Poupança PJ vale a pena?

Saiba mais sobre a poupança para pessoas jurídicas!

Advertisement

Advertisement

A poupança PJ é, ainda, muito pouco conhecida pela maioria dos brasileiros. Por isso, esse assunto pode parecer um pouco incerto, ou, até mesmo confuso, para muitos brasileiros. Se você é um deles e quer entender mais sobre a poupança PJ, este artigo é para você!

Aqui, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre a poupança PJ!

Afinal, o que é poupança?

O primeiro passo para entender a poupança PJ, é entender a poupança em geral. Basicamente, esse conceito faz referência a um tipo de conta bancária voltada para os clientes que procuram um rendimento do dinheiro que já têm, para que, dessa forma, possam consolidar suas economias.

Entretanto, essa opção não é a mais conveniente para os investidores que almejam rendimentos mais altos, mas é uma boa alternativa para os iniciantes.

E a poupança PJ?

A poupança PJ opera sob essa mesma lógica: é uma conta bancária voltada para rendimentos, porém, ela conta com a exclusividade de pessoas jurídicas.

Isso significa que esse tipo de conta serve para que as empresas consigam guardar dinheiro, acumular rendimentos e realizar transações ao mesmo tempo. Em poucas palavras, a poupança PJ serve para que as pessoas jurídicas possam, também, guardar dinheiro.

Além disso, nesse caso, a poupança pode funcionar como um tipo de investimento.

Quais são as vantagens da poupança PJ?

Confira as principais vantagens da poupança PJ:

  • Garantia de crédito,
  • Isenção de CPMF,
  • Diversidade de soluções,
  • Liquidez diária.

Garantia de crédito

As poupanças PJ são protegidas pelo Fundo Garantidor de Crédito em até R$250 mil por CNPJ. Isso significa que, caso a instituição venha a falir, os valores aplicados ficam assegurados.

Isenção de CPMF

A maioria dos bancos que oferecem esse serviço, aplica uma isenção do CPMF para aplicações com mais de 90 dias.

Diversidade de soluções

Geralmente, as contas PJ oferecem os seguintes serviços:

  • cartão de crédito PJ,
  • diferentes modalidades de investimento,
  • facilidades para abertura de conta corrente,
  • atendimento personalizado.

Essas ferramentas podem ser uma mão na roda para a administração do seu negócio!

Liquidez diária

Quem aplica em uma poupança PJ, pode sacar os rendimentos quando preferir, uma vez que a liquidez é diária. 

Entretanto, vale ficar atento às datas de aniversário, para aproveitar os rendimentos trimestrais.

Quais são os tipos de poupança PJ?

Para que os bancos possam identificar as operações realizadas nas contas poupança, é usada uma sequência de três dígitos, que deve ser usada para depositar algum valor na conta. 

Nesse caso, são usados os seguintes dígitos:

Conta poupança PF 013

Esse código é usado para identificar as contas poupança de pessoas físicas: o PF se refere a tal categoria e o 013, à modalidade poupança.

Conta poupança PJ 022

Esse código se refere às contas poupança para pessoas jurídicas, sendo “PJ” a indicação dessa categoria.

Depois de entender esses aspectos da conta poupança PJ, você deve estar se perguntando qual é a diferença entre essa categoria e a categoria de pessoa física, afinal, ambas funcionam de forma muito parecida. 

Entenda as principais diferenças entre a poupança PJ e a poupança PF:

Quais são as diferenças entre poupança PJ e poupança PF?

Dentre as principais diferenças entre a poupança PJ e a poupança PF, destacam-se:

  • Público-alvo,
  • Imposto de renda,
  • Rentabilidade.

Público-alvo

Como os próprios nomes já dizem, cada tipo de poupança é destinada para diferentes públicos alvos. A poupança PJ é exclusiva para aqueles que possuem um CNPJ, ou seja, aqueles que representam uma empresa ou que são microempreendedores individuais.

Já a poupança PF pode ser usada por qualquer um que tenha um CPF e RG.

