Guia completo: qual o banco certo para você?

Autor: estação

Atualização:


Veja esse guia completo sobre qual o certo certo para você. Entenda agora mesmo, lendo este artigo.

Em plena era digital, hoje, a opção de bancos é imensa.



São tantas opções que é difícil escolher aquela que tem a ver com nosso perfil.

Aliás, a escolha do banco para abertura de conta é uma das mais importantes que você pode fazer. Isso porque dessa escolha, depende todo o seu futuro financeiro.

Um banco mal escolhido tem o poder de levar embora todas as suas economias e ainda te enrolar em dívidas.

Mas uma boa escolha pode poupar suas economias e até mesmo te dar benefícios e / ou dinheiro de volta. Sem contar nas linhas de crédito e financiamentos disponíveis, que podem facilitar a sua vida.

Portanto, se você quer saber mais sobre como escolher o banco certo e aproveitar os benefícios da conta, continue por aqui.

Qual o benefício de se ter uma conta bancária?

Antes de mais nada, você precisa se convencer de que uma conta bancária pode realmente te trazer muitos benefícios.

Assim, uma conta pode ser aberta somente para recebimento de salários ou para pagamentos. E há ainda, a conta corrente para fazer as mais diversas transações e movimentações financeiras. Essas são as 3 contas mais comuns que encontramos nos bancos.

Dessa forma, geralmente, as pessoas tem dúvida quanto a abrir conta corrente ou poupança. As duas são excelentes no que se propõem. O que muda é a sua necessidade.

Dessa forma, se o seu objetivo for guardar, poupar dinheiro, a conta poupança pode ser a ideal. Já a conta corrente, pode te dar acesso a empréstimos, cartões de créditos e outras transações.

Na verdade, você pode abrir as duas sem ao menos sair de casa. Isso porque a maioria dos bancos hoje já permitem a abertura de conta online.

Portanto, veja agora alguns benefícios de se ter uma conta bancária:

– Maior controle do que você recebe e gasta: independentemente do tipo de conta, por meio do banco, você passa a ter mais controle. Quem aí lembra da época em que os pagamentos eram todos feitos em dinheiro?

O dinheiro ia todo embora rapidamente, sem que a gente soubesse pra onde estava indo. Além disso, a segurança era sempre um problema.

– Possibilidade de parcelamento de compras e outros pagamentos: Tanto o cartão de crédito quanto o cheque são facilitadores, sesse sentido. Assim, se forem usados de forma inteligente, podem te ajudar a nas aquisições de produtos e serviços.

– Acessos à empréstimos e financiamentos com taxas mais baratas. Isso porque o fato de ter um relacionamento com o banco, fortalece os laços de confiança. Afinal de contas, o banco já sabe qual o seu comportamento de consumidor.

– Facilidade nos recebimentos. Imagina se hoje fosse como antes? E se a cada serviço prestado, você precisasse ir até o prestador para receber em mãos? Um trabalho só, não é verdade? Graças ao avanço dos serviços bancários você pode receber inclusive de quem está muito longe, e em tempo real.

O que devo considerar ao escolher um banco?

Mas afinal de contas, o que devemos analisar para fazer uma boa escolha de banco?

Os bancos digitais, ou fintechs, tem sido os mais escolhidos ultimamente. Isso ocorre devido às facilidades e praticidade encontradas nas transações. Além disso, nessa modalidade, as burocracias costumam ser bem menores e até inexistentes.

Mas como saber disso na prática? É o que veremos agora.

Se liga nessas dicas

Para escolher o banco ideal, você deve considerar alguns fatores importantes. Confira alguns deles:

– Regulamentação do Banco Central: Este é o principal fator. Isso porque todo banco, para funcionar legalmente, precisa ser regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central. Portanto, saiba imediatamente se o banco que você escolheu é regularizado.

– Em seguida, o próximo passo é olhar a reputação do banco. Nada melhor do que ver o que os clientes falam sobre os serviços oferecidos. Pesquise. Aliás, o site Reclame Aqui é uma excelente fonte. Além disso, na própria página do Banco Central, existe a opção de fazer consultas sobre o banco em questão.

