Entenda para que serve o Seguro de Compras?

Entenda de uma vez por todas para que serve o seguro de compras e se realmente vale a pena

Advertisement

Advertisement

O Seguro de Compras é um benefício oferecido por alguns cartões de crédito. Mediante o seguro é possível receber reembolso do valor total ou parcial da compra em determinadas situações, como dano ao cartão ou furto e roubo, por exemplo.

A vantagem do Seguro de Compras é ter segurança em adquirir um produto protegido contra danos acidentais, roubo ou furto qualificado.

Para conhecer os detalhes da cobertura de cada cartão, é necessário acessar o site oficial da bandeira. Nele estarão descritas não somente as vantagens do cartão, mas também quais são as instruções que o cliente deve seguir, caso precise ou queira adicionar o Seguro Compras.

O que é um Seguro de Compras?

Trata-se de um serviço que protege o cliente em casos de roubo, furto qualificado ao bem adquirido em compras com o cartão de crédito. 

Vale dizer que o benefício recebe uma validade, conforme o período determinado depois da compra feita.

O Segura de Compras oferece ao cliente reembolso, substituição ou conserto do produto. 

Contudo, é preciso conhecer quais são as condições, valor da indenização e quais são os bens elegíveis. Isso porque as situações podem variar de acordo com as bandeiras e dos tipos de cartão de crédito.

Atenção1: este serviço está em conformidade com a bandeira do cartão de crédito do cliente, de modo que não são todas as bandeiras que oferecem este benefício, por isso, o cliente precisa se informar. No caso do cartão de crédito, é uma estratégia usada para assim atrair clientes.

Atenção 2: o consumidor deve guardar todos os recibos de compra e, em caso de roubo ou furto qualificado, é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência.

Como funciona o Seguro de Compras?

Na verdade, a melhor coisa para um consumidor é não usar ‘jamais’ o Seguro de Compras. 

O que todo consumidor quer é comprar o produto e ser feliz com ele. Contudo, infelizmente, há casos que o consumidor deve recorrer a esse serviço.

Nesses casos, depois de ter comprado e pagado integralmente o produto, o consumidor deve solicitar o Seguro Proteção de Compras, e não importa se a compra tenha sido aqui no Brasil ou no exterior. 

Basta apenas estar de posse da nota fiscal e ser o consumidor responsável pelo cartão.

Quais são os cartões que possuem Seguro de Compras?

  • Da bandeira Visa: cartões Visa Gold, Visa Platinum, Visa Platinum Empresarial, Visa Signature, Visa Signature Empresarial, Visa Infinite, Visa Infinite Empresarial e Gold, Platinum, Signature e Infinite.
  • Da bandeira Mastercard: cartões Gold e Black
  • Da bandeira American Express: cartões Gold e Platinum do Santander
  • Da bandeira Elo: cartões Elo Mais, Elo Grafite, Elo Nanquim e Elo Diners Club

Em relação à bandeira Mastercard: o produto está protegido por danos acidentais, roubo ou furto qualificado.

Em relação à bandeira Visa: reembolso pelas despesas necessárias para o reparo de um produto elegível ou para compensar o cliente até o valor limite. 

Se num prazo de 30 dias o mesmo produto for encontrado por um preço menor, a diferença de preço é reembolsada. 

Um ponto importante a se destacar é que o consumidor deve sempre levar em conta os seus interesses e, assim, conhecer direitinho o que realmente seu cartão de crédito oferece e se é cobrado algum valor para o serviço.

Isso porque algumas instituições financeiras, ao oferecer o serviço, estabelecem taxas e condições que o consumidor deve estar ciente.

Finamente, e aqui vai um recado direto ao consumidor: o mais importante é sempre ter as contas em dia e de igual maneira sempre que quiser comprar, comprar com responsabilidade para, como já dissemos, nunca lançar mão do Seguro de Compras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *