Será que é possível ter um cartão de crédito mesmo estando negativado?
Se esse é o seu caso, saiba que é possível sim! Afinal de contas, dentre as diversas opções de cartões existentes no mercado, existe o cartão de crédito para negativado.
Continue por aqui e você verá como funciona este cartão, como solicitar e quais as melhores opções.
O que é um cartão de crédito para negativado e como funciona?
Sabemos que conseguir um crédito com o nome sujo é muito difícil. No entanto, os cartões de crédito para negativados oferecem a possibilidade de crédito a este público específico.
Os dois tipos principais são: pré-pago e consignado. Apesar de essas duas opções serem mais comumente oferecidas, pode acontecer de uma pessoa negativada conseguir aprovação em um cartão de crédito convencional. Falaremos disso mais adiante.
Cartão Pré-Pago
Para ter um cartão pré-pago você não precisa ter uma conta bancária.
Os cartões pré-pagos não contam com a análise de crédito para aprovação. Isso facilita sua contratação.
O cartão pré-pago é como um cartão de débito, mas na maquininha funciona na função crédito. Você só precisa recarregar seu cartão com algum valor desejado e efetuar compras que estejam de acordo com o saldo disponível.
Oras, mas qual a vantagem de ter um pré-pago que é com um cartão de débito? A vantagem é que essa modalidade te permite maior controle financeiro já que não possui fatura. Você só pode gastar o valor que consta de saldo disponível.
Além disso, para quem está negativado, o pré-pago é uma ótima oportunidade de firmar o relacionamento com a instituição financeira. Isso porque a instituição poderá conhecer melhor os seus hábitos financeiros e assim traçar o seu perfil, para quem sabe, oferecer um cartão de crédito convencional futuramente.
Cartão Consignado
Para conseguir um cartão consignado é necessário ser funcionário público, aposentado, pensionista, funcionário das Forças Armadas ou trabalhar via CLT em uma empresa privada.
A fatura do cartão de crédito consignado vem descontada na folha de pagamento do trabalhador. Assim, os riscos de inadimplência são bem menores.
O limite desse tipo de cartão geralmente se limita a 30% do salário do trabalhador. Essa média também é estabelecida como medida de segurança. Para a instituição financeira, protege contra a inadimplência. Já para o trabalhador, evita que o mesmo se embole em dívidas maiores que a sua renda mensal.
Estar negativado é o mesmo que ter baixo score?
Essa é uma dúvida muito comum dos brasileiros.
Mas estar negativado e ter baixo score não representam a mesma coisa.
O negativado possui uma dívida em aberto, que ainda não foi paga. Por esse motivo, ele pode enfrentar dificuldades para conseguir crédito.
Já a pessoa que tem baixo score é aquela que tem chances de não manter seus pagamentos em dia. Para a pontuação do score, leva-se em consideração todo o histórico financeiro dessa pessoa.
Dessa forma, é possível que uma pessoa somente com baixo score tenha chances maiores de conseguir crédito nas instituições financeiras do que as pessoas que estão negativadas. Ficou mais fácil de entender agora?
É possível ter limite alto mesmo negativado?
Sim, é possível ter um bom limite mesmo estando negativado. Isso acontece até mesmo porque existem algumas opções de cartões no mercado que não realizam consultas no Serasa, SPC ou qualquer outro birô de crédito.
Mas vale ressaltar que geralmente, os negativados são aprovados nos cartões de crédito com limites bem baixos. E por essa razão, recomendamos que sejam adotadas medidas de boas práticas financeiras para aumentar ainda mais esse limite de tempos em tempos.
Dentre essas medidas de boas práticas estão o pagamento das contas em dia e pagamento total da fatura do seu cartão sempre dentro da data de vencimento.
Vale a pena ter um cartão para negativado?
Um cartão de crédito pode ser o melhor aliado de suas finanças, se utilizado com responsabilidade.
A vantagem para o negativado é poder contar com alguns serviços que antes estavam disponíveis somente para quem possuía algum tipo de cartão de crédito: compras online, recarga de celular, delivery, apps de transporte e outros.
Vale ressaltar que o planejamento financeiro é sempre bem-vindo. É por meio do planejamento que você consegue visualizar a situação financeira global, entender a rotina e os tipos de contas existentes. É também por meio dele que você consegue programar compras maiores e mais importantes e também enxugar gastos desnecessários.
Como escolher o melhor cartão para negativado?
Você já aprendeu o que é e como funciona um cartão negativado, certo? Agora, é hora de aprender o que levar em consideração ao escolher um cartão dessa modalidade.
Primeiro você deve considerar se de fato precisa de um cartão de crédito.
Se ter um cartão não faz diferença no seu dia a dia ou impacta negativamente a sua vida financeira, significa que solicitá-lo pode não ser uma boa opção para você.
