Não empreste seu cartão de crédito sem saber disso

Autor: Estação

Atualização:


Entenda de uma vez por todas porque você não deve emprestar seu cartão de crédito para terceiros
Não empreste seu cartão de crédito para famílias e amigos

Emprestar o cartão de crédito para familiares e amigos pode significar a aquisição de uma nova dívida em seu nome, sem a garantia de pagamento.



Pensando nisso, emprestar o cartão de crédito não parece ser uma boa ideia.

Conforme pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). 23% dos brasileiros já ajudaram parentes e amigos nos últimos 12 meses emprestando o cartão de crédito.

Quais os riscos de emprestar o cartão de crédito?

Um dos riscos de se emprestar o cartão de crédito para familiares e amigos é ficar sem limite de crédito para outras compras.

Além disso, você pode ficar vulnerável a golpes financeiros, pois a pessoa pode não pagar o que tomou como empréstimo. E nesse caso, o seu nome é que vai para o SPC/Serasa.

Outro risco corrido para quem envia dados ou fotos de cartão de crédito por e-mail ou whatsapp é ter os dados roubados. Dessa forma, quem rouba os dados pode efetuar compras online de valores altos e até mesmo estourar o limite do cartão.

Emprestar cartão de crédito é crime?

Não, não existe nenhuma lei que proíbe o empréstimo de cartão de crédito.

No entanto, a recomendação de especialistas financeiros e também do Procon é de não fazer o empréstimo do cartão de crédito para se resguardar das dores de cabeça e transtornos citada acima.

Mais Opções

Auxílio Brasil oferece empréstimo consignado

Próximo Cartão

Nubank dá até R$ 1.500 em cashback, entenda

Sobre o Estação

O Estação oferece respostas às suas dúvidas sobre cartões de crédito e contas digitais. O portal quer que você tenha certeza de que está tomando uma boa decisão. Siga o Estação no Google News.

Atenção: Para analisar pedidos de cartões de crédito, as políticas internas das instituições financeiras levam em consideração o perfil financeiro do consumidor. Por isso, é possível que um pedido seja negado em uma instituição financeira e aprovado em outra, já que cada uma usa critérios próprios para avaliação.

Mais opções para você