Veja como economizar no verão em casa e em apartamento

Se você mora em casa ou em apartamento, veja esses truques para economizar nos gastos durante o verão

Advertising
Advertising

Quem nunca sofreu com a alta dos preços das contas de energia elétrica no verão, que atire a primeira pedra!

Esse é o sofrimento da maior parte dos brasileiros em todo o país, nesta época do ano.

Com o aumento da temperatura e o grande calor, a maior parte das famílias usam ventiladores e ares-condicionados para conseguirem se manter de forma confortável durante o dia e também à noite.

Pensando nessas situações, preparamos algumas dicas que vão te auxiliar a enfrentar o período de calor com menos impacto nas finanças.

Se você mora em casa ou apartamento

Se você mora em casa ou apartamento, se liga nessas dicas especiais para economizar com sucesso em sua conta de energia elétrica:

Janelas: Manter as janelas fechadas durante o dia e abertas durante a noite podem te ajudar a economizar com o ar condicionado. Isso porque, durante o dia, ao deixar a janela aberta, o ar externo dificulta o processo do aparelho de ar condicionado. Observe como é difícil manter uma temperatura fresca desejada do ar condicionado quando as janelas estão abertas! Para conseguir refrescar o ambiente minimamente nessas circunstâncias, o ar condicionado trabalha mais e consequentemente acaba gastando mais energia elétrica também.

Cortinas e persianas: O uso de cortinas e persianas pode ajudar a bloquear o sol e reduzir a necessidade de usar o ar condicionado. Assim como as janelas, mantenha as cortinas e persianas fechadas durante o dia e abra durante a noite, para refrescar o ambiente.

– Aparelhos eletrônicos: Deixe fora da tomada todos os aparelhos eletrônicos que não estão em uso. Aliás, você sabia que deixar tvs, carregadores de celulares, tanquinho, máquina de lavar e outros ligados na tomada, mas fora de uso, pode gastar ainda mais energia? Portanto, se não estiver usando esses aparelhos, deixe-os desligados.

Lâmpadas: Procure usar as lâmpadas de baixo consumo de energia, como as de LED, por exemplo. Além de te ajudar a economizar, essas lâmpadas duram mais em relação às demais. Caso sua residência tenha ainda lâmpadas incandescentes, se planeje e coloque como meta trocá-las por lâmpadas de LED. Você verá que a economia a longo prazo é de fato muito maior.

– Fonte renovável de energia: Considere a instalação de um painel solar, se o seu apartamento possui telhado ou varanda disponível. A energia solar à princípio pode parecer muito cara, mas ao longo do tempo você poderá observar queda de até 90% do valor da conta de energia elétrica.

Cores: Paredes e teto em cores mais claras podem ajudar a iluminar melhor os ambientes, e assim, não precisar acender as lâmpadas.

Dimmers e temporizadores: Os controladores de intensidade da luz são muito usados em quartos, salas de tv e salas de estar. Já os temporizadores costumam ficar em áreas externas como varandas e corredores e só acendem esporadicamente, na presença de pessoas.

Geladeira: Fique atento ao controle de temperatura da geladeira. É bom que as mudanças sejam feitas nas mudanças bruscas de temperatura e nas trocas das estações. Outra dica importante é manter a geladeira afastada do fogão.

Além disso, é bom verificar se a borracha de vedação da geladeira está em perfeitas condições, se não, o ar frio escapa e a geladeira gasta mais energia para manter a temperatura interna.

Ferro de passar: Use o ferro de passar somente quando a quantidade de roupas for expressiva, pois seu consumo de energia costuma ser alto.

Máquina de lavar: Junte a maior quantidade de roupas possível para uma única lavagem e evite fazer pequenas lavagens desnecessárias.

Ar condicionado: Se tiver ar condicionado em casa ou apartamento, certifique-se de que o filtro esteja limpo de tempos em tempos. O aparelho sujo tende a gastar mais energia. Além disso, manter o filtro limpo é uma questão de saúde e bem estar para todos os moradores da residência.

Panos de vidro: Pano ou pele de vidro é uma estrutura constituída por uma fachada metálica revestida com vidros de diferentes tipos, que podem ser espelhados, fumê, transparente, etc.

Você pode colocar panos de vidro em cima de portas, corredores e até mesmo janelas.

Espelhos: Investir em espelhos na decoração pode ser uma boa alternativa. Além de ampliar o ambiente, ajuda a refletir a luz natural que entra pelas portas e pelas janelas.

Banho: O banho quente pode ser um dos maiores inimigos da conta de energia, já que o aquecimento de água corresponde a cerca de 20% da energia consumida.

Assim, evite banhos longos e muito quentes. Além disso, ao se ensaboar, feche o chuveiro a fim de gastar menos energia elétrica.

Saiba que o chuveiro elétrico costuma consumir mais energia entre às 18 e 21 horas. Portanto, ao escolher um banho quente, prefira fazer isso em outros horários do dia.

TV: Você é o tipo de pessoa que só dorme se a tv estiver ligada, fazendo aquele barulhinho ao fundo? Saiba que a tv ligada também pode ser a vilã responsável pelos gastos em energia.

Acabe hoje mesmo com o hábito de dormir com a tv ligada. Uma boa alternativa é programar o desligamento da tv após algum tempo de uso.

Selo Procel: saiba escolher os eletrodomésticos

Os eletrodomésticos certos podem te ajudar a ter mais sucesso quando o assunto é economia de energia elétrica.

Portanto, antes da compra verifique o selo do Inmetro presente no eletrodoméstico.

O selo Procel está presente em todos os itens que funcionam por meio da energia elétrica e por ele, é possível descobrir se o item é eficiente e até mesmo se o seu consumo energético é excessivo ou não.

No selo aparecem algumas informações como: tipo de equipamento, nome do fabricante, marca, modelo, indicação da eficiência do aparelho, indicação do consumo de energia e informações adicionais sobre o produto.

O selo Procel A é o mais indicado, já que é o mais eficiente da categoria. Ser mais eficiente significa bom funcionamento com gasto energético menor.

Antes da compra, você pode verificar essas informações no produto na loja ou até mesmo pelos sites de compras online.

Como você pode ver, são medidas simples tomadas no dia a dia que podem fazer uma diferença substancial na sua conta de energia elétrica.

Perceba que até itens de decoração comuns podem fazer diferença nesse sentido.

Agora que você já sabe disso tudo, já pode começar a tomar algumas medidas para reduzir sua conta de energia elétrica agora mesmo.

Se esse artigo foi útil para você, aproveite para compartilhá-lo com seus amigos.

Não se esqueça de deixar sua avaliação logo abaixo.

Até a próxima!