Google anuncia conta digital

Advertisement

Advertisement

Google acaba de anunciar sua nova conta digital que se chamará Plex. Será uma conta corrente oferecida por instituições financeiras parceiras, como a Citigroup e junto com a novidade vieram diversas atualizações para o Google Pay.

Confira agora as novidades que a Google trouxe em seu anúncio de 18 de novembro.

O que é conta digital?

Antes de mais nada, vamos entender melhor como as contas digitais funcionam.

Em geral, as contas digitais funcionam como a conta corrente convencional do seu banco. Tendo como principal atrativo a isenção de taxas de manutenção e transações ilimitadas e gratuitas através do seu celular.

Assim, você poderá movimentar seu dinheiro através de um app com quase nenhum custo. É uma ótima forma de poder fazer compras pela internet, por exemplo. Na realidade, as contas digitais até pouco tempo atrás só funcionavam para o meio online, mas cada vez mais as fintechs estão trazendo essa praticidade para qualquer tipo de transação.

Nesse sentido, hoje temos Nubank, Banco Inter e Next, para citar alguns, que possuem contas digitais gratuitas e cartão de crédito que permite você fazer compras em milhões de estabelecimentos, além da comodidade de compras online com mais segurança.

Portanto, não é de se surpreender que a gigante Google também tenha entrado nesse mundo das finanças digitais ao lançar o Google Pay.

O que é o Google Pay?

O Google Pay funciona como uma carteira digital, onde você consegue adicionar diversos métodos de pagamentos e poder ficar tranquilo quando esquecer a carteira em casa.

Isto é, você poderá adicionar seus cartões de crédito, de débito, bilhetes e cartões de embarque, cartões de fidelidade, vale-presentes entre outros.

Assim, através do app Google Pay você consegue gerenciar tudo isso em um único lugar e utilizar o seu celular para pagar as compras na internet, em lojas físicas e também na Google Play.

Como assim pagar com o celular? Tendo o app Google Pay instalado e com os métodos de pagamentos configurados você não precisará pegar seu cartão.

Em lojas físicas basta conferir se a maquininha de cartão aceita pagamento por aproximação. Se aceitar, basta você desbloquear o celular e aproximá-lo da máquina, nem precisa abrir o app e seu pagamento será feito!

Usando o Google Pay suas informações bancárias não são informadas aos comerciantes e sites, fica tudo protegido pelos sistemas da Google. Ademais, perceba que não é a Google Pay que está processando as transações; o app é mais como um mensageiro entre seu emissor do cartão e o vendedor.

Entretanto, isso está para mudar com a conta digital Plex que a Google acaba de anunciar!

Quais as vantagens da conta Google Plex?

Em 18 de novembro de 2020 foi anunciado o Plex, a conta bancária digital da Google.

“Mas, o Pay já não era uma conta digital?”

O Plex será uma conta corrente atrelada ao aplicativo de pagamentos Google Pay em que você poderá movimentar seu saldo da conta Plex, sem precisar cadastrar um cartão de crédito, por exemplo.

Além disso, o anúncio trouxe novas funcionalidades que chegam ao aplicativo da Google Pay. Confira as principais novidades:

Transferências entre amigos e empresas

Agora será possível enviar e receber dinheiro de amigos e parentes. A função permite criar grupos para poder rachar a conta no restaurante.

O design do aplicativo está muito mais focado nas pessoas e contatos, por isso em vez de uma longa lista de transações, o app traz quem são as pessoas e empresas que você mais envia dinheiro.

Cashback e descontos

Pelo Google Pay você poderá ter cashback em lojas como Burguer King e ter acesso a descontos com mais simplicidade.

Controle financeiro

Com seu cartão registrado no Google Pay você poderá ter relatórios mensais sobre suas despesas.

Porém, a chegada do Plex irá incluir ainda uma poupança. Assim, você poderá poupar e fazer seu dinheiro render. O aplicativo permite você criar objetivos financeiros para te ajudar no planejamento financeiro.

Segurança e Zero Custos

A Google objetiva garantir o máximo de segurança nas transações. Assim, suas informações não são compartilhadas com os vendedores, o que traz mais segurança quando enviar dinheiro para estranhos.

E todas as funcionalidades que falamos são isentas de mensalidades ou saldo mínimo na conta.

Afinal, o Google virou banco?

O Plex é uma parceria da gigante Google com instituições financeiras. O novo sistema ainda está em fase inicial e por enquanto é exclusiva para o mercado americano.

Por lá, as contas digitais Plex serão oferecidas pelo Citigroup e Stanford Federal Credit Union. Após o lançamento, serão mais de 11 instituições que irão oferecer a conta digital Plex.

No Brasil, a Google já tem seu pedido de autorização enviado ao Banco Central e está em análise. Ainda não há informações de quais instituições brasileiras irão participar do Plex.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *