Você sabia que o Brasil possui cerca de 45 milhões de pessoas desbancarizadas?
Essa é a razão pela qual o pagamento em boleto é o meio de pagamento mais usado no país, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva.
Sendo assim, o pagamento em boleto se torna vantajoso não somente para a empresa que faz a venda, como também para o cliente, que muitas vezes não possui cartão de crédito e muito menos conta bancária.
Se você quer saber mais sobre Boleto Bancário, saiba que chegou ao lugar certo!
Este artigo tem o objetivo de esclarecer tudo sobre o pagamento via boleto.
Portanto, continue com a gente.
O que é um boleto bancário?
Vamos começar pelo básico: o que é um boleto bancário?
Boleto Bancário é um título emitido por bancos e instituições financeiras para cobrança da venda de produtos e serviços prestados.
Oficialmente, o boleto bancário é uma forma de pagamento autorizada pelo Banco Central. Os bancos e instituições financeiras envolvidos na geração dos boletos, devem igualmente ser regulamentados pelo BC.
Como funciona um boleto bancário?
A emissão do boleto bancário pode ser feita tanto por pessoa física como por pessoa jurídica, ou seja, por cidadãos comuns e por empresas.
Qualquer pessoa pode emitir um boleto bancário. Para isso, basta ter uma conta corrente ou uma conta digital.
Aliás, é bom frisar que não é possível emitir um boleto bancário sem ter uma conta corrente.
Já o pagamento em boleto pode ser feito por qualquer pessoa, tendo conta bancária ou não.
Vantagens X Desvantagens de usar Boleto
É certo que a tecnologia melhorou inclusive a qualidade das formas de pagamento e trouxe possibilidades como pagamento em cartão de crédito e PIX.
No entanto, aqui no Brasil, o boleto continua sendo a principal forma de pagamento. Isso acontece porque muitos ainda não têm acesso aos cartões de crédito e conta bancária.
Mas como toda forma de pagamento, os boletos podem ter suas vantagens e desvantagens, confira!
Dentre as vantagens, os boletos oferecem:
Agilidade
Se comparado ao cartão de crédito, o boleto torna-se a opção mais rápida. O tempo de processamento do boleto é menor do que o tempo que as operadoras de cartão gastam para repassar o valor pago às empresas.
Economia
Os custos para emissão de boletos podem ser infinitamente menores do que os encargos cobrados pelas operadoras de cartões de crédito. Além disso, muitos bancos oferecem pacotes com determinada quantidade de emissões de boletos totalmente gratuitas.
Democrático
Os boletos são aceitos em todo o Brasil.
Aumento de vendas
Exatamente por ser aceito em qualquer lugar, os boletos também são a opção de escolha para aqueles clientes que não tem hábito de pagar de outras formas. Por essa razão, a conversão de vendas nas plataformas online costuma ser maior quando o boleto é oferecido como opção de pagamento.
Mas os boletos também oferecem algumas desvantagens, veja:
Espera
Como o produto ou serviço só é liberado para entrega após a confirmação do pagamento via boleto, o tempo de espera do cliente acaba sendo maior.
Desistência
Muitas vezes acontece de o cliente desistir daquela compra após a emissão do boleto. Nesse caso, a empresa arca com os custos da emissão do boleto do mesmo jeito.
Baixo Custo Benefício
Quando o boleto é gerado em valores muito baixos, seu custo de emissão pode ser maior. Isso acaba sendo desvantajoso para a empresa que realiza a venda, que tem seu valor de lucro reduzido ou até mesmo inexistente.
Tipos de Boletos
Nesta seção, você será capaz de identificar os tipos de boletos existentes, bem como escolher aquele que melhor satisfaz a sua necessidade no momento.
Boleto com registro
Este boleto pode ser emitido tanto por pessoa física quanto por pessoa jurídica. Para a emissão do boleto com registro é necessário informar ao banco os dados do emissor.
A vantagem é que isso confere maior segurança à transação. E a desvantagem é que os dados não poderão ser alterados posteriormente.
