Banco de Investimento: o que é e como funciona?

Advertisement

Advertisement

De modo geral, banco é uma instituição financeira cuja especialização é intermediar o dinheiro entre pessoas que querem guardar seu dinheiro e aquelas que precisam de empréstimos.

O banco também tem a função de ter a custódia do dinheiro, ou seja, o banco guarda esse dinheiro. 

Além disso, a instituição providencia serviços financeiros aos seus clientes, como: saques, empréstimos, investimentos, dentre outros serviços.

Todos as instituições financeiras são supervisionadas pelo Banco Central do Brasil, com regras e regulações do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Com isso, apreende-se que um banco de investimento é uma instituição financeira privada. Isso quer dizer que o banco de investimentos não depende de recursos do Governo Federal. 

Geralmente, tanto pessoa físicas quantos jurídica pode realizar aplicações em todos os produtos financeiros que os bancos de investimento oferecem.

Como funciona os bancos de investimento?

Como se trata de banco de investimentos, não há a função de conta corrente e suas derivações, como depósitos em conta ou aplicações em poupança.

Contudo, como um banco de investimentos, é possível captar dinheiro mediante emissão de Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) ou também de Recibos de Depósitos Bancários (RDBs). 

Se o cliente assim desejar, há também a possibilidade de captação de recursos por meio da venda de títulos e cotas em fundos de investimentos e repasse de recursos, tanto externos quanto internos.

Outra coisa: quando clientes investem seu patrimônio num banco de investimentos, a instituição lança mão dos investimentos dos clientes, de maneira a fazer o dinheiro render, respeitando, é claro, os interesses dos investidores.

Os títulos de investimento disponíveis nesses bancos, por exemplo, são de renda fixa e variável, conforme a necessidade do cliente. 

Vale dizer também que o banco de investimento tem algumas funções que só ele realiza: depósitos interfinanceiros, aquisição (e subscrição) de títulos de valores mobiliários, fornecimento de capital de giro e capital fixo para empresas, repasse de empréstimos externos, soluções de investimento, tanto para investidores individuais quanto investidores institucionais e auxilia as empresas de capital fechado a se prepararem para a abertura de capital (IPO) na bolsa de valores.

Principais operações dos bancos de investimento

As principais operações ativas, conforme Resolução CMN 2.624, de 1999, são: financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos. 

Ou seja, os recursos do banco de investimentos são captados, mediante diferentes aplicações, como: financiamentos, aprovação e concessão de empréstimos, assessoria financeira, administração do capital de cliente, emissão de títulos bancários e de investimentos.

Banco de investimento e banco comercial – veja a diferença

Banco de investimento

Além de ser uma sopa de letrinhas, com os vários tipos de investimentos: CDB, RDB, LCI, LCA, CRI, CRA, FII, FDIC, ETF, FIP, ações, debêntures, derivativos, dentre outros.

O banco de investimento também auxilia seu cliente e investidor a escolher as classes de ativos e os investimentos mais adequados aos seus interesses, considerando seu perfil de risco. 

Isso quer dizer que, caso o cliente deseja investir para criar reservas ou emergências, é preciso saber definir as características de retorno, risco e liquidez que estão atrelados ao perfil do cliente.

Por isso, o banco de investimento sabe que não é o retorno o mais importante e, sim, o investidor.

Ou seja, o cliente deve priorizar alternativas de baixo risco e alta liquidez. 

Desse modo, o processo de decisão torna-se mais simples. 

Banco comercial

São bancos que fazem parte da vida de cada cliente. A maioria das operações é tradicional e faz parte dos modelos de operação do banco comercial.

São pelos bancos comerciais que a grande maioria da população recebe seus salários e investe ou, simplesmente, apenas guarda seu dinheiro.

Assim sendo um banco comercial é um tipo de instituição financeira que oferece vários serviços, como: captação de depósitos à vista, concessão de empréstimos, tanto a pessoas físicas quanto jurídicas, bem como para empresas, que precisam de financiamento do capital de giro, diversos investimentos, como os depósitos de poupança. 

Segundo o Banco Central do Brasil, os bancos comerciais são instituições financeiras, tanto privadas quanto públicas que buscam proporcionar suporte e recursos, a fim de que o cliente possa financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. 

De maneira que, a captação de depósitos à vista é um serviço tradicionalmente realizado pelo banco comercial.

Vale acrescentar para o banco comercial não há limite para a quantidade de clientes, os serviços bancários são tradicionais, há abertura de conta corrente.

Banco Comercial Banco de Investimento
Opera com serviços bancários, como, por exemplo:.  aceita depósitos,. concede empréstimos,. faz pagamentos, dentre outros serviços. . oferece financiamentos,. aprovação e concessão de empréstimos,. assessoria financeira,. administração do capital de cliente, . emissão de títulos bancários e de investimentos.
Os serviços são tradicionais. Privilegia serviços de investimentos do cliente.
Trata-se de uma instituição que auxilia no crescimento econômico do país.Banco de investimento e desempenho do mercado financeiro caminham lado a lado.
não há limite para a quantidade de clientes,Já possui número delimitado de clientes, porque recebe clientes que se interessam por investimentos
A lucratividade está nas taxas e juros praticados.Obtém recursos mediante taxas, comissões e lucros dos investimentos.

Onde é melhor investir: banco de investimento ou corretora de valores?

Para a maioria dos especialistas financeiros a melhor opção e mais lucrativo é investir em corretora.

Os especialistas argumentam que é o investimento é tão seguro quanto o banco, todavia o cliente pode encontrar alguns investimentos que não existem nos bancos comerciais. 

Por isso, há de se considerar que entre uma corretora de valores e um banco de investimento certamente a quantidade de opções será da corretora.

Além de ter um leque maior de possibilidades a diversificação de investimentos pesa bastante no momento da escolha.

Vale finalmente ressaltar que tanto o banco de investimento quanto a corretora oferecem os mesmos serviços. 

Basta agora só o cliente fazer sua opção.