Débito Automático: vale mesmo a pena?

Quando que débito automático é uma boa opção? Fizemos um guia completo sobre o assunto!

Advertisement

Advertisement

Colocar as contas em débito automático ou não? Eis a questão!

Esta pode parecer uma dúvida sem importância, mas é a dúvida de muitos brasileiros. Aliás, muitos até se questionam se a opção débito automático vale mesmo a pena.

E é por isso que escrevemos este artigo! Para tirar todas as suas dúvidas e explicar tudinho sobre débito automático.

Então não saia daqui, pois você vai descobrir se vale mesmo a pena ou não manter suas contas no débito automático e também no que deve prestar atenção ao utilizar essa forma de pagamento.

O que é débito automático?

O débito automático é o serviço de pagamento automático de contas recorrentes oferecido por alguns bancos.

Assim, você não precisa se preocupar em pagar manualmente todas as contas.

Mas atenção: nem todas as contas podem ser pagas por meio do débito automático. As contas permitidas geralmente são: luz, água, gás, telefone, internet, IPTU e alguns outros tributos.

Veja a seguir como funciona o débito automático.

Como funciona o débito automático?

Para pagar as contas em débito automático é preciso que você autorize o banco a realizar o pagamento, por meio de sua conta corrente ou conta de pagamento. Mas antes, certifique-se de que o seu banco oferece essa modalidade de pagamento.

Para que o pagamento aconteça é necessário ter saldo em conta.

Caso contrário, a conta fica sem pagamento ou o banco usa o limite de cheque especial para realizá-lo.

As duas alternativas são ruins, já que uma deixa a conta em aberto, fazendo com que você fique inadimplente, e a outra, usar o cheque especial, pode comprometer toda a sua saúde financeira.

Lembre-se de que os juros praticados pelo uso do cheque especial são os maiores praticados no mercado. E usar o cheque especial pode aumentar ainda mais a sua dívida, causando um enorme transtorno.

O processo de cadastro de contas em débito automático acontece por meio da autorização do cliente para esta operação.  Em seguida, basta cadastrar a conta que deseja colocar no pagamento automático.

Feito isso, fique tranquilo que a conta será paga na data escolhida. Mas tenha o hábito de conferir os extratos bancários para ver se está tudo ok com esses pagamentos, heim?

Para que serve e por que optar por essa forma de pagamento?

O débito automático pode ser de grande ajuda para que você não se esqueça de pagar aquela conta.

Isso é realmente muito bom se levarmos em consideração a quantidade de informações e afazeres aos quais somos expostos no dia a dia. São tantas coisas que é muito fácil acabar se esquecendo de algum outro boleto.

Quais as vantagens do débito automático?

Confira agora todas as vantagens de se cadastrar as contas no débito automático:

  • A primeira grande vantagem do débito automático é não deixar suas contas atrasadas. Afinal, você tem a opção de cadastrar a data correta de vencimento ou datas anteriores.
  • Além disso, o fato de saber que a conta será paga por um programa automatizado, confere enorme tranquilidade.
  • A função débito automático é completamente gratuita e não possui cobranças adicionais.

Quais as desvantagens do débito automático?

Como toda e qualquer forma de pagamento, o débito automático também pode conferir algumas desvantagens aos usuários. Veja:

  • Depois que o débito automático é realizado, caso haja alguma cobrança indevida, não é possível cancelar aquele pagamento. A alternativa é ir atrás da empresa geradora do boleto para contestar e apresentar as devidas provas para correção e possíveis reembolsos.
  • Caso não tenha saldo suficiente na conta, a cobrança não se completa ou o sistema aciona o cheque especial automaticamente.
  • Como nem todas as contas podem ser cadastradas no débito automático, caso você não se organize em um app ou planilha, pode perder o controle financeiro ao deixar alguma conta para trás.

Quando o débito automático pode ser uma boa opção?

