Como economizar na hora de comprar material escolar, entenda

Entenda como você poderá comprar os materiais escolares sem gastar tanto!

Advertisement

Advertisement

Janeiro chegou e é tempo de comprar a lista de material escolar das crianças.

Nesse tempo, pesquisar e comparar preços é crucial para não gastar de forma desnecessária. Aliás, vale ressaltar que em 2023, o preço da lista de materiais escolares deve estar até 30% acima do valor que foi pago em 2022.

Isso pode parecer desesperador, não é mesmo? Mas fique tranquilo.

Nós, do Estação Notícia, temos compromisso com você com seu crescimento financeiro. Por essa razão, preparamos esse artigo para te ajudar a economizar na hora de comprar os materiais escolares dos filhos.

Confira os melhores lugares para fazer a compra dos materiais escolares e nossas dicas para não gastar tanto. Fique de olho!

Quanto se gasta em média com material escolar?

O preço médio da lista de material escolar pode variar de acordo com a idade da criança e seu nível de escolaridade. Além disso, depende também da escola e do gosto pessoal das crianças.

O preço médio da lista pode variar entre R$ 80 até R$ 300,00 para crianças. Mas com pesquisas de preços é possível baratear ainda mais essa lista.

E falando em lista, você sabe quais são os itens básicos de uma lista de material escolar?

Conheça aqui os itens básicos que devem compor a lista de material escolar:

  • Caderno ou fichário,
  • Apontador,
  • Borracha,
  • 12 unidades de lápis de cor,
  • Estojo,
  • Tesoura sem ponta,
  • Cola,
  • Régua de 30 cm.

Quando a escola é particular, há ainda a inclusão de outros itens obrigatórios, como livros e apostilas.

Já nas escolas públicas, livros e apostilas são disponibilizados gratuitamente, na condição de serem devolvidos ao final do ano letivo, para que sejam usados pelos próximos alunos.

Algumas escolas possuem atividades pedagógicas e podem solicitar lápis de cor e tinta guache.

Dessa forma, verifique na escola os itens solicitados na lista. Se tiver alguma dúvida, converse com a coordenação e peça para que te explique.

Uma das formas de já começar a economizar na compra dos materiais é comprar o necessário.

O que NÃO pode ser pedido na lista de material escolar?

Mesmo com a lista solicitada pela escola, o Procon definiu uma lista com itens que não podem ser exigidos pelas escolas.

Isso acontece porque esses materiais devem ser providenciados pela própria escola e não pelos pais dos alunos.

Dessa forma, qualquer escola fica proibida, por meio de uma lei federal, a exigir determinados materiais ou cobrar uma taxa extra pelos mesmos.

Segundo a Lei 12.886/13 todos os custos com materiais e infraestrutura necessários para a prestação de serviço, devem ser embutidos no cálculo das mensalidades a serem pagas, quando a escola é particular. E se a escola é pública, não é permitida a solicitação de itens de uso coletivo.

Confira, então, a lista de matérias que não podem ser exigidos na lista de materiais:

  • Brinquedos,
  • Balões,
  • Carimbos,
  • Canetas para lousa,
  • Giz branco ou colorido,
  • Pincel atômico,
  • Copos descartáveis,
  • Pratos e talheres descartáveis,
  • Produtos de mídia,
  • Envelopes,
  • Esponjas,
  • Lenços descartáveis,
  • Fitas dupla face,
  • Fitilhos,
  • Fitas decorativas,
  • Garrafas para água,
  • Grampeador e grampos,
  • Jogos pedagógicos e outros tipos,
  • Lixeiras,
  • Maquiagens,
  • Marcador para retroprojetor,
  • Materiais de escritório,
  • Papéis em geral (fica restrito à quantidade máxima de uma resma por aluno),
  • Toner para impressoras,
  • Materiais de limpeza,
  • Medicamentos,
  • Papel higiênico.

Esteja atento caso receba a lista de materiais que contenha esses itens, pois eles não podem ser cobrados ou exigidos pela escola, conforme a lei vista acima.

Tem como conseguir material escolar de graça?

Se você é pai ou mãe, por esse período de janeiro, já com a lista de materiais escolares em mãos, certamente, você já se perguntou se é possível conseguir os materiais de forma gratuita, não é mesmo?

Mas você sabia que existe o cartão Material Escolar?

Isso mesmo, ele é conhecido como CME e é um benefício destinado aos alunos da rede pública, que são moradores do Distrito Federal. O objetivo do cartão é possibilitar aos pais dos alunos que comprem o material nas lojas credenciadas no Programa da Secretaria da Educação.

Estados como de São Paulo, por exemplo, têm programas semelhantes, que disponibilizam um auxílio para a compra de materiais escolares.

Para verificar se a sua cidade ou seu estado oferece esse benefício, entre em contato ou acesse o site da prefeitura para se informar sobre as condições.

Caso você se encaixe no perfil das pessoas que têm direito ao kit escolar do governo, a dica é baixar o app Kit Escolar Duepay.

Esse app é usado para a compra dos materiais e até uniformes, destinados à Rede Municipal de Ensino. As compras podem ser realizadas usando o QR Code. A vantagem é realizar as compras sem uso de dinheiro em espécie, somente com o saldo do app.

Ainda no app, para localizar as lojas credenciadas, é só clicar na aba “onde comprar”. O próprio app, ao identificar sua localização, te mostra as lojas que estão mais perto de você.

Onde comprar material escolar com bom preço?

A melhor forma de economizar é sempre pesquisar antes de fazer a compra.

Outro detalhe ao qual você deve se atentar é que nem sempre sai mais barato comprar toda a lista em um mesmo local.

Por isso, separamos algumas dicas seguras e confiáveis de lojas online para você fazer a compra da sua lista. Confira:

Lojas Americanas: As lojas Americanas têm o hábito de colocar vários itens das listas de materiais escolares em promoção nessa época do ano. E se você tem o cartão de crédito das Lojas Americanas, pode conseguir descontos especiais.

Lojas Submarino: A Submarino oferece condições parecidas com as das Lojas Americanas. Inclusive, se você tem o cartão de crédito Submarino, pode obter vantagens exclusivas na hora da compra. Uma das vantagens da Submarino, é que a loja oferece alguns kits prontos, que contém os itens básicos de uma lista de material, e por um preço super em conta.

Lojas Kalunga: A Kalunga é famosa no Brasil  inteiro e especializada em materiais de escritório, informática e escolar. Além da possibilidade de comprar nas lojas físicas, já que são mais de 200 espalhadas pelo Brasil, você ainda pode comprar pelo site.

Amazon: A Amazon é a loja online mais famosa do mundo inteiro. Além de confiável, um dos diferenciais é a rapidez na entrega das compras. O site possui uma categoria exclusiva de itens de papelaria e materiais de escritório e é possível encontrar muitas coisas por um bom preço.

Tilibra Express: A Tilibra é uma das marcas de materiais escolares mais famosas e o site da marca oferece muitas opções boas por preços em conta. A Tilibra entrega em todo o Brasil, porém, os prazos de entrega costumam ser um pouco maiores do que os das lojas citadas acima. Então, se você tem urgência, pode não ser a opção mais viável.

Se você quer fazer o cartão de uma dessas lojas, clique aqui.

E como estamos aqui para te ajudar a facilitar esse momento, deixaremos aqui outra sugestão de cartão de crédito com bom limite e de fácil contratação. Clique aqui para acessar.

Dicas de como economizar na compra dos materiais escolares

Veja agora as dicas que preparamos para você economizar na hora de comprar os materiais escolares.

Reveja o material que foi usado no ano anterior. Há algo que possa ser reutilizado, reciclado? Se sim, é uma boa pedida. Sempre sobra alguns lápis, canetas e outros objetos que podem ser reutilizados no ano seguinte. Se seus filhos estudam em escolas particulares, em que são necessárias a compra de livros e apostilas, a dica é verificar com os pais das crianças das séries e anos à frente a possibilidade de doação ou até mesmo venda mais barata dos materiais.

Uma ótima dica é fracionar a compra dos materiais escolares ao longo do ano, à medida que encontra promoções nas lojas. Essa medida, além de te fazer economizar, diminui muito os gastos com a lista do início do ano.

Veja a possibilidade de comprar livros usados pela internet. Sites como Estante Virtual, por exemplo, oferecem livros por preços em conta e em excelente estado. Sempre veja o estado de conservação dos livros antes da compra.

Comprar itens de papelaria e materiais escolares pelo atacado é sempre mais barato. No entanto, os valores compensam somente para compras em grande quantidade. A solução é conversar com outros pais para o rateio da compra. Pode valer a pena para todos.

Sempre que puder, compre à vista e negocie descontos. Caso a loja seja inflexível nesse ponto e você esteja muito apertado, a opção pode ser usar o cartão de crédito. Confira em nosso blog algumas dicas de cartões de crédito sem anuidade que podem te ajudar nesse momento.

Verifique se os itens pedidos são mesmo usados pelos alunos e fique atento aos itens que não podem ser exigidos pelas escolas.

Comprar material escolar no fim do ano letivo pode compensar muito mais do que no início do ano letivo. Vários materiais podem ser comprados antecipadamente e por preço bem mais baixo que no ano letivo. É o caso de apontadores, lápis, borrachas, colas, estojos, mochilas, etc.

Dica de ouro: nunca leve a criança para comprar com você.  Crianças gostam de produtos da moda, o que pode encarecer a lista de compras. Além disso, dá para comprar cadernos comuns e customizar em casa a capa dos mesmos.

Se as marcas são muito importantes para seu filho, procure negociar com a criança. Seja transparente quanto à situação financeira. Uma boa dica é negociar a compra de mochilas e lancheiras dos personagens, por exemplo, e o restante do material comum.

Evite comprar os materiais em lojas não especializadas, pois os preços praticados podem ser muito maiores.

Como você pode perceber, o planejamento e a compra com antecedência são a chave do sucesso para não gastar tanto.

Mas se por alguma razão você não conseguiu se programar e realizar as compras antecipadamente, ainda assim há meios de não gastar tanto na compra da lista.

Espero que nosso artigo tenha te ajudado.

Deixe sua avaliação logo abaixo. Sua opinião é muito importante para nós.

Até breve!