Quando pagar a fatura mensal do cartão de crédito?

Saiba qual o melhor período do mês para pagar

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Todo mês o ideal é fazer o pagamento total da fatura.

O valor total da fatura está no campo que mostra o valor total de todas as compras feitas no mês. 

Caso as compras tenham sido parceladas, o valor de cada uma das parcelas.

É possível também fazer o pagamento mínimo ou o pagamento rotativo. Contudo, os especialistas alertam a não fazer esse tipo de pagamento, em razão dos juros altíssimos que são cobrados.

Se o cliente fizer a opção pelo pagamento mínimo, deve saber que no próximo mês virá o valor total da fatura, mais os juros do saldo que não foi pago.

Parcelamento da fatura: é um tipo de proposta um pouco melhor. Todos os meses, os bancos enviam uma proposta, a fim de o cliente possa pagar a fatura parcelada. Se o cliente aceitar essa proposta, pagará apenas a primeira parcela na fatura, ficando as demais para as próximas faturas.

Parcelas a vencer: são as parcelas que ainda serão cobradas na próxima fatura, 

O que é a fatura do cartão de crédito?

Trata-se de um documento que é enviado ao cliente, via e-mail ou pelos correios, todos os meses para assim ocorrer o pagamento. 

No documento da fatura, o cliente vai encontrar todas as informações acerca do uso mensal de seu cartão, ou seja, quais foram as compras a crédito realizadas durante o mês. Tal período significa a data de fechamento da fatura que é uma informação acordada entre o cliente e o banco logo no início do contrato do cartão.

Além disso, a fatura do cartão traz outras informações importantes além do estabelecimento no qual a compra foi realizada, a data, o número de parcelas e o valor do bem ou do serviço adquirido. 

Importante dizer que cada uma dessas informações deve ser conhecida. 

Acompanhe nossa explicação:

1. Funcionamento do cartão de crédito: com o cartão, é possível fazer compras com pagamento à vista, ou seja, depois do período de 30 a 40 dias, ou parcelar as compras. Outra vantagem é a participação em programas de relacionamento da bandeira, ou da própria instituição financeira.

2. Taxas e tarifas: o cartão de crédito já chega com taxa de juros e limite estabelecidos pelo banco. As taxas normalmente são padrão, mas o limite é definido com base na sua renda. 

3. Anuidade: é uma taxa anual para o uso do cartão de crédito. As instituições podem cobrar ou não o valor de anuidade. 

4. Pagamento de boletos: é possível ao cliente usar o cartão de crédito para pagar um boleto bancário.

5. Avaliação emergencial de crédito: trata-se de uma cobrança de gastos que está além do limite disponível. Por exemplo, o cliente está num estabelecimento fazendo compras, e o limite não dá para comprar o produto. Desse modo, é possível fazer a solicitação de aumento de limite no momento. Geralmente, os bancos cobram até R$ 20 por solicitação de aumento de limite.

6. Saque: É possível também usar o cartão de crédito para fazer saques aqui, no Brasil, ou no exterior. 

7. Segunda via do cartão: é uma nova emissão de um cartão em caso de perda, roubo ou furto ou até uma hipótese de roubos de dados. 

8 Funcionamento do limite de crédito: é comum aos clientes perguntarem a razão de os limites às vezes serem bons, altos e muitas vezes tão baixos. Mas, a razão para isso é que o limite é o maior valor que é disponibilizado. O cliente só pode fazer compras, de acordo com valores que estão dentro do limite do cartão de crédito. 

Como evitar as dívidas no cartão?

Geralmente, as dívidas do cartão de crédito ocorrem por causa de um grau de descontrole financeiro: a pessoa passa por uma situação de emergência e tem que gastar mais do que ganha. Se não houver um fundo de emergência, a tendência é se endividar mesmo. 

Por isso é importante se planejar, estar consciente dos gastos e dos ganhos mensais. 

 Além de separar uma quantia do salário para pagar a fatura do cartão de crédito, é muito importante que você invista em um fundo de emergência.

Outra opção que pode te ajudar no planejamento financeiro é o uso de seguros. Existem opções muito baratas que, muitas vezes, são oferecidas pelos próprios bancos. Não se esqueça que essas alternativas podem aliviar muito o seu orçamento em caso de imprevistos domésticos.

Negociar a fatura do cartão é benéfico tanto para o banco quanto para o cliente!

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