O débito automático pode ser a melhor alternativa se você deixa saldo suficiente na conta e tem o hábito de conferir seus extratos de pagamentos.

Caso contrário, as chances de se embolar financeiramente são enormes. E se você não tiver esse cuidado e disciplina, é melhor pagar as contas manualmente.

Como faço para solicitar o débito automático? Posso pagar qualquer conta com débito automático?

As contas que podem ser pagas no débito automático são: luz, água, internet, gás, telefone, mensalidades de streamings, mensalidades escolares, etc. De qualquer forma, é necessário verificar em seu banco se ele aceita essa forma de pagamento e quais as contas que podem ser cadastradas nessa modalidade.

Após essa verificação, abra o app de seu banco usando seu login e senha de acesso e procure pela opção “Débito Automático”.

Geralmente, o app do banco apresenta os tipos de contas a serem cadastradas como débito automático. Assim, basta que você escolha aquelas que são de seu interesse.

Preste muita atenção, pois algumas instituições permitem que seus clientes escolham entre o débito automático em conta e o débito automático no cartão de crédito. Nesta segunda opção, o valor da conta é debitado no limite disponível do cartão.

Da mesma forma que a conta precisa ter saldo disponível para pagamento do boleto, o cartão de crédito precisa ter limite disponível para esta operação.

Escolha a opção de débito automático desejada e confirme.

Não se esqueça de que esse cadastro deve ser feito até 1 dia útil antes do vencimento da conta. Caso contrário, o débito automático será aplicado somente a partir dos próximos meses.

Caso você queira cancelar o débito automático, o processo é o mesmo: acesse o app de seu banco, busque a opção “Débito Automático” e desmarque a conta escolhida anteriormente. Esse procedimento também deverá ser feito em até 1 dia útil, antes do vencimento da conta. Do contrário, o cancelamento será aplicado somente nos próximos meses.

Perguntas frequentes

A seguir, respondemos as principais dúvidas dos internautas sobre Débito Automático. Confira.

Débito automático cai que horas? Debita no fim de semana?

O débito automático não tem horário específico para ocorrer e pode ser descontado a qualquer momento, no decorrer das 24 horas da data de vencimento escolhida.

Se essa data de vencimento cair em um sábado ou domingo, o pagamento poderá ser descontado no dia útil anterior ou no dia útil após o fim de semana.

Débito automático: o que acontece se eu não tiver dinheiro na conta?

Caso você não tenha saldo em conta, o boleto pode ficar sem pagamento.  Assim, você fica inadimplente e dependendo da conta, seu nome pode ser encaminhado ao órgão de proteção ao crédito, SPC.

Além disso, outra opção é o uso automático do cheque especial, que também pode não ser interessante, já que os juros dessa modalidade de empréstimo são os mais altos do mercado.

Como faço para autorizar o débito automático?

A autorização de débito automático pode ser feita por meio de app, Internet Banking ou caixa eletrônico. Mas isso depende do banco escolhido.

Verifique com seu banco se o serviço é oferecido e quais as formas de cadastro.

O que é débito automático no cartão de crédito?

No débito automático no cartão de crédito, o boleto é pago com o limite disponível no cartão. Por isso, esteja atento para que o seu cartão tenha limite suficiente, no valor da conta a ser paga.

Mas vale ressaltar que nesta modalidade, há incidência de juros e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Você deve analisar se esses encargos compensam o débito automático no cartão de crédito.

Se você está em busca de pontos no cartão de crédito, pode ser que essa opção seja a ideal. Isso porque o pagamento de contas por meio do cartão de crédito pode gerar pontos no programa fidelidade. De qualquer forma, avalie se o custo benefício vale mesmo a pena para sua realidade financeira.

Antes de optar pelo pagamento em débito automático, analise bem todas as desvantagens dessa modalidade e veja se essa é realmente a melhor opção para você.

Esperamos que este artigo tenha contribuído para esclarecer as dúvidas sobre débito automático.

Acompanhe nossos artigos e até a próxima.