Ainda vale a pena usar cartão de débito?

Se você deseja saber se o cartão de débito também possui benefícios como o de crédito, leia este artigo.

Advertisement

Advertisement

Já sabemos que os cartões de crédito e de débito são os principais meios de pagamento utilizados pelos brasileiros.

Mas será que existe vantagem em usar o cartão de débito? Será que existe programa de recompensa para cartão de débito?

Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo deste artigo.

Por isso, continue por aqui e boa leitura!

Qual a diferença entre cartão de crédito e cartão de débito?

Compreender a diferença entre débito e crédito é essencial para a boa administração das finanças.

Tanto o cartão de crédito como o de débito têm suas particularidades e oferecem vantagens aos clientes, mas cada um à sua maneira.

O cartão de crédito permite que o cliente use um limite oferecido pelo banco, já que usa uma linha de crédito pré-aprovada. Assim, ao solicitar um cartão de crédito, o cliente tem suas informações analisadas, pois é com base em seu perfil e histórico financeiro que o limite será concedido. No ato da contratação do cartão de crédito, o cliente se compromete a pagar a fatura com o valor utilizado todos os meses.

Além disso, o cartão de crédito conta com pagamento de juros quando há atrasos no pagamento da fatura e tarifas diversas, que podem ser cobradas de acordo com o contrato vigente. Em muitos casos, há ainda a cobrança da taxa de anuidade para que o cliente possa usufruir dos benefícios daquele cartão.

Já o cartão de débito é mais fácil de conseguir, pois não exige aprovação da análise de crédito. Inclusive, a maior parte das contas bancárias já disponibilizam o cartão de débito só pelo fato de o cliente ter uma conta aberta.

Assim, o cliente realiza uma compra e ao pagar no débito, o valor é descontado diretamente da conta bancária, na hora da compra. Isso significa que não há fatura para ser paga depois.

Lembre-se de que para que a compra seja concluída é necessário ter dinheiro em conta. Alguns bancos disponibilizam o cheque especial como uma forma de apoio ao crédito da conta. Nesse caso, mesmo sem ter dinheiro em conta, a compra é aprovada com o crédito do cheque especial. No entanto, o cheque especial tem cobrança de juros, quando é utilizado e vale a pena prestar atenção neste fato, já que o uso desse valor de forma irresponsável pode levar às dívidas.

A grande vantagem do cartão de débito é a possibilidade de gastar somente aquilo que existe na conta, o que evita o endividamento.

Quais as vantagens do cartão de débito?

A primeira e mais evidente vantagem do cartão de débito é a segurança. Isso porque com o cartão de débito, você não precisa andar com dinheiro em espécie ao sair de casa.

Além disso, praticamente todos os estabelecimentos hoje já aceitam cartão de débito. Essa alta aceitação também facilita as compras com desconto, por exemplo, já que muitos estabelecimentos oferecem preços melhores para pagamento em débito.

O cartão de débito também é o melhor amigo de quem deseja se planejar financeiramente, pois evita que a pessoa gaste mais do que ganha.

Alguns bancos e bandeiras de cartões também oferecem ao cliente a oportunidade de pontuar suas compras, mesmo usando o cartão de débito. Obviamente, essa pontuação é menor do que a oferecida nos cartões de crédito, mas ainda assim pode ser vantajosa aos usuários de débito.

Como você pode notar, existem vantagens em ter cartão de débito sim.

Quais as desvantagens do cartão de débito?

Como mencionamos anteriormente, alguns bancos disponibilizam o cheque especial, oferecendo um limite mais alto do que o valor existente na conta e isso pode ser um perigo.

Para que você entenda melhor, observe que o uso do cheque especial implica em cobrança de juros no pagamento. Ou seja: você não paga somente o valor que usou de empréstimo e sim, uma taxa a mais pelo serviço utilizado.

Assim, o cheque especial deve ser usado somente em caso de extrema necessidade e com a certeza de que no tempo hábil, o valor será pago.

Além disso, o cartão de débito não oferece possibilidade de parcelamento. Só é possível comprar na função débito se a compra acontecer à vista.

Outra desvantagem apontada pelos clientes é o vínculo bancário. Para ter um cartão de débito é preciso estar vinculado a algum banco. É diferente do que ocorre com o cartão de crédito. Para obter um cartão de crédito, não necessariamente você precisa ter uma conta naquele banco.

Existe programa de recompensas para cartão de débito?

Como dissemos anteriormente, alguns bancos e operadoras de cartões oferecem programas de acúmulo de pontos sempre que uma compra é realizada.

Antes de sair fazendo compras, você precisa verificar com o banco ou operadora do seu cartão sobre a existência de algum programa de pontuação ou benefícios.

Um exemplo famoso que podemos encontrar facilmente no mercado é o Mastercard Surpreenda. Programa de fidelidade da bandeira Mastercard que pontua os clientes a cada compra realizada com o cartão de crédito e também com o cartão de débito.

É possível inclusive acumular milhas por meio do cartão de débito, sabia? Para isso, basta solicitar o acúmulo de milhas em seu CPF no ato de uma determinada compra. Isso é possível em sites como o HotMilhas, por exemplo. Só não se esqueça de consultar com o emissor do cartão se essa transação for possível.

Mas afinal de contas, ainda vale a pena ter cartão de débito?

Se olharmos pelas vantagens listadas nos tópicos anteriores, sim, vale a pena sim.

Até mesmo por causa da segurança, por não precisar sair de casa com dinheiro em espécie. Além do mais, o cartão de débito nos obriga a fazer compras mais conscientes, já que o valor é debitado da conta na hora.

Se você está com nome sujo ou baixo score e ainda não conseguiu o tão sonhado cartão de crédito, aproveitar o cartão de débito é a solução. Aliás, o cartão de débito associado a outros bons hábitos financeiros como pagar as contas em dia e quitar as dívidas, pode até mesmo te ajudar a conseguir crédito no mercado.

De qualquer forma, antes de escolher entre débito e crédito, você precisa fazer uma análise de sua vida financeira. Dê uma olhada em seu orçamento doméstico e levante todos os gastos mensais e quanto entra. Não se esqueça de analisar todas as despesas, até aquelas pequenas. Lembre-se de que é por meio das pequenas despesas, que parecem inofensivas, que o seu dinheiro vai embora.

Só depois dessa análise será possível avaliar qual é o tipo de cartão ideal para seu perfil.

Aproveite e veja outros artigos neste blog. Nossa missão é trazer os melhores e mais completos conteúdos para que você otimize suas finanças.

Até breve!