o programa de milhas ou fidelidade de outro temos o cashback.  Ambos os dois funcionam quase que da mesma maneira. Este foi criado dentro de uma versatilidade de programas, aquele surgiu em razão de viagens aéreas.

Qual é a vantagem em acumular milhas?

A vantagem é o custo da viagem ser bem menor. Ou seja, quanto maior for a relação milhas-reais, a oferta do programa de milhas fica melhor.

À medida que acontece a troca por milhas, é possível trocar essas mesmas milhas por produtos e, claro, por dinheiro também.

Como funciona o programa de milhas do cartão de crédito?

No caso de cartões de crédito, o cliente pode adquirir os pontos, mediante compras ou programas de assinatura, com diferentes maneiras de o usuário se inscrever, tanto nas plataformas dos bancos quanto cartões ou meios de pagamento.

Como você pode usar seus pontos?

  • descontos em lojas parceiras,
  • redução no valor de fatura, ou
  • converter os pontos em dinheiro ou fundos de investimento, todos especificados pela instituição financeira.

Quanto valem meus pontos?

Em casos de já ser cadastrado em um cartão ou inscrito em um programa, a equação se faz da seguinte maneira: a proporção é US$ 1 = 1 ponto.

Já a proporção de milhas costuma ser maior. Observe: 100 milhas podem ser equivalentes a R$ 1. Isso quer dizer que, no cálculo original das milhas, se trata de milhas de distância, ou seja, quanto mais longo o voo, mais milhas se acumula.

Em relação à validade, cada programa possui seu prazo, mas a maioria, não perde nunca a validade. Os programas costumas anunciar: milhas que duram para sempre.

Quais são os melhores programas de milhas?

Segundo especialistas, há três bons programas de milhas:

  • LATAM Pass
  • Smiles
  • TudoAzul

Em todos o cadastro gratuito.

LATAM Pass

Este programa foi criado a partir da fusão dos programas LATAM fidelidade e Multiplus. Com o programa, é possível acumular pontos para usar em passagens aéreas, assim como em parcerias de e-commerce, hospedagens e outros serviços.

Além disso, os pontos desse programa podem ser trocados por produtos e serviços junto a empresas como

  • Concha y Toro
  • Casas Bahia
  • PontoStore
  • Intelbras
  • LG, Philco e Phillips
  • Kopenhagen
  • Nespresso, dentre outros

Smiles

Se você gosta de voar GOL, vai voar também em mais outras 15 companhias aéreas parceiras, a saber:

  • KLM
  • Emirates
  • American Airlines
  • Air France
  • Aerolíneas Argentinas, dentre outras

TudoAzul

Programa de fidelidade da Azul que oferece, aos seus clientes, benefícios que ultrapassam inúmeras vantagens na compra de passagens aéreas. Além disso, o programa conta ainda com

  • franquias de bagagens
  • descontos em estacionamentos
  • cortesias no Espaço Azul em voos nacionais, dentre outros

Vale dizer que no Shopping TudoAzul, o cliente pode resgatar e acumular pontos junto a parceiros como

  • Netshoes
  • Americanas
  • Magazine Luiza
  • Casas Bahia
  • Apple, Rappi
  • Rede Accor, dentre outros

Dicas para acumular mais milhas

1. Cartão de crédito: é possível acumular milhas, usando seu cartão de crédito em vez do débito, de maneira que o simples fato de ir à padaria e comprar um pão, pode garantir milhas e, consequentemente, passagens aéreas.

2. Fique de olho nas promoções de transferências de milhas dos cartões de crédito: neste caso, estamos falando de acúmulo de até120% de bônus, transferindo pontos dos cartões de crédito para os programas de fidelidade, respeitando o período das promoções. Por exemplo: 10 mil pontos podem se transformar em até 24 mil.

3. Comprar on-line pode ser um canal para acumular milhas: algumasredes de varejo on-line costumam oferecer até 20 pontos por cada real gasto em compras. Por isso, aproveite e compre eletros e eletrônicos. São vários produtos que entram na promoção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *