Tem como o banco Itaú reduzir o limite do cartão de crédito?

O Banco Itaú assustou seus clientes reduzindo o limite de repente. Será uma crise enfrentada pela instituição?

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Nos últimos dias, clientes do Banco Itaú ficaram assustados com a redução de limite em massa provocada pela instituição.

Há várias reclamações de clientes nas principais redes sociais e também no site Reclame Aqui, oficialmente utilizado para este fim. Entenda agora o porquê isso aconteceu e se pode mesmo acontecer.

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O que diz o Itaú?

Em seu site oficial, o Itaú explica que o banco tem autorização para tomar medidas como essas.

Veja em quais circunstâncias o limite do cartão pode ser reduzido:

  • Atendendo à solicitação do próprio cliente: Essa solicitação pode acontecer a qualquer momento. Inclusive, basta o cliente acessar a conta corrente pela internet e digitar “atendimento online” no campo de busca.
  • Decisão do próprio banco: Conforme as Condições Gerais do Contrato de Cartão de Crédito, o banco tem esse poder, desde que notifique o cliente antecipadamente.

Neste último caso, o limite é reduzido como forma de auxiliar o cliente a fazer um controle sobre seu orçamento.

Atrasos nos pagamentos das faturas, pagamentos parciais, endividamentos, dentre outros, são fatores analisados anteriormente à redução do limite.

Isso também está combinado no Contrato de Cartão de Crédito.

Quanto às notificações informativas acerca da redução do limite que geralmente acontecem via SMS, o Itaú informa que é responsabilidade do cliente manter seus dados atualizados.

E agora?

Milhares de clientes alegaram não ter sido notificados sobre a redução de limite e que isso causou inclusive constrangimentos.

Uma coisa é fato: a inadimplência dos brasileiros cresce a cada dia. E esse alto índice de inadimplência pode ser a causa da redução de limite.

Isso acontece porque o cartão de crédito é como se fosse um empréstimo. O banco te empresta o valor que você paga em cartão, e em seguida, você o devolve por meio do pagamento da fatura.

Portanto, antes da concessão do limite é feita a análise de crédito. E é nessa análise que o grau de confiabilidade do cliente é medido ou observado pela instituição. O Itaú ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de restabelecimento dos limites reduzidos.

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