Guia completo das contas bancárias

Autor: Estação

Atualização:


Confira este guia completo sobre contas bancárias. Veja agora mesmo como elas podem facilitar a sua vida!

Você já parou pra pensar em como seria sua vida se não pudesse ter uma conta bancária?



Mas afinal de contas, o que é uma conta bancária? Pra que serve?

Quais são os melhores bancos para atender às necessidades das contas pessoais? E das contas empresariais?

No entanto, como fazer para abrir uma conta online? E presencialmente, ainda é possível abrir uma conta bancária?

Essas e outras respostas você verá ao longo deste artigo.

Portanto, continue por aqui.

O que é uma conta bancária?

Uma conta bancária é uma conta de depósito mantida num banco ou outra instituição financeira. Assim, a conta pode ser aberta por pessoa física ou pessoa jurídica. Dessa forma, a pessoa ou empresa mantém uma quantia em dinheiro aos cuidados do banco.

Além disso, na maioria das vezes, para desfrutar dos serviços oferecidos pelas contas bancárias, o usuário pagava um valor.

Contudo, isso tem mudado de uns tempos pra cá. Com o surgimento dos bancos digitais, hoje, conseguimos tanto contas gratuitas como contas pagas. Ou seja, tem pra todo mundo!

Portanto, resumidamente, a conta bancária serve para você fazer suas movimentações financeiras.

Agora que você já sabe o que é uma conta corrente, vamos falar sobre os tipos de contas.

Existem contas corrente ou poupança.

Teoricamente, a diferença entre elas é que uma é de depósito e a outra, de investimentos. Logo, a corrente é feita para transações do dia a dia, como receber e pagar contas, fazer transferências, fazer compras, etc. Já a conta poupança é bem mais fácil de ser aberta pois não exige comprovação de renda.

Além disso, todo o dinheiro depositado na conta poupança gera um rendimento automático após 30 dias.

Aliás, podemos dizer aqui que a conta poupança é uma das principais ainda utilizada pelos brasileiros para guardar dinheiro.

Conta Poupança

As contas poupança e corrente são regulamentadas pelo banco Central. Isso significa que o seu dinheiro fica assegurado por normas, leis e fiscalização.

Assim, na conta poupança, o Banco Central é quem determina quanto o seu dinheiro vai render guardado.

Além disso, algumas movimentações são permitidas nas contas poupanças. A saber: saques, transferências e extratos. Vale ressaltar que esses serviços são disponibilizados de forma limitada. Ou seja, existe um limite de vezes que podem ser utilizados. Via de regra, poderão ser utilizados 2 vezes. Contudo, alguns bancos podem aumentar a quantidade de vezes como diferencial.

A grande vantagem da conta poupança é que para abri-la, não é necessário comprovação de renda. Em outras palavras, até mesmo quem está negativado pode abrir uma poupança no banco.

Conta Corrente

Já a conta corrente é um pouco mais burocrática de ser aberta. Isso acontece porque o cliente precisa comprovar uma série de coisas ao banco.

Você deve estar se perguntando por que, certo?

É simples! Uma conta corrente te concede pode te conceder crédito.

Portanto, lembre-se de que o crédito é como se fosse um empréstimo de um dinheiro que você utilizará pagar devolver depois.

Assim, você precisa comprovar ao banco que é capaz de honrar com esse compromisso financeiro.

Dessa forma, a conta corrente te permite fazer transações do dia a dia: pagar contas, receber e fazer depósitos. Além disso, você também pode usufruir de serviços como app exclusivo para manutenção da conta e cartão.

E ainda, você poderá contar com serviços dentro das agências, redes 24 Horas e internet banking. Ou seja, todas essas transações feitas, do conforto de você se encontra no momento. Basta ter acesso à internet.

Conta PJ

Mas afinal de contas, qual o melhor banco para abrir uma conta empresarial?

Antes de mais nada, a conta PJ, ou conta empresarial, serve para atender às necessidades da empresa.

Portanto, é necessário ser uma empresa formalizada, devidamente registrada e com CNPJ ativo.

As contas PJ geralmente oferecem tarifas mais em conta para as empresas. Além disso, te dá mais credibilidade junto aos clientes, e ainda, oferece mais segurança.

Contudo, também evita problemas com o importo de renda. Isso porque é muito mais fácil de você controlar as entradas e saídas de sua empresa.

Por fim, possibilita ainda ter maior controle dos gastos e das entradas. Com isso, você pode direcionar os lucros para novos investimentos.

Melhores bancos para abrir conta PJ em 2022

Preparamos uma listinha especial dos melhores bancos para você abrir sua conta Pessoa Jurídica em 2022. Confira:

Banco Pan: A conta do Pan é 100% digital e zero tarifas de manutenção.

Bradesco: Oferece cartões de crédito com opções diferenciadas, exclusivas para empresas. Libera linhas de crédito de acordo com as necessidades empresariais. Além disso, oferece também cestas de serviços exclusivos e especiais para pessoa jurídica.

Itaú: Além da conta, oferece também maquininha sem aluguel. A sua empresa poderá ter uma conta personalizada, de acordo com as necessidades reais. Além disso, oferece isenção em tarifas de emissão de boletos mensais.

Inter: O banco Inter oferece conta 100% digital e várias condições especiais mensais. Além disso, há também a maquininha, que pode facilitar suas vendas, dependendo do ramo de sua empresa.

Melhores bancos para abrir conta Pessoa Física em 2022

Mas se você é pessoa física, não se sinta esquecido. Afinal de contas, preparamos uma listinha também com os melhores bancos para abrir sua conta em 2022. Veja:

C6: conta sem tarifa de manutenção, transferências e saques gratuitos e ilimitados e transferência de dinheiro pelo número de celular. Além disso, o Programa Átomos pontua até mesmo no débito.

Nubank: Oferece cartão de crédito internacional, sem anuidade e conta digital gratuita. O dinheiro rende mais do que na poupança tradicional e os pontos não expiram nunca.

PagSeguro: Sem cobranças de taxas, oferece cartão sem anuidade e rendimento maior que a poupança. A conta também é gratuita e digital. – Itaú: Oferece bons benefícios da conta e das bandeiras de cartões. Além disso, oferece bons programas de pontos e faz campanhas frequentemente.

Como abrir essas contas?

Uma conta digital pode ser aberta de forma rápida e simplificada. Para isso, você precisa basicamente de um dispositivo e da internet.

Assim, basta verificar no site do banco que você escolheu para abertura de conta.

Em alguns, todo o procedimento ocorre pelo site. Mas na maioria deles, é necessário baixar o app em questão para finalizar o processo.

Já as contas tradicionais, mesmo com a pandemia, ainda são possíveis serem abertas nas agências físicas.

Aliás, algumas agências ainda não abriram mão dos procedimentos presenciais para abertura de contas. Cada banco analisa quesitos específicos para essas aberturas.

No entanto, basicamente, você precisa de seus documentos originais com foto, comprovante de renda e de residência. Mas por via das dúvidas, confira com o banco em questão, qual a documentação necessária.

Por fim, antes de abrir uma conta, pesquise quais os benefícios oferecidos por ela. Além disso, certifique-se das taxas. Afinal de contas, havendo taxas mensais, elas consumirão uma parte de seu orçamento. Assim, você precisa definir se vale a pena pagá-la ou escolher outro banco mais em conta.

Mais Opções

3 Razões para escolher uma cooperativa de crédito

Próximo Cartão

Como saber qual o melhor banco?

Sobre o Estação

O Estação oferece respostas às suas dúvidas sobre cartões de crédito e contas digitais. O portal quer que você tenha certeza de que está tomando uma boa decisão. Siga o Estação no Google News.

Atenção: Para analisar pedidos de cartões de crédito, as instituições financeiras levam em consideração o perfil financeiro do consumidor. Por isso, é possível que um pedido seja negado em uma instituição financeira e aprovado em outra, já que cada uma usa critérios próprios para avaliação.

Mais opções para você