17 maneiras para você realizar um pagamento

Conheça agora as principais formas de pagamento!

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As formas de pagamento têm se diversificado conforme o avanço da tecnologia.

E todo mundo ganha com isso: empresas e consumidores.

O meio de pagamento mais tradicional continua sendo o dinheiro em espécie. No entanto, seja você cliente, seja você empresa, é possível pagar suas contas de 17 maneiras diferentes. Você só precisa verificar qual delas é a mais adequada para seu momento e se o estabelecimento em questão aceita aquela modalidade de pagamento.

Para saber mais sobre esse assunto, continue com a gente!

Formas de Pagamento

Forma de Pagamento nada mais é do que um sistema de pagamento usado para pagar e receber transações financeiras. Em outras palavras, são os tipos de pagamentos que uma empresa disponibiliza para que os clientes paguem pelos produtos e serviços.

Segundo o IX Relatório de Tendências de Meios de Pagamento da Minsait, no Brasil, em 2019, houve uma queda no uso do dinheiro em espécie e aumento do uso dos cartões e de outras formas que veremos a seguir.

Formas de pagamento existentes

Para pagar por um produto ou serviço, veja as possibilidades com as quais você pode contar, desde que sejam aceitas pelo estabelecimento:

1. Dinheiro em espécie

Como dito anteriormente, o dinheiro continua sendo a forma de pagamento mais tradicional do Brasil.

O dinheiro oficial é o Real e é emitido pelo Banco Central, em cédulas e moedas.

Atualmente, o Brasil conta com aproximadamente 45 milhões de pessoas desbancarizadas. Por esse motivo, o uso do dinheiro em espécie ainda é tão importante.

A desvantagem do dinheiro em espécie é exatamente com relação à segurança, pois é muito perigoso andar com alta soma em espécie, em algumas regiões no país.

2. Cheque

O cheque é uma ordem de pagamento à vista ou a prazo para realização de compras de produtos e serviços.

O cliente recebe do banco um talão com as folhas de cheque e à medida que realiza as compras, vai preenchendo com os devidos valores e entregando nos estabelecimentos.

Essas folhas são compensadas no banco e assim, o estabelecimento recebe de fato o valor do pagamento.

1. Crediário

O crediário é uma espécie de financiamento do valor pago por um produto ou serviço. Nele, o valor total é parcelado e a empresa emite boletos mensais com o valor das parcelas.

Geralmente as parcelas possuem acréscimo de juros e correção monetária.

Esses boletos são repassados aos clientes, que por sua vez, realizam o pagamento via app, banco e lotéricas.

2. Boleto

É um documento oficial regulamentado pelo Banco Central, que pode ser gerado por pessoa física ou pessoa jurídica.

O boleto possui um prazo de pagamento e pode ser pago em qualquer instituição financeira, inclusive em lotéricas. Isso faz com que o boleto seja uma opção prática para clientes e empresas.

3. Cartão de Crédito

O cartão de crédito funciona como se fosse um empréstimo com prazo de pagamento em até 40 dias. Isso significa que você pode usar o limite estabelecido pela instituição financeira em suas compras, sem precisar desembolsar nenhuma quantia no ato da compra. Porém, ao final do prazo, a fatura chega e você precisa pagá-la dentro da data de vencimento, para que não haja cobrança de multas.

Vale ressaltar que o cartão de crédito pode ser um grande aliado, se usado de forma consciente e responsável.

Caso seja do seu interesse, temos mais conteúdos sobre esse assunto por aqui.

4. Cartão de Débito

Já o cartão de débito funciona totalmente atrelado à sua conta corrente ou poupança. Ao pagar com cartão de débito, você só consegue efetivar o pagamento se tiver saldo suficiente disponível na conta.

O valor da compra é logo deduzido do seu saldo total em conta.

5. Débito Automático

O débito automático é um meio que permite automatizar o pagamento de contas frequentes e recorrentes, como conta de luz, água, telefone, internet e mensalidade escolar.

Assim, ao invés de pagar o boleto manualmente, basta dar autorização para débito automático em sua conta bancária, para que ela faça o pagamento todo mês, na data correta, sem que você precise se preocupar.

6. DOC

DOC significa Documento de Ordem de Crédito. Na prática, é uma permissão para transferir crédito de contas correntes entre instituições financeiras. Essas transferências podem ocorrer entre a mesma instituição financeira ou entre instituições diferentes.

As transferências são limitadas ao valor de R$ 4.999,99 ao dia e só podem ser realizadas por instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central.

Para DOCs realizados até às 21:59 horas, o valor só é confirmado na conta no dia seguinte. Depois desse horário, o valor só cai na conta após o segundo dia útil.

O DOC não é gratuito e cada instituição cobra um valor próprio.

1. TED

TED significa Transferência Eletrônica Disponível.

Ao realizar uma TED, o cliente pode transferir qualquer valor, sem limite.

A TED é a operação mais indicada caso você tenha urgência na transferência. Isso porque se a transferência for feita antes das 17 horas, o valor cai na conta em alguns minutos. Após às 17 horas, o valor só cai na conta no dia seguinte.

A TED não é gratuita e cada instituição cobra um valor próprio.

2. PIX

O Pix veio para substituir as transferências via TED e DOC. Criado em 2020 e totalmente gratuito, o PIX faz sucesso entre os brasileiros.

A opção de pagamento online está disponível em todos os apps de instituições financeiras e carteiras de pagamento. Além disso, o dinheiro cai na conta transferida de forma instantânea.

3. PIX Cobrança

Já o Pix Cobrança veio pra substituir o tradicional boleto. É usado por estabelecimentos que querem realizar cobranças por meio do PIX. O pagamento é feito pela leitura do código QR.