Mas se você viu que pode ser bom para suas demandas, antes de qualquer solicitação, analise todas as opções possíveis do mercado. Lembre-se de que existem muitas opções e cada uma delas possui algumas particularidades que podem fazer toda a diferença. Por isso, pesquise antes!
Faça uma análise de todos os custos envolvidos na contratação do cartão de crédito. Pesquise se esse cartão possui taxa de anuidade, qual o valor e principalmente qual o valor dos juros desse cartão. Não podemos nos esquecer de que os cartões de crédito possuem os juros mais altos do mercado.
Após analisar todas as opções, opte por aquela que tenha mais a ver com sua realidade financeira e atenda todas as suas demandas.
Quais as opções de cartão de crédito para negativado?
Confira aqui algumas opções de cartões para negativados:
BMG Consignado
Este cartão oferecido pelo banco BMG tem anuidade zero.
O limite de crédito é personalizado e pode variar de acordo com perfil e renda do cliente.
Para solicitá-lo é necessário comprovar uma renda mínima no valor de R$ 1.212,00.
O cartão BMG ainda oferece uma conta digital completa e totalmente gratuita.
Consignado Caixa Simples
Com anuidade gratuita e limite de crédito personalizado, o cartão consignado da Caixa Econômica oferece de 20% a 30% do limite de crédito em dinheiro.
Esse cartão pode ser uma boa alternativa para quem precisa quitar dívidas de juros maiores.
Superdigital
A Superdigital a conta digital do banco Santander.
O cartão de mesmo nome, Superdigital, é um cartão de crédito pré-pago, sem anuidade, sem taxas.
Não é necessário comprovar renda para abrir a conta e muito menos para solicitar o cartão.
Um cartão pré-pago é uma excelente opção para quem deseja se organizar e ter mais controle financeiro.
São muitas as opções de consignados e pré-pagos oferecidas no mercado.
Além disso, existem outros cartões de crédito que não são consignados e nem pré-pagos. São cartões de crédito comuns que oferecem chances de aprovação para quem está negativado.
Cartões como: Santander SX, BMG Corinthians, Pan Zero, Neon e Next são alguns desses cartões.
Mas lembre-se de que nessa modalidade tradicional, você passará pela análise de crédito criteriosa realizada pelos bancos emissores.
Como ser aprovado em um cartão para negativado?
Para aumentar suas chances de aprovação em um cartão de crédito mesmo estando negativado, preparamos algumas dicas importantes. Confira:
· Negocie suas dívidas e coloque como foco limpar o seu nome,
· Ao quitar as dívidas, certifique-se de que seu nome não consta mais nos sites de proteção ao crédito,
· Se você já possui um cartão de crédito, use, ainda que ele tenha limite baixo. Isso mostra ao banco que o cartão é necessário na sua vida diária,
· Pague todas as suas contas em dia.
Dessa forma, além de conseguir aprovação, você ainda pode obter aumento de limite gradativo no cartão que já possui.
Como solicitar um cartão para negativado pela internet?
A boa notícia é que para solicitar um cartão de crédito para negativados, você não precisa ir até uma agência bancária e enfrentar filas. A solicitação pode ser feita pela internet do conforto de onde você estiver.
Para isso, ao escolher o cartão desejado, basta acessar o site ou app do banco ou administradora em questão.
Cada instituição possui suas particularidades para solicitação do cartão. Portanto, esteja de posse de seus documentos pessoais. Esse processo costuma ser muito rápido e prático.
Dicas para limpar o nome
O primeiro e mais importante passo para limpar o seu nome é quitar todas as dívidas.
Por isso, faça um planejamento financeiro. Entenda todos os valores de seus ganhos e suas distribuições nos gastos. Ter esse controle é fundamental, pois só assim você conseguirá destinar uma parte de sua renda para quitar os débitos.
A estratégia universal mais conhecida é economizar dinheiro. Para aplicá-la, basta anotar todos os seus ganhos e gastos e analisar se há alguma despesa que possa ser cortada ou reduzida.
Outra dica é procurar uma renda extra. Renda extra não significa necessariamente trabalhar em dois lugares. Afinal, com o avanço da tecnologia é possível ganhar dinheiro de forma rápida e de casa ou enquanto você trabalha.
Veja essas ideias para obter renda extra:
· Venda de artigos, objetos pessoais e até roupas e calçados usados,
· Prestação de serviços,
· Venda de alimentos: marmitas, bolos, doces, etc,
· Motorista de aplicativo de transporte,
· Delivery,
· Aulas particulares.
Saiba que as opções são infinitas e você só precisa colocar sua criatividade pra funcionar.
Espero que você tenha gostado deste artigo.
Continue nos acompanhando e acessando outros conteúdos exclusivos que preparamos para você.
Aproveite e deixe também sua avaliação logo abaixo.
Até a próxima!