Seu cartão de crédito foi cancelado? Entenda os motivos

21/05/2021 às 10:23
Quando o banco cancelar seu cartão de crédito é uma situação muito desconfortável, mas às vezes você fica confuso do motivo disso. Geralmente, a resposta está no contrato, contudo, se você achar que houve injustiça, é importante conversar com um advogado.

Publicidade

Se você quer entender melhor o motivo pelo qual os bancos estão cancelando cartões de crédito, então leia até o final e tire todas as suas dúvidas!


Publicidade

No Brasil, milhares de pessoas utilizam os cartões de crédito diariamente. Afinal, o cartão é uma ferramenta que traz comodidade e agilidade para a vida de todos que o utilizam. Além disso, garante certa segurança, uma vez que, com ele, não é necessário carregar dinheiro vivo.

Já imaginou precisar utilizar o seu cartão de crédito para realizar compras e, ao passá-lo na maquininha, descobrir que a instituição responsável o cancelou? É isso que está acontecendo com diversas pessoas no país desde o início do ano.


Publicidade

Quais os principais motivos de cancelamentos de cartões?

Os bancos estão cancelando cartões de crédito por diversos motivos. O primeiro, como falado anteriormente, é a inatividade da conta.

Afinal de contas, o banco não possui nenhuma vantagem em manter uma conta aberta, se esta não é movimentada por um longo período. Por isso, essa é uma das regras que entram na política de vários bancos no Brasil.

Além disso, outro motivo que também pode acarretar o cancelamento do seu cartão de crédito é a falta de pagamento das faturas.

Muitos bancos alegam que a inadimplência é um dos principais motivos para a realização dos cancelamentos, como forma de cancelar a concessão de crédito mesmo após o pagamento da dívida.

Isso acontece por conta da queda no Score do cliente (índice utilizado para medir o quão bom pagador é o consumidor, baseado em seu histórico de compras).

Um motivo muito importante, e que os bancos estão procurando estarem cada vez mais atentos, são as transações suspeitas. Essas transações dizem respeito às movimentações incomuns que acontecem na conta do usuário.

Por exemplo, se o consumidor costuma gastar 2 mil reais mensalmente, e logo o banco identifica compras muito superiores a este valor, já se torna uma transação suspeita. O monitoramento de transações suspeitas em cartões de crédito pelos bancos auxilia na identificação de atividades ilegais e fraudes.

Como funcionam as políticas de cancelamento?

A maioria dos bancos já possui a sua própria política de cancelamento de cartões, que determina em quais casos poderá haver o cancelamento da conta de forma automática. Essas políticas de cancelamento do cartão de crédito estão descritas no contrato que você assinou ao solicitar o cartão. Por isso, é fundamental ler sempre com bastante atenção todo o contrato antes de assinar.

Nessa seção do documento, a empresa descreve as situações em que ela poderá cancelar ou bloquear o cartão de crédito. Em geral, sempre há o termo que especifica o prazo mínimo que você ou o banco pode cancelar o contrato sem especificar o motivo, sendo o mais comum 30 dias de antecedência.

Enquanto isso, o contrato deve deixar claro as situações em que o banco poderá cancelar seu cartão sem dar qualquer aviso. É comum que atividade ilegal, inatividade, inadimplência e deteriorização do perfil de risco sejam os motivos que o banco se reserva o direito de cancelar seu cartão imediatamente.

Lembrando que não é porque o banco deixou claro que em tal hipótese ele poderá cancelar seu cartão sem aviso que está certo. Pode acontecer do motivo apresentado não ser permitido pela legislação vigente.

Quais bancos possuem políticas de cancelamento 

Nubank

No Nubank, seu cartão pode ser cancelado por: não pagar a fatura, não usar o cartão por 12 meses seguidos, restrição cadastral e creditícia no nome do titular, movimentações ilegais ou contra os termos do contrato, uso de propriedade intelectual sem autorização, comercialização não autorizada, uso de palavras ou materiais ofensivos no relacionamento com o Nubank e por falecimento, interdição judicial ou insolvência do titular.

O Nubank também pode cancelar seu cartão a qualquer momento e sem especificar motivo mediante aviso com 5 dias de antecedência.

