Como economizar no aniversário das crianças?

Saiba como fazer a festinha de aniversário do seu filho sem gastar tanto

Advertisement

Advertisement

A festa de aniversário infantil, certamente, é o momento mais esperado pelas crianças.

Afinal, esse é o momento de alegria, de brincadeiras e de aproveitar com os amiguinhos e a família, não é mesmo?

Mas uma festa infantil pode demandar gastos especiais.

Se você tem crianças e passa por isso todos os anos, saiba que este post é para você.

Aqui vamos te ajudar a organizar a festa infantil, de forma criativa, mas sem precisar gastar tanto.

Continue por aqui.

Quanto se gasta em média numa festa infantil?

Uma festa infantil pode ser simples ou sofisticada, tudo depende de seu gosto e da condição financeira.

Mas afinal, qual a média de gastos para uma festa infantil?

Uma festa para 30 pessoas com contratação de buffet infantil pode custar entre R$ 3 mil a R$ 6 mil. Mas lembre-se de que este valor é apenas uma média e pode variar para mais ou para menos, dependendo da quantidade de pessoas, dos serviços contratados e do padrão escolhido.

E o que não pode faltar em uma festa infantil?

Geralmente as festas infantis possuem decoração temática, copos, pratos e talheres descartáveis, para não causar acidentes com as crianças. Além disso, bolo e docinhos são itens quase que obrigatórios, bem como a lembrancinha.

Antes de começar a organizar a festinha infantil, você precisa definir o que quer, o local onde a festa ocorrerá e qual a quantidade de convidados.

Continue por aqui para aprender as dicas dos próximos tópicos.

Como fazer uma festa de aniversário infantil gastando pouco?

Como dissemos anteriormente, antes de começar os preparativos da festa você precisa definir a lista de convidados, o local e o tema da festa.

Se você está realmente disposto a economizar ao máximo, para os convites e lembrancinhas, terá que colocar a mão na massa.

O convite pode ser feito em um app na versão gratuita, como o Canva, por exemplo, e enviado pelo whatsapp.

Já as lembrancinhas podem ser um saquinho com pirulitos, balas e gomas de mascar ou ainda um kit com lápis e borrachas coloridos. Outra alternativa em conta são as garrafinhas pet personalizadas e com confeito colorido.

Não pode faltar brincadeiras e atividades para entretenimento das crianças, que têm forma de diversão diferente dos adultos. Mas se uma cama elástica, piscina de bolinha e animadores de festas estão fora do orçamento, você pode investir em um cronograma de atividades ao ar livre. Corridas de saco, dança das cadeiras, dentre outras brincadeiras podem ser muito divertidas.

Com relação ao cardápio, veja nossas sugestões nos próximos tópicos.

Ideias de festas criativas e baratas

É fato que fazer a festa infantil em casa economiza na decoração. Isso porque um espaço de festas, por ser muito neutro, oferece apenas o espaço vazio.

Dessa forma, uma recepção em casa pode ser mais acolhedora e mais intimista. Confira essas dicas:

  • · Esqueça os personagens: As festas temáticas de personagens de filmes e desenhos com certeza encarecem a festa. Ofereça às crianças outras sugestões, como por exemplo: praia, circo, futebol, animais, etc. Use e abuse dos balões. Atualmente, pisca-pisca, letreiros de LED e muitas lâmpadas coloridas são usados nas festas para dar um efeito especial.
  • ·  Piquenique: Um piquenique ao ar livre em um local bacana e seguro para as brincadeiras pode fazer a alegria da criançada.
  • ·  Fast-Food: Dentro deste tema você pode usar e abusar das comidinhas como cachorro-quente, batata frita, hambúrguer e sorvetes.
  • ·   Pizzaria: Vale também levar os amiguinhos mais próximos da criança para uma pizzaria ou hamburgueria. Se o preço for muito alto, você pode combinar com os pais um valor por cada criança, para que todas recebam o lanche. Assim, você se encarrega de levar o bolo e os docinhos.
  • ·   Biografia da criança: Fazer um varal de fotos da criança aniversariante desde o nascimento, além de criar um efeito visual legal, conta a biografia da criança e dispensa maiores decorações.

Com certeza, ideias e criatividade não vão faltar.

Sugestão de cardápio simples para festa infantil

Você não precisa gastar tanto em um cardápio sofisticado para uma festa infantil, pois os itens a serem servidos podem ser simples, mas igualmente saborosos. Quer ver?

  •       Cachorro-Quente: Aqui você só precisa de pão, molho de tomate, temperos à gosto, salsicha e batata palha. Vale acrescentar na lista itens que não encarece tanto como catchup e maioneses.
  •       Pão de Queijo: Você pode comprar o pão de queijo pronto em alguma padaria ou ainda comprar os congelados para assar. Escolha a opção que caiba em seu bolso.
  •       Batata Frita: Para festas infantis, a deliciosa batata frita pode ser uma boa pedida. Você pode montar pequenas porções em saquinhos de papel ou ainda potinhos de plástico.
  •     Pipoca: A pipoca deixou de ser a estrela da festa junina e já invadiu as festas infantis, com muito sucesso. Você pode servir a pipoca em saquinhos de papel ou em copos maiores.

E os doces? Confira:

  •     Brigadeiro: O mais famoso e queridinho brigadeiro não pode faltar em uma festa infantil.
  •     Pipoca Doce: De vários sabores e cores, são simples e baratas de fazer.
  •      Frutas no pote: Se preferir algo mais saudável ao invés do tradicional açúcar, uma salada de frutas pode ser uma boa alternativa.
  •     Gelatinas: Podem ser servidas em copinhos plásticos, de várias cores e sabores.
  •   Cupcakes: Você pode fazer os cupcakes tradicionais e confeitá-los à gosto das crianças: Nutella, confetes, granulados, estrelas de açúcar.

Para as bebidas: sucos, refrigerantes e água.

Escolha comprar as bebidas em uma distribuidora ou em locais que ofereçam descontos pela quantidade comprada.

Como decorar uma festa infantil sem gastar tanto?

Já para decorar uma festinha infantil é preciso mais criatividade do que dinheiro.

Confira nossas dicas:

  • Mesa do bolo: A mesa do bolo, onde estarão também os docinhos e as lembrancinhas, pode ser decorada com papel crepom ou TNT. E caso prefira, você pode usar uma toalha de mesa bem festiva.
  • Confeitos diferentes: Confeitos diferentes e coloridos podem ser usados em cima de cada docinho, por exemplo.
  • Utensílios descartáveis coloridos: Usar pratos, copos e talheres descartáveis coloridos podem encher os olhos das crianças.
  • Desenhos próprios: Se a criança gosta de desenhar, vale propor a ela fazer vários desenhos que gostaria de ter expostos na festinha. Dessa forma, é só montar um painel com os desenhos feitos e escolhidos pela própria criança.
  • Plaquinhas e máscaras: Plaquinhas pregadas no palito e máscaras podem ser confeccionadas em casa mesmo e fazem a alegria da garotada.
  • Embalagens para petiscos: Você pode fazer embalagens, tipo cone, de papel e usá-las para servir os petiscos da festinha. Por exemplo: pipoca, batata frita, mini salgado.
  • Cadeira decorada: Decorar a cadeira do aniversariante pode ser uma forma de reforçar à criança o quanto ela é especial, além de embelezar o ambiente.
  • Balas: Após escolher o tipo de decoração, compre balinhas da cor da festa e decore o ambiente. As balas podem ser expostas em potes de vidros ou outro recipiente que valorize a cor e combine com a decoração.

Viu só como existem várias opções para ajudar na decoração sem precisar alugar enfeites?

Dicas de economizar na festa infantil

Agora você já aprendeu a escolher opções econômicas para decoração, tema, local e cardápio, não é mesmo?

Agora, vamos te ajudar a se organizar para a preparação da festa.

Veja nossas dicas:

  • Planilha: Faça uma planilha e nela, coloque todas as coisas a serem compradas e anote na frente os preços.
  •   Pesquise: Não se esqueça de que a dica mais valiosa para quem quer economizar é sempre pesquisar antes de comprar.
  •   Lista de convidados: Por se tratar de uma festa econômica, analise a lista de convidados e certifique-se de que estão somente os mais próximos. Lembre-se de que quanto mais gente, mais cara a festinha.
  • Festa compartilhada: Se a criança tiver um irmão, um primo ou um amigo que faz aniversário no mesmo mês ou em data próxima, vale a pena analisarem a possibilidade de fazerem a festa juntos.
  • Tudo à vista: O ideal é comprar tudo à vista para que não reste dívidas após a festa e você entre em aperto financeiro.

No entanto, se não for possível pagar tudo à vista e for necessário o uso do cartão de crédito, veja a seguir nossas sugestões.

Dicas de cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser o seu melhor amigo, se usado com responsabilidade.

Vamos listar aqui alguns cartões de crédito sem anuidade e com bom limite para você fazer ainda hoje. Veja:

Espero que este artigo tenha ajudado a entender que é possível fazer a festa infantil, sem gastar tanto.

Não se esqueça de deixar sua avaliação logo abaixo, pois sua opinião é muito importante pra nós.

Até a próxima!