Confira mais detalhadamente quais os dados este tipo de boleto precisa ter:
- Dados cadastrais do pagador,
- Registro do documento feito pela instituição financeira,
- Automação do cálculo de juros e multas,
- Ampliação da rede de pagamento,
- Valor do documento e data de vencimento devidamente preenchidos.
Boleto Recorrente
Este boleto é usado para aquelas contas que se repetem ao longo dos meses ou com certa periodicidade, como: mensalidade escolar, assinaturas e até mesmo compras parceladas.
A cobrança chega no e-mail do consumidor num prazo de 10 dias antes da data de vencimento.
Carnê
O carnê é um conjunto de boletos gerados para pagamento de compras parceladas. É comumente usado em compras de maior valor e é conhecido como crediário.
O cliente recebe o carnê emitido e efetua o pagamento na data correspondente.
O que significa cada campo do boleto?
Se mesmo depois das informações passadas, você ainda olha para os boletos e fica confuso com todas aquelas informações, continue por aqui.
Vamos agora desvendar os campos do documento.
Todos aqueles números representam informações importantes para a identificação do boleto. E é bom que você saiba o que significa cada campo para não cair em ciladas.
- Sacado: Deve constar o nome de quem paga pelo produto ou serviço.
- Cedente: O banco ou instituição financeira emissora do documento.
- Sacador/Avalista: Pessoa ou empresa que receberá o pagamento.
- Agência e Código do Cedente: A agência pode ter 3 ou 4 dígitos, depende do banco. Já o Código do Cedente pode ter entre 6 e 12 dígitos.
- Valor: É o valor a ser cobrado pelo produto ou serviço prestado.
- Data de vencimento: É a última data em que é possível realizar o pagamento daquele boleto sem acréscimo de juros e multas.
- Multa de Mora e Juros: Essa informação deve constar no boleto para quando o sacado pagar o boleto após a data de vencimento.
- O Código de Defesa do Consumidor permite a cobrança de mora de no máximo 2% do valor do título e 1% de juros ao mês.
- Nosso Número: É como se fosse a identidade daquele documento. Os números variam de banco para banco.
- Linha Digitável: Este é o campo em que consta o código de barras. Observe que ele acompanha uma sequência numérica que pode ser digitada caso o leitor de código não consiga realizar a decodificação. Dentre os 48 números da linha digitável encontram-se: o código do banco, o código da moeda, códigos verificadores, valor do boleto e data de vencimento. Além disso, dentre eles estão alguns números livres que cada banco preenche da forma que achar mais adequada. Pode constar por exemplo, o número de registro do cliente.
Como emitir um boleto?
Como explicado no início do artigo, para emitir um boleto você precisa ter uma conta em um banco. Essa conta pode ser de pessoa física ou de pessoa jurídica.
A emissão do boleto pode exigir algumas particularidades de cada banco ou instituição financeira.
Mas vale ressaltar que você deve ter atenção com relação às taxas cobradas para a emissão dos boletos. Alguns bancos oferecem pacotes em que o cliente pode emitir uma certa quantidade de boletos gratuitamente. Veja se este é o caso do seu banco.
Caso o banco não ofereça pacotes para emissão de boletos, avalie os valores cobrados e veja se compensa para suas condições.
Lembra que nos tópicos anteriores mencionamos que alguns bancos cobram pela emissão de boleto mesmo que o cliente desista da venda? A boa notícia é que alguns bancos só realizam a cobrança da emissão quando o boleto é efetivamente pago pelo cliente.
Portanto, você só precisa pesquisar e escolher a melhor opção.
Após essa etapa, os boletos podem ser emitidos via app ou Internet Banking.
Como faço para pagar um boleto?
Pagar um boleto pode ser mais fácil do que você imagina.
Se você possui uma conta bancária, basta acessar o app de seu banco e procurar pela opção “pagamentos”.
A partir daí, basta selecionar a opção “pagar com código de barras”.
Lembre-se de que caso o leitor não consiga fazer a leitura do código de barras, você poderá escolher a opção “Digitar Código de Barras” e digitar manualmente todos os dígitos da Linha Digitável.
