Dicas para se preparar para as despesas de fim de ano

Advertisement

2023 já está quase chegando ao fim. E no meio de tanta correria de final de ano, ainda surgem festas diversas, confraternizações, férias, viagens e todos estes programas incluem gastos.

Apesar desses eventos representarem momentos especiais, gastos descontrolados podem trazer complicações financeiras futuras.

E para evitar os problemas financeiros, a melhor alternativa é sempre o planejamento. Afinal de contas, vale lembrar que esses gastos de fim de ano vêm acompanhados das despesas do início de janeiro, tais como acerto de matrículas, compra de materiais escolares, IPTU, IPVA e outros impostos.

Pensando nisso tudo, o Estação Notícia preparou um compilado de dicas para que você possa se planejar melhor neste final de ano.

Considere sua situação financeira

Faça um levantamento de todos os seus gastos mensais e organize o seu orçamento. Você pode fazer isso num planner, numa agenda, caderno comum, planilhas de Excell ou até mesmo usar aplicativos de educação financeira. Tenha todos os gastos anotados, os fixos e os mensais.

Você sabe quais são suas prioridades?

Se você nunca pensou sobre isso, vale a pena refletir após conferir sua situação financeira.

Que tal criar uma escala de prioridades? Nessa escala, entram como prioridades gastos como moradia, saúde e alimentação, por exemplo.

Você deve avaliar as despesas com entretenimento e lazer. Dependendo do caso, vale a pena inclusive fazer adaptações para programas dessas categorias que sejam mais baratos.

Quite suas dívidas e limpe seu nome

De nada adianta fazer um planejamento financeiro e não considerar as dívidas em aberto.

Identifique todas as contas que já venceram e ainda não foram pagas e entre em contato com os respectivos credores para negociação.

Se for possível, busque pagar as dívidas sempre à vista, já que essa modalidade geralmente oferece descontos interessantes.

Criar metas é importante!

Tem algo que você gostaria de realizar no próximo ano?

Lembre-se de que criar metas é um passo importante para conseguir realizar os sonhos. Não criar metas e não trabalhar para que elas sejam cumpridas é o mesmo que adiar sonhos.

Primeiro defina quais são os seus sonhos. A partir de então, crie metas claras e objetivas. Imediatamente, coloque o seu plano em ação. Vale definir prazos para o cumprimento das metas. Acompanhe o progresso das ações diárias e não hesite se precisar recalcular a rota e mudar algumas atitudes.

Faça uma reserva de emergência

A reserva de emergência nada mais é do que um valor que você guarda todos os meses obrigatoriamente. Esse valor deverá ser usado em situações financeiras imprevistas, como por exemplo, um caso de desemprego, um problema de saúde, etc.

Para isso, defina um valor a ser guardado todos os meses e assim que receber seu salário, cuide para que este dinheiro seja transferido imediatamente para o local escolhido. Você pode guardar sua reserva de emergência em uma conta poupança, em uma conta que rende mais que a poupança ou em uma conta de corretora de investimentos. Escolha a opção mais viável para você.

Faça do 13° salário seu amigo

O Décimo Terceiro Salário pode ser o seu melhor aliado no planejamento financeiro. Isso porque ele pode ser utilizado para pagar as dívidas.

Do contrário, você ainda pode utilizá-lo para pagar o IPVA, o IPTU ou ainda outra despesa que chegará já no mês de janeiro.

Faça as compras de fim de ano à vista

Apesar do cartão de crédito ser uma excelente forma de pagamento, vale lembrar que o mesmo deve ser usado com parcimônia para não se atrapalhar depois.

Caso você pretenda presentear familiares e amigos neste natal, estipular preços para cada presente pode ser de grande valia. Isso mantém seu orçamento organizado e evita acúmulo de pequenas parcelas que podem virar aquela bola de neve nos próximos meses e ainda compromete o limite do cartão.

Vai tirar férias? Planeje com antecedência!

Ao planejar suas férias com antecedência, você consegue fazer inclusive uma estimativa de gastos possíveis com alimentação, transporte, passeios e lembrancinhas. Realizar o planejamento dos gastos das férias te permite viajar tranquilo, sem se preocupar com dívidas.

Cuidado comas compras por impulso

De novo falaremos sobre o planejamento. Isso porque compras feitas por impulso e fora do planejado, podem acarretar em dívidas e muita dor de cabeça.

Isso não significa que você não pode gastar mais. Significa apenas que gastar com equilíbrio e organização será fundamental para manter a saúde financeira e mental em dia.

Nunca é tarde para aprender educação financeira

Nunca é tarde para mergulhar no universo da educação financeira e aprimorar o entendimento sobre como gerir seu dinheiro de forma mais eficiente.

Independentemente da idade ou do ponto em que se encontra na vida, cada passo em direção ao conhecimento financeiro é valioso.

Aprender a administrar despesas, investir com sabedoria, planejar um orçamento e entender como funcionam os diversos produtos financeiros oferece independência e segurança.

O aprendizado contínuo nessa área não apenas melhora a gestão financeira pessoal, mas também capacita a tomar decisões mais conscientes e a construir um futuro financeiro mais estável e próspero.

Espero que este artigo tenha contribuído para seu conhecimento.

Para acessar mais conteúdos como este, continue navegando em nosso blog.