Banco Inter

O Inter pode cancelar seu cartão caso: descumpra o contrato, irregularidades no cadastro, vantagem indevida no sistema do Banco Inter e deterioração do perfil de crédito.

Importante destacar que o contrato do Inter não estabelece um período mínimo que o banco deve te notificar caso ele cancele o contrato e seu cartão sem motivo específico.

C6 Bank

Os motivos que o C6 Bank pode cancelar seu cartão são, de forma geral, atividades ilegais, restrição no nome, irregularidade no cadastro no banco ou na Receita Federal, falência, cancelamento da conta no C6, movimentação fraudulenta e deixar de pagar a fatura.

O banco também se reserva o direito de cancelar o cartão sem motivos específicos com aviso de 30 dias de antecedência.

Credicard

Em caso de atraso, sem pagamento do valor mínimo, seu Credicard pode ser cancelado ou bloqueado. 

Outros casos são: por inatividade (6 meses seguidos), usar o cartão ou o programa de recompensas fora das regras do contrato, falecimento do titular do cartão Credicard, utilização indevida do cartão (como usá-lo em estabelecimento em que for sócio) e não sanar irregularidades no CPF (quando houverem).

No contrato, a Credicard informa que poderá cancelar seu cartão sem especificar um motivo com 15 dias de antecedência.

O que acontece no caso de suspeita de fraude?

O banco tem noção do seu nível de gastos, renda e outros critérios complexos para identificar transações fraudulentas, tanto para sua proteção quanto para interceptar atividades ilegais.

Assim, após o sistema alegar suspeita de fraude, o banco deverá ligar para o titular para colher esclarecimentos antes de bloquear, do contrário eles não podem fazer isso. Aliás, a medida comum em suspeita de fraude é o bloqueio do cartão, não o cancelamento.

Como saber se o cartão de crédito foi cancelado?

Existem algumas formas para saber se o banco cancelou ou não o seu cartão. Uma delas é tentar fazer login no aplicativo do seu banco. Atualmente, todas as instituições bancárias possuem o internet banking que você pode acessar pelo App. Se o seu usuário e senha não funcionarem, informando uma mensagem de erro, muito provavelmente o seu cartão está cancelado.

Outra forma muito eficiente de consultar se o seu cartão está cancelado é ligando na central de atendimento da instituição bancária. Normalmente, os contatos constam no verso do cartão para facilitar o acesso. Dessa forma, você poderá sanar todas as dúvidas, inclusive sobre o motivo do cancelamento, caso tenha realmente acontecido.

Como não ter meu cartão cancelado?

Para evitar transtornos relacionados ao cancelamento do seu cartão de crédito, é importante estar atento a algumas dicas.

Primeiro, não esqueça de utilizar seu cartão, pois a falta de movimentação financeira pode transparecer inatividade. Com isso, o banco entenderá que não há interesse em sua utilização, podendo ocorrer o cancelamento.

Fique atento às movimentações do seu cartão. Se observar alguma movimentação suspeita realizada sem o seu consentimento, entre em contato com a instituição bancária.

O banco utiliza essas informações para detectar possíveis fraudes, o que pode te deixar sem o seu cartão de crédito. Analise sempre os seus gastos, de modo a tê-los sob o seu controle.

Como ativar novamente o cartão de crédito cancelado?

Primeiramente, é importante compreender que nem todas as instituições permitem a reativação do mesmo cartão que foi cancelado, por questões de segurança. Dessa forma, ela permite que o cliente preencha uma nova proposta, para uma nova solicitação, que irá gerar um cartão diferente do anterior. Aliás, em caso de declaração de roubo ou perda, esse critério é quase unânime.

Mas, ainda assim, há instituições que permitem a reativação do cartão de crédito em até 180 dias da data do cancelamento. Basta ligar na Central de Atendimento e fazer a solicitação. A atendente te orientará sobre a possibilidade de reativação, e os procedimentos a serem feitos em seguida.

Enfim, agora que você já sabe por qual motivo os bancos estão cancelando cartões de crédito, e como evitar, é só seguir as nossas dicas, e evitar transtornos.

Cartão N Card.
Mais Opções

Cartão Banrisul Visa Infinite

Próximo Cartão

SCR, SPC/Serasa e Cadastro Positivo são iguais?

Mais opções para você

Buscando cartão

0