– Observe a qualidade dos canais de atendimento. Jamais despreze essa informação. Aliás, no próprio Reclama Aqui, você pode verificar se as reclamações são não só respondidas, como resolvidas. Um banco de boa reputação pode te evitar muitas dores de cabeças e transtornos.

– Quais as taxas e pacotes de serviços? Verifique, antes mesmo da abertura de conta, quais são os valores cobrados e em quais circunstâncias. Não seja pego de surpresa!

– O aplicativo funciona? Imagine só um aplicativo que está sempre com bug e não resolve suas demandas?

– Por fim, não se esqueça de conferir os benefícios. Quais as políticas de cashback? Tem benefícios oferecidos pela bandeira? Tem pontuação? Pontos expiram?

Os 5 melhores do mercado

Veja um dos 5 melhores bancos para abertura de conta:

Conta digitalBancoVantagens
Nubank NubankRendimento + cartão internacional sem anuidade + conta gratuitaAbra Aqui
InterInterCartão internacional sem anuidade + conta gratuitaAbra Aqui
C6C6Cartão internacional sem anuidade + conta gratuita + pontuação até no cartão de débitoAbra Aqui
Iti ItaúItaúConta digital que rende mais que a poupança + cartão virtualAbra Aqui
SuperdigitalSantanderCartão de crédito internacional e zero anuidadeAbra Aqui

Como você pode ver, nesta lista, temos tanto bancos tradicionais como as famosas fintechs.

Se você está se perguntando em que as fintechs perdem para os bancos tradicionais, aí vai a resposta: em nada!

Isso porque por meio das fintechs, você tem acesso aos mesmos serviços tradicionais. Contudo, a diferença é que em sua maioria, elas cobram taxa zero. Dessa forma, acaba saindo mais em conta.

No entanto, os bancos tradicionais tem o seu valor. E alguns deles tem serviços básicos com tarifas super acessíveis.

Como escolher um banco para abrir conta?

Agora que você já sabe quais são os melhores bancos, vamos falar sobre como escolher o ideal, que atende suas necessidades.

Conforme dito anteriormente, você precisa saber exatamente quais os serviços inclusos na conta. Além disso, saiba exatamente quais as tarifas e taxas cobradas.

Lembre-se de que saber os valores embutidos na conta é crucial para não ser pego de surpresa ao final do mês. Além disso, confira os serviços oferecidos.

Alguns serviços oferecidos são acréscimos, pagos à parte. Portanto, fique de olho no pacote contratado.

Veja se a conta do banco que se diz gratuita é realmente gratuita, ou se tem algum acréscimo.

Além disso, levante todos os serviços que você precisa por mês e analise se esse banco é capaz de oferece-los.

Portanto, confira todos os detalhes.

Por fim, agora que você já sabe como escolher o melhor banco para abrir sua conta, abra a sua hoje ainda.

Não perca mais tempo e comece agora mesmo a desfrutar dos benefícios oferecidos.

Espero que esse post tenha ajudado a esclarecer sobre o assunto.

Aproveitando, compartilhe com seus amigos. Aliás, tem bancos que te dá um dinheirinho a cada amigo indicado. Não perca essa oportunidade!

Mais Opções

Guia completo sobre banqueiros

Próximo Cartão

Como baixar o app do Bradesco e abrir conta digital?

Sobre o estação

O estação oferece respostas às suas dúvidas sobre cartões de crédito e contas digitais. Queremos que você tenha a confiança de que está tomando uma boa decisão. Siga o estação no Google News.

Atenção: Para analisar pedidos de cartões de crédito, as instituições levam em consideração o perfil financeiro do consumidor e suas políticas internas de aprovação. Por isso, é possível que um pedido seja negado em uma empresa e aprovado em outra, já que cada uma utiliza critérios próprios de avaliação.

Mais opções para você

Buscando cartão