A cobrança pode ocorrer por pagamento imediato ou por pagamento com data de vencimento estipulada. Caso o cliente atrase o pagamento, há inclusive a cobrança de juros.

4. Pagamento por aproximação

O pagamento por aproximação começou a ser muito utilizado na pandemia por ser mais seguro com relação ao contato físico, que deveria ser evitado para não haver contaminação.

Esse tipo de pagamento é feito ao aproximar o celular, o cartão ou o smartwatch (o famoso relógio inteligente) habilitado para este fim.

Para que a transação ocorra, o estabelecimento deve ter uma maquininha habilitada com a função NFC e o cliente deve ter seu dispositivo igualmente habilitado.

5. Pagamento via maquininha

As já conhecidas maquininhas são habilitadas para ler os dados dos cartões de débito, crédito, celulares e smartwatches.

Tão logo esses dados são lidos, as bandeiras dos cartões verificam se a transação pode ser aprovada ou não. Tudo isso ocorre quase que instantaneamente.

Para o cliente, a maquininha é um meio rápido e prático de pagamento.

Para algumas empresas, apesar de oferecer mais chances de vendas, as maquininhas representam também um gasto.

Isso porque a cada transação é cobrado uma taxa do estabelecimento.

Além disso, ao receber via maquininha, o pagamento não cai instantaneamente na conta da empresa, somente depois de alguns dias.

1. QR Code

Para realizar um pagamento via QR Code, é necessário que o cliente use o celular habilitado e a empresa, a maquininha de cartão igualmente habilitada.

Assim, na hora de efetuar o pagamento, basta apontar a câmera do celular para o código exposto no visor da maquininha. Super simples!

2. Link de Pagamento

O link de pagamento é a melhor alternativa para quem trabalha com vendas online. Para que o pagamento seja realizado, basta criar o link e enviá-lo ao cliente por mensagem de texto, whatsapp, redes sociais ou e-mail.

É muito parecido com a atualização de boleto, porém ainda mais simples.

3. Meios de pagamento Online

Algumas plataformas de pagamento online têm sido muito usadas por empresas e clientes.

Certamente você já ouviu falar da PicPay, PagSeguro, Whatsapp Pay e também PayPal. Aliás, vale ressaltar que todas elas também funcionam como carteiras digitais.

São plataformas completas e que oferecem a possibilidade de pagamento online tanto no crédito quanto no débito, com exceção da Whatsapp Pay que ainda não oferece pagamento em crédito.

4. Gateway

Gateway é uma plataforma de integração que envia informações aos bancos e operadoras.

Ao realizar uma compra online, na hora de pagar, você não será redirecionado à uma outra página, diferente da empresa em que está fazendo a compra.

É um método de pagamento considerado seguro, já que os dados são sempre verificados.

Pode ser que esta não seja a melhor opção para a empresa. Isso porque em caso de pagamento parcelado, a empresa só recebe de fato, à medida que as parcelas são pagas.

Por exemplo: se o cliente parcelou a compra em 10 vezes, a empresa só vai receber a última parcela, no décimo mês.

Atenção empresas: qual a melhor forma de pagamento para seus clientes?

Se você é dono de uma empresa, vamos revelar os pontos de atenção para que você escolha os melhores meios de pagamento para oferecer aos seus clientes.

É claro que quanto mais diversificados os meios de pagamentos oferecidos, maiores as chances de vendas. Isso porque os clientes terão a oportunidade de escolher o que é mais viável, o que pode inclusive, aumentar a conversão de vendas.

Mas antes de oferecer a maior quantidade de meios de pagamento possível, você precisa analisar qual a situação real de sua empresa.

Como visto nos tópicos anteriores, algumas formas de pagamento apresentam custos para ser utilizadas. E pode ser que esses custos não sejam viáveis para a sua empresa no momento. Por isso, antes de contratá-los, avalie bem quais os custos.

Outro ponto importante é a segurança da empresa e do cliente. Se suas vendas ocorrem online, cuide para que as plataformas de pagamento sejam as mais seguras e que protejam de fato os dados do cliente. Isso inclusive traz segurança e evita dores de cabeça para a própria empresa.

Por fim, esteja atento ao que diz o Código de Defesa do Consumidor. Independentemente da forma de pagamento escolhida, a empresa jamais pode estipular limite de valores para que a transação ocorra. Então, avalie se realmente aquela forma de pagamento pode ser mantida pela empresa.

Atenção cliente: qual a melhor forma de pagamento?

Se você é cliente, pode contar com uma infinidade de métodos de pagamento, o que facilita muito a hora das compras.

O cliente tem a grande vantagem de escolher dentre os métodos de pagamento oferecidos pelos estabelecimentos.

Quanto à uma melhor forma de pagamento, não existe uma que seja a ideal para todos. Mas existe aquela que seja a mais adequada à sua situação financeira e necessidades.

O uso do dinheiro ainda está em alta no Brasil, mas dependendo do local, pode ser que essa forma de pagamento não seja a mais segura, tendo em vista a possibilidade de assaltos, por exemplo.

Já o uso do cartão de crédito, de débito e do PIX são bem democráticos, pois geralmente são aceitos em qualquer lugar.

Além disso, escolha aqueles métodos de pagamento que não vão gerar custos adicionais. Isso pode representar uma boa economia.

Mas atenção: para não passar constrangimento, lembre-se de verificar quais os meios de pagamento disponíveis naquela empresa, antes de realizar as compras.

Graças ao avanço da tecnologia, hoje podemos contar com todas essas possibilidades de pagamento.

Você só precisa analisar qual é aquela que cabe melhor na sua posição de empresa ou de cliente.

Caso você queira saber ainda mais sobre o assunto, veja outros artigos.

Nosso blog está recheado de artigos informativos para te ajudar a crescer financeiramente.

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Um abraço