Muitos desejam saber se tem dívidas em seu nome, mas não sabem o que fazer para descobrir essa informação.
De acordo com o Mapa da Inadimplência do Brasil, que é um estudo realizado pela Serasa, mais de 67,9 milhões de brasileiros estão negativados. Este é um número alarmante.
Se você deseja descobrir se há alguma dívida em seu nome ou até mesmo se estiver negativado e deseja sair dessa situação, este artigo é para você.
Continue por aqui e boa leitura!
Como saber se tenho dívidas em meu nome?
Para saber se há dívidas em seu nome de forma gratuita, basta realizar uma consulta no site ou aplicativo da Serasa.
Lá, se houver dívidas, você consegue visualizar de onde são, a data em que foram negativadas, dados da empresa credora e também o valor.
É super simples.
Acesse o site ou app da Serasa e clique em “Consultar CPF grátis”. Caso não tenha cadastro, basta realizá-lo na hora, é super rápido.
Após acessar a área do cliente, clique em “Meu CPF” e veja as informações que aparecerão.
Vale ressaltar que nesta mesma plataforma você também pode visualizar o score.
Para realizar uma consulta pessoalmente, é possível se dirigir a qualquer posto de atendimento da Serasa, do SPC ou SCPC. Não se esqueça de levar o CPF e um documento de identificação com foto.
As consultas também podem ser feitas por um representante legal, por meio de carta ou procuração, junto dos documentos comprobatórios da representação.
Contudo, a consulta feita por terceiros legalmente representados deve ser feita pessoalmente e na Receita Federal.
Consigo consultar o CPF de outra pessoa?
Exceto nos casos de representação legal, como citamos acima, não é possível realizar consultas no CPF de terceiros.
E nesses casos, a consulta é feita somente na Receita Federal, com apresentação dos devidos documentos.
É necessário consultar um CPF já negativado?
É importante consultar o CPF negativado para saber em quais empresas a dívida está ativa.
Ao consultar quais são essas empresas, fica mais fácil entrar em contato com cada uma delas e negociar a dívida.
A não ser as instituições financeiras e algumas empresas, que por meio de plataformas pagas, têm acesso a essas informações para decidirem sobre concessões de crédito e vendas a prazo ou parcelamentos.
Como faço para saber se tenho uma dívida na Receita Federal?
Todas as dívidas com a Receita Federal podem ser consultadas no portal e-CAC, Centro de Atendimento ao Contribuinte.
Para consultar o CPF você deve ser o titular ou representante legal do CPF a ser consultado. O serviço pode ser acessado gratuitamente por meio do portal.
Como descobrir se tenho dívida em algum banco?
Para saber se você tem dívidas em um banco, você pode verificar na plataforma da Serasa ou ainda diretamente com o banco em questão.
No entanto, existe outra opção de plataforma gratuita que também pode ser utilizada: a Registrato.
Essa ferramenta foi criada pelo Banco Central para consultas de crédito, principalmente com instituições financeiras.
Os serviços da Registrato são completamente gratuitos e permitem que sejam realizadas consultas de dívidas e outras informações sobre operações de crédito, tanto em CPF quanto em CNPJ.
Para acessar a Registrato você só precisa ter uma conta Gov.br, que pode ser criada a qualquer momento e de forma gratuita. Caso não tenha conta Gov.br, vale uma conta no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú, Santander, Sicoob ou Sicred.
Como saber se tenho dívida MEI?
No site PGMEI é possível localizar dívidas do MEI, com o certificado digital ou código de acesso.
Acesse o PGMEI e vá em “Consulta Extrato/Pendências” e em seguida, consulte “Pendências do SIMEI”.
Nessa plataforma é possível consultar dívidas em CNPJ por meio do CPF do proprietário.
Caso você seja o titular do CNPJ, a consulta também poderá ser realizada na Serasa. Acesse o Serasa Limpa Nome e clique em “Consultar”.
