Boleto Bancário: o guia com as dúvidas mais frequentes sobre o boleto

Advertisement

Primeiramente, você sabia que o boleto é a melhor opção de pagamento para 75% dos consumidores? Então, se você tem dúvidas relacionada ao boleto bancário, você está no lugar certo! Este artigo é perfeito para você

Afinal o que é um boleto bancário?

O boleto bancário é o nome da cobrança que pode ser paga em qualquer instituição financeira ou estabelecimento conveniado.

Além disso o boleto bancário é uma outra opção de pagamento, talvez seja até a mais utilizada, pois este método atende quem não possui cartão de crédito ou conta bancária, ou seja, é uma alternativa prática e principalmente econômica.

Mas não se esqueça que os boletos possuem data de vencimento e caso você não efetue o pagamento dentro prazo será necessário solicitar outro, porém você irá pagar com juros referente aos dias de atraso e em alguns casos você consegue autorizar o pagamento após o vencimento

Existe diferença entre os boletos?

Então, nesse meio financeiro existe diversas possibilidades de pagamentos e com o boleto não seria diferente.

No mercado de pagamentos as empresas trabalham com diversos tipos de boletos bancários, pois desta forma conseguem possibilitar mais opções de para seus clientes.

E cada boleto possui características e funcionalidades diferentes para assim atender as necessidades dos consumidores.

Boleto registrado: esse deve ser registrado pela instituição financeira, ou seja, registrado pelo banco. A sua funcionalidade é bem prática, o banco recebe uma remessa com os boletos e, logo faz o registro dos dados do boleto, que são: código de barras, vencimento, valor, CPF ou CNPJ, entre outras informações.

Boleto sem registro: esse é ao contrário, pois não há relação com banco, ou seja, a empresa que realização a emissão do boleto diretamente para seu cliente. E essa versão oferece juros mais baixos e possibilita alterações sem custo e muitas burocracias.

Boleto recorrente: essa dispensa a emissão mensal, pois esse modelo permite apenas um registro da cobrança de maneira repetida com as mesmas datas de vencimentos.

Carnê de pagamentos: muitos chamam de carne, mas ele também é uma espécie de boleto, é usado principalmente pelas empresas que trabalham com compras parceladas.

Qualquer pessoa pode emitir boleto bancário?

Não. Pois é, necessário ser pessoa física e possuir uma conta bancária, seja tradicional ou digital e empresas também podem realizar a emissão de boleto.

E como se faz a emissão de boleto?

A princípio, fazer a emissão de boleto é fácil, principalmente para os usuários que estão acostumados a mexer nos aplicativos, pois hoje me dia, os app oferecem a opção de gerar boleto.

E como fazer a cobrança através do boleto bancário?

Assim como a emissão fazer a geração de boleto é através do aplicativo da conta ou você terá que entrar em conta com a sua agência e solicitar orientações.

O que é depósito bancário?

Então, o depósito é quando “enviamos” dinheiro para uma conta e não necessariamente precisa ser a sua conta, ou seja, quando você envia dinheiro para o banco, significa que você fez um deposito.

E o depósito funciona de duas maneiras:

  • Direto na boca do caixa (através de envelope);
  • Transferência bancárias.

Dúvidas frequentes

Como gerar boleto no Nubank?

É muito simples. Siga o passo a passo:

  • Abra o aplicativo do Nubank em seu celular, após encontre a opção (depositar) e clique nela;
  • Na aba seguinte, clique em (Gerar um boleto de depósito);
  • Digite o valor do depósito, que deve estar entre R$20 e R$15.000. Depois clique no ícone de “seta para o lado” para prosseguir.
  • E pronto seu boleto foi gerado com sucesso. Normalmente o pagamento leva em média de três dias úteis.

Gerar boleto Santander?

Já o Santander lançou uma página exclusiva para realização de emissão, ou seja, uma página para gerar boleto, até os que estão vencidos e o melhor de tudo é que o site calcula as taxas e atualiza o valor para você.

Como depositar na conta Nubank?

É bem simples, basta você acessar seu aplicativo e clicar em depositar, após escolher:

  • Bboleto;
  • TED;
  • PIX.

Pronto deposito realizado com sucesso.

Como depositar no banco Inter?

Já no banco Inter é possível realizar o deposito em diversas maneiras como Via Pix, TED e DOC, boleto bancário, cheque e Inter Pag.

Com boleto bancário é necessário acessar o app do banco e  ir na opção depósito por boleto, após inserir o valor desejado e definir a data de vencimento.

Pronto.

Como depositar no C6 bank?

É bem simples, pois você pode depositar o dinheiro apenas gerando o boleto através do aplicativo.

É necessário abrir o app e ir em (trazer dinheiro), em seguida (depósito por boleto) e seguir as orientações passo a passo que o banco irá solicitar.

Considerações finais

Enfim, não se pode negar que o boleto bancário se tornou uma das formas de pagamento mais práticas e fácies. Portanto as empresas e pessoas físicas acabam oferecendo esse método de pagamento para facilitar as compras aos clientes.

E na hora que você for gerar ou emitir o boleto, é importante verificar se o aplicativo ou site é seguro para fazer esse procedimento.

Gostou deste artigo?

Comente e compartilhe com seus amigos e fique de olho no próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *