Facebook Pay: como ativar?

28/04/2021 às 14:53
No Brasil, para começar a usar o Facebook Pay no Facebook, basta seguir duas etapas.
Publicidade




Recentemente o Facebook finalmente recebeu aprovação do Banco Central para implementar sua plataforma de pagamentos no Brasil. A empresa tinha lançado o WhatsApp Pay no ano passado, mas o BC suspendeu a operação.

Publicidade


Agora, a autorização permite que o Facebook atue como iniciador de pagamentos. Entretanto, parece que a gigante da internet mudou de ideia e lançou o Facebook Pay, para o Facebook, antes dos demais aplicativos.

Nesse sentido, nos próximos meses WhatsApp, Instagram e Messenger também terão essa função, mas sem data prevista — aliás, o Facebook Pay começa a operar com certas limitações.

De início, será possível usar a rede social Facebook para cadastrar cartões de crédito e débito e usar a carteira virtual do PayPal para realizar pagamentos dentro do site ou app.

Publicidade




O que é o Facebook Pay?

O Facebook Pay é a nova plataforma de pagamentos integrada à rede social do Facebook. Dessa forma, dentro da rede social será possível fazer compras, doações e enviar dinheiro para amigos de forma simples e segura.

Aliás, isso não é um app novo, pois o recurso irá funcionar dentro do próprio Facebook e dos outros apps. Empresas também poderão aproveitar do recurso para realizar suas vendas dentro da própria rede social.

Assim, será possível que pessoas e negócios realizem transações através das páginas e perfis nos apps do Facebook, Instagram, WhatsApp ou Messenger. Aliás, os usuários poderão usufruir da funcionalidade gratuitamente — exceto os comerciantes, que poderá haver cobrança de taxa por venda.

Como funcionam os pagamentos no Facebook?

O foco do Facebook Pay é ser um meio de pagamento simples e seguro dentro das redes sociais da gigante da tecnologia.

Com esse novo sistema a rede social servirá como um grande marketplace, onde pessoas, comerciantes e vendedores se encontram e transacionam sem burocracias. Para tanto, é necessário que você tenha ativado o recurso no seu perfil, mais abaixo lhe explico como ativar.

Os métodos de pagamento disponíveis atualmente são cartões de crédito e débito ou conta do PayPal.

Publicidade




A questão da segurança é algo bastante importante para o Facebook. Por isso, eles implementaram monitoramento antifraude para avaliar todas as compras realizadas pelo sistema. Assim como você terá notificações sempre que alguma transação for feita.

Além disso, as informações de pagamento, como dados do cartão de crédito, não são compartilhadas com compradores, vendedores ou comerciantes. Bem como esse tipo de informação é armazenada separadamente dos dados de seu perfil na rede social.

Para ter mais segurança, não deixe de ativar o PIN ou biometria (impressão digital ou reconhecimento facial) para proteger seu dispositivo e manter suas informações seguras.

Quais são os benefícios?

A grande vantagem será poder realizar compras com mais segurança nas redes sociais que a maioria das pessoas utilizam.

Aliás, grupos de desapego e de vendas são altamente populares. Com a nova funcionalidade, será possível realizar essas vendas com segurança e praticidade sem precisar de um aplicativo diferente.

Bem como é uma ótima oportunidade para que empresas expandam seus canais de vendas e atraia mais clientes. Aliás, isso será especialmente benéfico para pequenos negócios, uma vez que as taxas serão menores que outras plataformas e requer zero investimento.

Também ajuda pessoas que querem enviar dinheiro para amigos e familiares com facilidade. Por exemplo, diretamente do Messenger ou Instagram você envia o dinheiro do futebol com os amigos.

Tudo com a segurança de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, facilidade e simplicidade. Pelo próprio chat com a pessoa ou empresa será possível acompanhar o histórico de pagamentos.

Quais são as tarifas e taxas do Facebook Pay?

O Facebook Pay é gratuito para enviar dinheiro, comprar ou fazer doações. Assim, você poderá aproveitar da nova funcionalidade sem pagar nada a mais por isso.

Entretanto, comerciantes e vendedores terão uma tarifa para receber de suas vendas. No site do Facebook Pay ainda não encontra-se informações sobre as tarifas, mas deverá ser o mesmo que WhatsApp Pay, onde taxa divulgada é de 3,99%.

Facebook Pay já está disponível?

É necessário uma conta do Facebook para ativar o recurso. Para realizar a ativação, acesse o Facebook > “Configurações” > “Facebook Pay” e adicione o cartão de crédito, débito ou PayPal.

Depois, conclua as configurações de pagamento e configure o PIN ou biometria para ter mais segurança. Após isso, você já poderá aproveitar o Facebook Pay!

O recurso está sendo liberado aos poucos. Caso você não encontre a opção, verifique novamente mais tarde.

Mais Opções

Fintech Conta Simples: múltiplos cartões corporativos

Próximo Cartão

Qual cartão escolher: XP Visa Infinite ou Itaú Uniclass Visa Infinite?

Mais opções para você

Aguarde!
Buscando cartão