Por quais motivos meu pedido de cartão de crédito foi negado?

21/05/2021 às 11:21
Geralmente, um pedido de cartão de crédito negado se deve a condição do cliente. Os bancos analisam o perfil de quem solicita e, esperam ter segurança de que não haverá calote. Por isso, as vezes a aprovação fica mais difícil.

Publicidade

Você já teve um pedido de cartão de crédito negado?


Publicidade

Conseguir a liberação do cartão de crédito, mesmo para um limite pequeno, é o sonho de muitas pessoas. 

Entre os jovens, esse desejo se manifesta de maneira mais intensa. De acordo com um relatório do SPC Brasil, cerca de 52 milhões de brasileiros usam o cartão como principal forma para pagar suas compras. 


Publicidade

Todavia, também é comum que o número de pessoas que tiveram o cartão de crédito negado seja alto!

Mas, você sabe o motivo para ter um pedido de cartão de crédito negado e como solucionar? Para descobrir, confira nosso guia a seguir!

Quando usar o cartão de crédito? 

Saber como usar o cartão de crédito corretamente é uma imensa dificuldade para muitas pessoas. 

O que muitos não sabem é que o cartão de crédito não foi feito para ser utilizado em toda situação. Ou seja, existem cenários específicos para os quais ele é indicado. 

Primeiramente, o cartão de crédito deve ser usado como recurso emergencial. Em outras palavras, apenas para situações excepcionais de necessidade financeira.

Em segundo lugar, o cartão de crédito é indicado para compras de valores elevados. 

Os especialistas não recomendam usar o cartão para fazer pequenas compras e gastos diários, porque é justamente no descontrole com esses pequenos gastos que as pessoas acabam endividadas. 

Se for preciso fazer a compra mensal, comprar passagens ou novos eletrodomésticos, o cartão de crédito certamente será um excelente aliado. 

Além disso, não se esqueça de estabelecer um teto de gastos mensal para o seu cartão e respeite-o. 

Por que não são todos que conseguem um cartão de crédito?

Você já se perguntou: “‘porque meu cartão foi negado?”.

Bom, o motivo principal é que as instituições financeiras utilizam critérios para aprovação do cartão de crédito. Assim, quando o cliente não atende a esses critérios, a instituição acaba lhe negando o acesso ao cartão de crédito. 

Agora, a sua dúvida deve ser: “porque os bancos utilizam esses critérios?”.

Em suma, esses critérios auxiliam a instituição financeira a estabelecer uma leitura do perfil daquele usuário enquanto consumidor. Como o banco não vai até sua casa conhecê-lo, os critérios auxiliam, sobretudo, a descobrir se aquele consumidor é confiável.

Ou seja, se você paga as contas em dia, se possui uma boa credibilidade no mercado  e se possui responsabilidade financeira suficiente para possuir um cartão desses. 

Quais os principais motivos para a não aprovação do pedido de cartão?

1 – Informações incorretas

Colocar informações incorretas, além de ser algo que pode levar o seu cartão ser negado, pode te causar maiores dores de cabeça. Afinal, inserir dados pessoais incorretos pode ser interpretado como adulteração ou fraude. Claro que estamos falando de casos extremos e que quase não ocorrem.

Em geral, o que ocorre é o indivíduo ter o cartão de crédito negado

Além disso, a omissão de informações, ou seja, não inserir dados necessários para a avaliação, também poderá levar à negação do cartão. Para que a instituição financeira consiga construir um bom perfil e fazer uma boa análise, é essencial que sejam fornecidas o máximo de informações possíveis.

2 – Nome negativado

Sem dúvidas, o nome negativado é o principal motivo que leva as pessoas a terem o cartão de crédito negado. Segundo os últimos dados divulgados pelo SPC Brasil e pela CNDL, 59,4 milhões de brasileiros estavam com o nome negativado em julho de 2020.

A consequência mais imediata é que quase 60 milhões de pessoas estão impossibilitadas de fazer algumas operações financeiras, dentre elas, obter o cartão de crédito

Como o banco deseja usuários com boa credibilidade, ter o nome negativado passa a mensagem oposta. 

Atualmente, algumas instituições financeiras têm se mostrado mais flexíveis quanto a isso. 

O exemplo perfeito é a Nubank que, há poucas semanas, disponibilizou um novo recurso: o cartão aprovado sem análise de crédito, liberado com base no saldo que o cliente tem em conta. 

3 – Histórico financeiro

Ter um histórico financeiro ruim é outro motivo que leva ao cartão de crédito negado. 

Como as instituições financeiras buscam por estabilidade e por bons pagadores, um histórico financeiro comprometido, mesmo que a pessoa não tenha o nome negativado, pode passar a imagem errada. 

O receio é que, como o indivíduo já possui um histórico de mau pagador, retorne aos antigos hábitos.

O cartão solicitado pela internet mais negado?

A princípio, NÃO! Os bancos tradicionais costumam ser mais rígidos e inflexíveis em relação à análise de crédito. Já os novos bancos digitais e, em especial, as fintechs, costumam facilitar a vida dos usuários. 

Por isso, é fácil entender porque os jovens recorrem aos cartões solicitados pela internet

Certamente, esse não é o único motivo! Também podemos citar a acessibilidade e a ausência de taxa de anuidade no bolso do cliente.

Quais são os critérios usados para aprovação do cartão de crédito?

Os critérios para aprovação do cartão de crédito são bastante variados de uma instituição para outra.

O Nubank, por exemplo, já declarou que o principal motivo que leva a ter o cartão de crédito negado é a ausência de informações

Mas, se quer saber “porque meu cartão foi negado”, fique atento a esses possíveis critérios: o histórico de pagamentos do indivíduo; valor mínimo de renda; nome negativado; informações incorretas ou omissão de informações.

O que fazer quando tenho o crédito negado estando com o nome limpo?

Após perceber que seu cartão foi negado, é importante saber o motivo. Como vimos, somente ter o nome limpo não é garantia de que conseguirá um cartão de crédito. 

Por isso, caso o seu crédito venha a ser negado, a primeira coisa que poderá fazer é esperar

As instituições financeiras costumam estabelecer prazos mínimos de 90 dias para tentar adquirir seu cartão novamente. Assim, aproveite esse tempo para se organizar financeiramente e reparar os erros que levaram ao cartão de crédito negado. 

Se estiver com o nome negativado, tente limpá-lo. Se o problema for com sua documentação, arrume-a. E, caso o problema esteja no seu histórico financeiro, desenvolva hábitos mais saudáveis financeiramente e procure regulamentar seus pagamentos, mesmo que já tenham “caducado”.

Enfim, saiba se você realmente precisa de um cartão de crédito, descubra porque seu cartão de crédito foi negado e procure resolver esses problemas o quanto antes.

5 cartões fáceis de ser aprovado
Mais Opções

SCR, SPC/Serasa e Cadastro Positivo são iguais?

Próximo Cartão

Como ganhar dinheiro com o cartão de crédito?

Mais opções para você

Buscando cartão

0