O que é deflação?

Autor: Estação

Atualização:


Entenda o fenômeno

A deflação é, basicamente, o oposto da inflação: é a queda de preço de produtos e serviços. 



Pagar menos sempre parece bom, não é? 

Não neste caso, visto que a diminuição exagerada dos valores significa um enfraquecimento econômico.

O cenário deflacionário altera o comportamento dos consumidores, de modo que as economias para o futuro tornam-se mais importantes, porque o dinheiro vai valer mais. Ou seja, a deflação desestimula o consumo.

Mesmo que a deflação seja mais comum em países desenvolvidos, como o Japão, ela também pode atingir países em desenvolvimento, categoria na qual se encontra o Brasil. Entretanto, o País registra, raramente, a ocorrência desse fenômeno.

Isso porque a deflação é causada por uma queda forte no consumo. Assim, ocorre um desbalanceamento entre oferta e demanda e as empresas acabam diminuindo os preços. Crises econômicas, por exemplo, podem ser as causadoras dessa situação.

Mais Opções

Pequenos negócios geraram a maioria das vagas de emprego no primeiro semestre

Próximo Cartão

Querer ser rico não é privilégio

Sobre o Estação

O Estação oferece respostas às suas dúvidas sobre cartões de crédito e contas digitais. O portal quer que você tenha certeza de que está tomando uma boa decisão. Siga o Estação no Google News.

Atenção: Para analisar pedidos de cartões de crédito, as políticas internas das instituições financeiras levam em consideração o perfil financeiro do consumidor. Por isso, é possível que um pedido seja negado em uma instituição financeira e aprovado em outra, já que cada uma usa critérios próprios para avaliação.

Mais opções para você