Bancos que oferecem financiamento estudantil

Autor: Estação

Atualização:


Confira a lista
Financiamento estudantil

Os estudantes podem ter os bancos como seus melhores aliados. Isso porque as instituições financeiras oferecem opções de serviços com a intenção de favorecer os estudantes, especialmente, nas mensalidades de faculdades e cursos técnicos.



Se você é estudante ou já, já estará dentro de uma universidade, neste post você vai conhecer quais são os bancos que oferecem financiamento estudantil para este ano de 2022 e, provavelmente em 2023 também.

Vale ressaltar que o financiamento estudantil é como um empréstimo. Se você entrou ou vai entrar numa universidade e tem poucos recursos para se manter, é possível assinar um contrato com alguma instituição, ou seja, um banco.

Daí é uma via de mão dupla: o banco te ajuda, te empresta o dinheiro e você estuda. Depois de formado, entra no mercado de trabalho e começar a pagar o seu financiamento estudantil.

O banco poderá se comprometer em paga a mensalidade integral do seu curso, ou parte dela, e você, se compromete a pagar.

É preciso lembrar que as formas de financiamento estudantil variam de acordo com cada instituição bancária. Em muitos delas, o estudante só precisa pagar a dívida após a conclusão do curso.

Quais são bancos que oferecem crédito estudantil?

Vamos apresentar 4 instituições financeiras que oferecem crédito financeiro para você cursar sua universidade. Há muitas outras que posteriormente iremos também trazer aqui.

  1. Caixa ou Banco do Brasil: oferecem o FIES – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior. Trata-se de um programa criado pelo Ministério da Educação – MEC. Para conseguir, o estudante precisa assinar contrato com alguma instituição financeira. Por este financiamento, o estudantil só começa a pagar após a conclusão do curso, e a taxa de juros é bem baixa: 3,4% ao ano.
  2. Crédito Universitário Bradesco: para essa solicitação é preciso que o estudante abria uma conta corrente no Bradesco, solicite uma declaração de aptidão na faculdade, depois se encaminhar a uma agência e fazer a solicitação do crédito que financia até 100% do valor do semestre, e o estudante tem até 12 meses para pagar. Além disso, o valor é debitado automaticamente da conta corrente, e a primeira parcela fica válida a partir de 30 dias, depois da assinatura do contrato com o Bradesco.
  3. Santander Universidades: oferece algumas linhas de créditos, entre elas o Credi Universidade que funciona como um empréstimo para o estudante poder comprar materiais e computadores. Deve-se ser um correntista Santander e se dirigir a uma agência para fazer uma análise de crédito, e o exclusivo para estudantes do curso de Medicina que financia a quarta mensalidade em diante com taxas a partir de 1,39% ao mês.
  4. Crédito PRAVALE Itaú (correspondente bancário do Andbank e da BV Financeira): Para solicitar o crédito do PRAVALER 2022, o estudante vai precisar de um fiador, com renda de pelo menos um salário mínimo e comprovar renda de 2,2 vezes o valor do curso e não ter restrições na documentação.

É possível financiar cursos universitários?

Existem sim alguns financiamentos para você fazer seu curso universitário.

Conheça 3 tipos de financiamentos

  1. Financiamento público: o FIES é do Governo Federal. A taxa anual de juros é de 6,5%. Ao conseguir esse financiamento, o estudante precisa pagar, a cada 3 meses, uma parcela de no máximo R$ 150,00 para custear os juros do financiamento. Assim que se formar, há um prazo de carência de até 18 meses para só então começar a pagar o empréstimo.
  2. Financiamento com crédito privado: um dos maiores financiamentos privados é o
    o Pravaler. O programa ainda pode ser usado para parcelar mensalidades de outros tipos de cursos, como cursos técnicos, pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado.
  3. Financiamento bancário: são os bancos particulares que oferecem financiamento da totalidade ou parte do curso.
Mais Opções

Como cadastrar e desbloquear a senha digital da Caixa?

Próximo Cartão

Ficou mais fácil comprar iPhone: saiba quais bancos oferecem facilidades

Sobre o Estação

O Estação oferece respostas às suas dúvidas sobre cartões de crédito e contas digitais. O portal quer que você tenha certeza de que está tomando uma boa decisão. Siga o Estação no Google News.

Atenção: Para analisar pedidos de cartões de crédito, as instituições financeiras levam em consideração o perfil financeiro do consumidor. Por isso, é possível que um pedido seja negado em uma instituição financeira e aprovado em outra, já que cada uma usa critérios próprios para avaliação.

Mais opções para você