Imposto de renda

A cobrança do Imposto de Renda também varia de acordo com o tipo de poupança. Dependendo do tipo de PJ, o valor aplicado fica sujeito a cobrança de Imposto de Renda, o que não acontece quando a poupança é a PF.

Assim, o tipo de CNPJ também é relevante para definir a tributação, visto que algumas categorias chegam a ter isenção da cobrança do imposto de renda, enquanto outras devem seguir regras específicas de recolhimento.

Vale lembrar que, para as pessoas físicas, não há cobrança de Imposto de Renda sobre o valor da aplicação.

No caso das contas jurídicas, porém, o IR é aplicado de acordo com as regras do IRPF relativas ao ano da declaração. Atualmente, o imposto incide em 22,5% do rendimento da poupança.

Entretanto, para empresas sem fins lucrativos, como associações e condomínios, o valor aplicado é isento do IR.

Outro aspecto que também diferencia esses dois tipos de poupança é o rendimento.

Quanto rende a Poupança PJ?

A rentabilidade das contas poupança PJ ocorre de maneira diferente das contas PF. Basicamente, os rendimentos funcionam da seguinte forma:

  • Para depósitos até 03/05/2012: remuneração trimestral de 1,5% + TR, sempre creditada no aniversário da conta,
  • Para depósitos a partir de 04/05/2012: 70% da Selic + TR quando a Selic for igual ou inferior a 8,5% ao ano e 1,5% + TR caso a Selic seja superior a 8,5%.

Dessa forma, a poupança para pessoa jurídica tem a remuneração trimestral, e não mensal. Por isso, se você optar por essa modalidade, é importante que você se atente aos saques para aproveitar o rendimento da aplicação.

Em suma, fica assim:

AspectosPoupança PJPoupança PF
Público-alvoEmpresas, microempresários individuais(pessoas com CNPJ)Pessoas físicas, portadoras de CPF e RG
Imposto de RendaPode incidir no valor aplicadoIsenta
RentabilidadeTrimestralMensal

E aí, ficou interessado na poupança PJ? Confira quais são as melhores opções para abrir a sua conta:

Melhores opções para conta poupança PJ

Certamente, as melhores opções para esse tipo de conta estão nos bancos que oferecem contas para empresas. Porém, as condições podem variar de acordo com a instituição financeira: é possível que o banco defina um valor mínimo a ser aplicado para abertura da caderneta de poupança.

O cálculo da remuneração, entretanto, continua o mesmo em qualquer instituição.

Na hora de escolher a instituição na qual você vai abrir a conta, avalie o atendimento e o acesso aos serviços, bem como o tipo de CNPJ aceito. Abaixo, você pode comparar alguns bancos que oferecem esse serviço:

Banco do Brasil

A instituição oferece quatro modalidades de investimento para PJ:  fundos de investimento, poupança, Certificado de Depósito Bancário (CDB) e derivativos.

Bradesco

No Bradesco, você pode ter acesso a dois tipos de poupança PJ:

  • poupança PJ com fins lucrativos: os correntistas do Bradesco Empresas e Negócios já contam com uma poupança PJ com fins lucrativos. Essa conta tem apenas uma data de aniversário, contada a partir da data do primeiro depósito. Os depósitos podem ser feitos em conta corrente por transferência entre contas ou depósito em cheque da própria empresa.

Vale lembrar que, como o rendimento para esse tipo de conta é trimestral, os depósitos feitos em datas diferentes ao longo desse período não têm rentabilidade, visto que eles serão considerados para cálculo de rendimento a partir do trimestre seguinte, na data de aniversário do primeiro depósito.

  • poupança PJ sem fins lucrativos: esse tipo de poupança é composto por várias subcontas, cujos aniversários são em datas diferentes. Dessa forma, os depósitos são automaticamente direcionados para a subconta que faz aniversário no dia e sem limite de valor mínimo.

Sicoob

Com o Sicoob, você pode abrir uma conta poupança PJ com isenção de IOF, sem taxa de manutenção ou carência para resgate.

E aí, gostou deste artigo? Não se esqueça de compartilhá-lo e de deixar a sua avaliação!