Dúvidas mais comuns sobre Boletos
Fizemos uma pesquisa sobre as dúvidas que os brasileiros têm sobre boleto bancário e reunimos todas as respostas em um só lugar.
Confira!
Quanto tempo demora para confirmar o pagamento de um boleto?
Após o pagamento do boleto, o prazo de confirmação, também chamado de compensação, ocorre em até 3 dias úteis. É durante esse prazo de compensação que os bancos repassam à empresa o valor pago pelo cliente.
Posso pagar o boleto de um banco em outro banco?
Os boletos podem ser pagos em qualquer banco, ainda que você não seja correntista. Há também a possibilidade de pagar nas agências parceiras, como lotéricas e supermercados.
Para fazer boleto tem que ter nome limpo?
Para fazer boleto não necessariamente a pessoa precisa ter nome limpo.
Por exemplo, para emitir um boleto, em nada interfere ter o nome sujo. Isso porque o boleto pode ser gerado dentro dos apps das contas digitais e a geração deles não implica em inadimplência.
Já para uso do carnê, por exemplo, depende da empresa. Algumas empresas emitem carnê para os clientes ainda que eles estejam com nome sujo. Isso depende do tipo de análise de crédito realizado pela empresa em questão.
Posso pagar o boleto no dia do vencimento?
Sim, o boleto pode ser pago no dia do vencimento sem problema algum.
Antes da data de vencimento e na data de vencimento não há acréscimo de juros e multas.
Onde fica a identificação do pagamento do boleto?
Em um boleto verdadeiro, a linha numérica que aparece na parte superior do documento, deve ser a mesma que aparece próximo do código de barras.
Posso pagar o boleto via PIX?
Um boleto pode ser pago via pix. Para isso, o próprio boleto deve informar qual a chave pix ou código QR a ser usado.
O QR Code geralmente fica localizado próximo ao código de barras.
Dessa forma, basta abrir o app de seu banco, clicar em “Pagamentos”, em seguida clicar em “PIX” e fazer a leitura do código ou inserir a chave manualmente ou ainda via “Copia e Cola”.
A vantagem do PIX é que esse pagamento é confirmado de forma instantânea, não havendo a necessidade daqueles 3 dias de compensação.
O que acontece se eu pagar apenas uma parte do boleto?
O pagamento parcial de um boleto só é possível quando o emissor oferece essa opção. Geralmente isso acontece com as faturas do cartão de crédito.
Mas lembre-se de que isso não é vantagem, já que faz com que você caia no rotativo do cartão. Isso significa que a sua dívida aumentará o valor e você precisará arcar com juros e multas.
O boleto pode ser pago após o vencimento?
Após o vencimento, um boleto pode ser pago a qualquer momento. Porém, você deve estar ciente de que o valor total será acrescido de juros e multas por cada dia de atraso.
Como saber se um boleto é falso?
Caso o boleto seja o seu meio de pagamento mais utilizado, deve ficar atento para não cair no golpe do boleto falso.
Portanto, cheque todos os dados do boleto: veja se o seu nome e CPF, além do CNPJ do banco ou empresa aprecem. Caso tenha dúvidas, pesquise se aquele CNPJ é da empresa emissora mesmo.
Verifique o valor e data de vencimento no boleto e na hora de pagar também. Confirme se o valor que aparece na tela é o mesmo descrito no boleto.
Confira o código de barras. Lembre-se de que os 3 primeiros números representam o código do banco. Para ter certeza de que aquele código pertence mesmo ao banco emissor, acesse o site da Federação Brasileira de Bancos e clique na ferramenta “Busca Banco”.
Verifique também se os números finais do código correspondem ao valor a ser pago.
Caso esses sinais estejam divergentes, há uma grande probabilidade desse boleto ser uma fraude.
Agora que você já sabe de todas essas informações, ao receber um boleto para pagamento, certamente vai tirar de letra.
Se você curtiu essas informações, compartilhe com seus amigos que também usam os boletos como forma de pagamento.
E caso ainda tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a gente.
Até a próxima.