Cartões contactless: Lista de cartões de crédito por aproximação

26/06/2020 às 17:17
Neste post você vai entender por que os cartões de credito por aproximação despertam a curiosidade e atraí tanto a atenção e interesse das pessoas.

Publicidade

​​Banco do Brasil bateu recorde em emissão de cartões por aproximação em meio a pandemia.


Publicidade

A tecnologia é uma novidade para usuários que conseguem pagar uma conta sem precisar inserir ou passar o cartão de crédito na máquina e não tem necessidade de senha.

Como o próprio nome já diz, basta aproximar este modelo de cartão nas maquininhas ou terminais que o aceitem e pronto. Pagamento efetuado com sucesso. Consequentemente, menos tempo de espera e mais praticidade.


Publicidade

Além disso, os cartões por aproximação usam a tecnologia que está na moda: NFC (Near Field Communication) que, em português, pode ser traduzido como “comunicação de campo próximo”.

Ela utiliza um sistema de criptografia que muda a cada transação e permite que apenas um código seja enviado do cartão ao terminal junto às informações da conta, sem mais “intermediários”, o que dificulta golpes como clonagem e acesso aos dados do cliente.

Segundo o Presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul, João Pedro Paro Neto:

 “O Brasil tende a se tornar, em um curto espaço de tempo, o maior mercado do mundo de pagamentos por aproximação. Hoje, essa modalidade representa menos de 1% das transações, mas a evolução é muito rápida. No Chile e na Costa Rica, em um ano e meio, o NFC passou da metade do total de operações”n

O que é um cartão contactless?

A tecnologia Contactless (sem contato) surgiu como uma forma de praticidade na hora de efetuar pagamentos.

Quem possui o cartão Contactless consegue efetuar suas  compras apenas aproximando o cartão da maquininha, sem precisar inseri-lo. Tanto para crédito como para compras no débito.

Os cartões e máquinas que possibilitam esse tipo de pagamento contam com um chip e uma antena de radiofrequência (RFID). São eles que permitem que a transação seja feita sem fio com o terminal de pagamentos.

A nova tecnologia, também conta com dispositivos de segurança bastante específicos.

Cada transação realizada com a NFC gera uma espécie de criptografia, que protege os dados do cliente e os do cartão, oferecendo maior segurança para o usuário.

Como pagar com cartão contactless?

Primeiramente é necessário saber se a maquininha possui o símbolo contactless, depois é só aproximar o cartão a menos de 4 centímetros de distância do leitor de pagamento das maquininhas, dependendo do valor, não precisa nem de senha, depois  e só aguardar o bip de confirmação da transação e pronto, pagamento concluído.

Como funciona o cartão por aproximação?

O pagamento por aproximação acontece por meio de uma tecnologia chamada NFC.

Sendo assim, só é possível realizar uma transação se dois dispositivos estiverem próximos um do outro.

Agora até cartões estão aderindo à tecnologia de pagamento por aproximação. E vários bancos e fintech, já possuem cartões com NFC.

Dessa forma, não será mais preciso inserir o cartão na maquininha ou digitar a senha. Basta aproximá-lo da máquina que tenha também NFC.

Com tecnologia é possível efetuar pagamentos por meio do celular, pulseira e até com o cartão, apenas aproximando da máquina de cartão.

Também não é preciso digitar a senha, exceto em alguns casos em que o valor da transação é muito alto que, por questão de segurança, é pedido a senha.

O cartão por aproximação funciona da seguinte forma:

  • Verifique se a maquininha do estabelecimento aceita a função contactless;
  •  O lojista informa a opção de pagamento e o valor da compra na máquina;
  • O cliente comunica ao lojista se deseja utilizar a forma de pagamento no débito ou crédito;
  • Aproxima o cartão do terminal e se caso for necessário devido ao valor da compra digita a senha;
  • Em segundos, pagamento realizado!

Quais são os bancos com cartões Contactless?

Atualmente no Brasil nos temos os seguintes bancos e fintech que possuem cartões que oferecem a função Contactless, confira abaixo:

  • Santander;
  • Banco Original;
  • Banco Inter;
  • Banco Safra;
  • Banco do Brasil;
  • Itaú;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Nubank;
  • Neon;
  • Entre outros.
Mais Opções

Nubank ou Modalmais: Guia comparativo 2021

Próximo Cartão

Como funciona a conta universitária com cartão do Bradesco?

Mais opções para você

Buscando cartão

0