Caso não tenha cadastro, é possível realizá-lo rapidamente. Se a sua empresa está atrelada ao CPF, aparecerão possíveis acordos a serem realizados, caso existam dívidas.
Tenho dívidas, mas não tenho como pagá-las agora. O que fazer?
Infelizmente pode acontecer de você descobrir que tem alguma dívida e, por alguma razão, não conseguir quitá-la imediatamente.
Neste caso, o indicado é acompanhar os juros sobre essa dívida. Se for necessário, pode valer a pena até mesmo contratar algum tipo de crédito que não cobre juros abusivos, como empréstimo consignado ou antecipação do saque aniversário, para não piorar a situação.
Caso você esteja com nome sujo, não se preocupe, pois algumas instituições financeiras realizam empréstimos para negativados.
O que pode acontecer se eu tiver com nome sujo?
Dependendo da dívida de valores muito altos, você pode ter os bens em seu nome bloqueados pela justiça.
Com isso, não será possível realizar a venda e nem a transferência de titularidade. Nesses casos, os bens podem ser perdidos para o pagamento da dívida. Mas há exceções: caso o imóvel seja o único da família, não poderá ser bloqueado, por exemplo.
Para esse tipo de situação é sempre bom contar com a orientação de um advogado voltado para essa área de atuação.
O dinheiro no banco também pode ser usado para quitar débitos, mas também há exceções, já que salários e poupanças não podem ser penhorados.
Além disso, clientes negativados têm dificuldades de conseguir crédito no mercado. Assim sendo, fica muito difícil conseguir um cartão de crédito, empréstimo, financiamento e outros tipos de crédito.
O ideal é sempre se esforçar para pagar as contas em dia porque mesmo quem já limpou o nome pode ter crédito negado futuramente. Isso ocorre por causa da pontuação do score, que mostra às instituições financeiras o quão bom pagador é aquele cliente.
O nome fica sujo por quanto tempo?
Uma dúvida muito comum é sobre a negativação e a prescrição da dívida.
É fato que uma dívida prescreve após o período de 5 anos, mas isso não significa que ela tenha sido cancelada. A dívida apenas saiu dos órgãos de proteção ao crédito, mas continua existindo. E isso significa, por exemplo, que você não conseguirá um novo crédito naquela empresa enquanto a dívida não for paga.
Após pagar a dívida, em quanto tempo meu nome fica limpo?
Após a regularização de uma dívida, a empresa tem até 5 dias úteis para solicitar a retirada do seu nome dos órgãos de proteção ao crédito.
Na realidade, a dívida não precisa ter sido necessariamente paga para que isso aconteça. Basta que um acordo tenha sido fechado entre o cliente e a empresa.
Mas lembre-se de que ao não cumprir o acordo com o pagamento correto, a dívida volta a ficar ativa e seu nome pode voltar aos órgãos de proteção ao crédito.
Dicas para quitar as dívidas
Se você tem dívidas em seu nome e precisa quitá-las, siga essas dicas, que te ajudarão a economizar e fazer o seu dinheiro render ainda mais!
· Se a dívida é com algum banco, verifique a possibilidade de portabilidade da mesma para outro banco que ofereça taxas mais em conta.
· Se dívida é com imóvel e exige garantia, priorize o pagamento para não correr o risco de perder o bem.
· Analise as despesas atuais e verifique quais delas podem ser reduzidas e até mesmo eliminadas.
· Calcule os próximos 3 meses de receitas e despesas. Veja se sobra alguma quantia e como ela pode ser revertida para o pagamento da dívida.
Por fim, para evitar as dívidas, mantenha o hábito de sempre acompanhar tudo o que você ganha e como esse dinheiro está sendo gasto.
Use planilhas para anotar ganhos e gastos. Se você não se acerta com agendas e planilhas, use algum aplicativo. Hoje em dia são várias as plataformas de educação financeira gratuitas que podem ajudar nesses serviços.
Se você curtiu esse post, compartilhe com seus amigos e família.
Ajude a espalhar informações sobre as boas práticas financeiras.
Até mais!