Cartão Private Label

Entenda como funciona um cartão Private Label

Advertisement

Advertisement

São muitas as formas de pagamento existentes no mercado hoje. Uma delas é o cartão Private Label.

Os cartões Private Label são oferecidos por empresas ou varejistas para serem utilizados somente nas lojas daquela marca. Os cartões Provate Label são mais conhecidos como “cartões de loja”.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de cartões de crédito e serviços, os pagamentos com cartões aumentaram em 36,5% só no primeiro semestre de 2022. E isso tem acontecido porque aumentou o número de brasileiros com acesso aos serviços bancários.

Se você é dono de empresa ou cliente de uma determinada marca, saiba que pode se beneficiar dos cartões Private Label.

Para entender mais sobre como   se beneficiar dos private label, continue a leitura deste artigo.

O que é cartão Private Label?

Como dissemos anteriormente, o cartão Private Label é um tipo de cartão de crédito que só pode ser utilizado nas lojas da rede que o oferecem.

Lembra dos carnês e dos crediários? Pois é, a ideia dos cartões Private Label é substituir esses sistemas de carnês e crediários. Trata-se de um meio de pagamento muito mais seguro para as empresas.

Geralmente, os private label não têm vínculo com as bandeiras tradicionais. Por esta razão, não pode ser utilizado fora do estabelecimento que o oferece.

O cartão de crédito Private Label geralmente é emitido por alguma empresa de financiamento comercial e oferecido aos clientes por lojas específicas.

Com o cartão Private Label é mais fácil traçar estratégias específicas de marketing, como por exemplo, lançar um cartão fidelidade, programas de desconto e ofertas exclusivas que estimulem os clientes a comprarem na loja.

Private Label ou White Label?

Muitas pessoas confundem o cartão Private Label com o cartão White Label.

Mas saiba que há diferenças entre as duas modalidades de cartão.

O Private Label não pertence a nenhuma bandeira e é oferecido por uma empresa para compras que só podem ser realizadas nos estabelecimentos de sua marca própria.

Já o White Label é conhecido como cartão híbrido ou co-branded. O White Label conta com uma bandeira e pode ser usado em outros estabelecimentos que não sejam da marca que o oferece. Ou seja, o White Label pode ser usado em qualquer estabelecimento que possua maquininha de cartão e aceite a bandeira.

Mas o que o Private e o White Label têm em comum? O fato de levarem o mesmo nome da empresa que o disponibiliza. Isso significa que se você encontrar um cartão com o nome daquela loja, ele pode ser private ou White. E é possível saber essa informação estando atento antes da contratação.

Vale ressaltar que o cartão White label ainda oferece possibilidade de gerenciamento por plataformas e aplicativos das instituições financeiras.

Vantagens do Private Label para o usuário

Se você acredita que o private label não é uma boa opção por ser utilizado somente em uma marca específica de loja, saiba que existem muitas vantagens em ter um cartão dessa modalidade.

Apesar das transações estarem restritas à uma marca específica, com o private label você pode:

– Pode fazer compras em todas as lojas da rede do cartão. Se essa rede possui lojas no exterior, as compras também são válidas.

– O limite de crédito é definido pela rede varejista.

– O cartão é disponibilizado sempre na função crédito.

–  Você pode aproveitar descontos e promoções exclusivas com o pagamento pelo cartão private label.

Vantagens do Private Label para o varejista

Se você é dono de uma empresa varejista, entenda que oferecer um cartão private label aos clientes pode compensar e trazer muitos benefícios aos seus negócios. Veja:

– Fidelização de clientes,

– Diminuição de custos,

– Fortalecimento da marca no mercado,

– Aumenta o engajamento do cliente com a marca,

– Aumenta o ticket médio das vendas,

– Otimiza os processos de pagamento,

– Aumenta a receita.

Por meio de plataformas especializadas, sua empresa pode oferecer aos clientes o cartão private label e serviços como: conta digital, serviços de pagamentos e TED.

Principais cartões Private Label

Os cartões Private Label podem ser oferecidos por meio de algumas administradoras. Separamos algumas para que você conheça:

– SG Sistemas,

– Trade Cred,

– Totvs,

– Super Card,

Antes de fechar contrato com a administradora, não se esqueça de analisar as condições oferecidas por cada uma delas.

Quem pode emitir cartão Private Label?

Qualquer empresa que queira se beneficiar do estreitamento das relações com os clientes pode criar um cartão private label.

No entanto, alguns segmentos de mercado específicos costumam oferecer este tipo de cartão. Veja quais são:

– Lojas de departamento,

– Rede de lojas de uma determinada marca,

– Rede de farmácias,

– Rede de petshops,

– Postos de combustível,

– Rede de supermercados,

– Lojas de varejo e atacado.

Tudo depende do fluxo de consumidores de seu estabelecimento. Se você costuma ter clientes fiéis que priorizam as compras em seu estabelecimento, ou cartão private label pode ser uma boa pedida.

Private Label vale a pena?

Mas afinal de contas, um cartão private label vale mesmo a pena?

Se sua empresa é de médio ou grande porte e costuma oferecer condições exclusivas para os clientes, um private label pode ser uma excelente alternativa.

Mas saiba que isso não é tudo o que você deve avaliar antes de optar por oferecer um cartão private label. O ideal é que se faça um estudo especializado para entender qual o impacto do oferecimento do cartão private label na fidelização dos clientes à marca. Essa análise permitirá obter uma visão do negócio a longo prazo.

Análise feita, não se esqueça de verificar se as opções de administradoras disponíveis no mercado atendem sua região e são capazes de suprir as necessidades de sua empresa. Afinal, antes de trazer o tão esperado lucro, o private label vai representar um gasto e exatamente por isso, deve ser bem planejado.