3 Razões para escolher uma cooperativa de crédito

Se você fica em dúvida sobre as cooperativas de crédito, chegou a hora de tirá-las! Neste artigo saiba o que são as cooperativas e quais as diferenças entre elas e os bancos tradicionais.

Advertisement

Advertisement

Você certamente já deve ter se perguntado se vale mesmo a pena trocar sua conta no banco tradicional por uma cooperativa de crédito.

No entanto, são muitas as dúvidas, não é mesmo?

Mas fique tranquilo. Aqui neste artigo, trataremos desse assunto para sanar todas as suas dúvidas.

O que é uma cooperativa de crédito?

Vamos começar entendendo o que é uma cooperativa de crédito!

Uma cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros. Esses serviços são prestados exclusivamente aos associados. Assim, funciona da seguinte forma: os usuários são donos e cooperados da associação ao mesmo tempo. Portanto, usufruem dos benefícios e participam dos resultados, bem como da gestão.

Nesse sentido, os associados encontram serviços disponibilizados pelos bancos tradicionais, como aplicações financeiras, conta corrente e até mesmo cartões de crédito. Aliás, serviços como empréstimo e financiamentos também são possíveis nessa modalidade.

Contudo, a cooperativa não visa lucros. Isso porque os direitos e deveres de todos os associados são iguais. Além disso, a adesão é gratuita e voluntária.

No entanto, dentro das cooperativas, os associados tem poder igual de voto. O poder de voto independe da cota de participação no capital social da cooperativa.

Qualquer pessoa pode usufruir de um atendimento personalizado pelas cooperativas. E todo saldo positivo é reconhecido como sobra e repartido entre os participantes da cooperativa.

Portanto, os ganhos sempre voltam para a comunidade dos cooperados, o que é muito vantajoso pra eles.

Entretanto, assim como há a partilha dos ganhos, há também o rateio das perdas.

Por fim, saiba que toda cooperativa de crédito é supervisionada pelo Banco Central.

Estou seguro usando uma cooperativa de crédito?

Com relação à segurança, todo depósito em cooperativa de crédito tem proteção do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.

Assim, em casos de intervenção ou liquidação extrajudicial das instituições, o crédito e o depósito mantidos são protegidos.

Por serem supervisionadas pelo Banco Central, você pode ficar tranquilo.

Para funcionar, cada cooperativa precisa estar de acordo com as normas estipuladas e fiscalizadas pelo BC. Isso acontece pelo fato de prestarem serviços de ordem financeira.

Quais as vantagens de ser um cooperado?

Quanto às vantagens, confira só algumas das vantagens de ser um cooperado:

  • A comunidade local é desenvolvida. Isso ocorre porque os cooperados são os donos da cooperativa. Logo, todas as políticas internas são desenhadas para o desenvolvimento desses negócios participantes.
  • Aliás, a cooperativa não impõe limite de participantes a aderir o cooperativismo. Ou seja, em outras palavras, quanto mais participantes integrando o sistema, melhor.
  • Todos os associados tem o poder de voto. Assim, não acontece de somente um grupo centralizara tomada de decisões.
  • Todo valor arrecadado é dividido igualmente entre os participantes.
  • Além disso, os cooperados tem acesso a condições exclusivas, e pode se beneficiar nessas situações. Assim, seguros de vida e planos de saúde, por exemplo, podem ser adquiridos por preços bem mais acessíveis.
  • Todo o negócio empresarial local cresce. Isso acontece porque os lucros repartidos ficam na própria cooperativa. E todo investimento nos negócios locais é benéfico para a região em questão.

3 razões pra se tornar um cooperado hoje mesmo

Ainda não está convencido? Veja então as 3 razões para que você escolha uma cooperativa de crédito em vez de um banco tradicional:

  • Todo cooperado é um dos donos da cooperativa, com isso, além da participação dos ganhos, você ainda emprega várias pessoas. Isso porque para funcionar adequadamente, as cooperativas precisam de funcionários que realizem os serviços prestados.
  • As taxas são menores. O cooperativismo não visa lucro. Portanto, os ganhos são repartidos igualmente entre os cooperados. Portanto, as taxas tendem a ser menores em comparação aos bancos tradicionais.
  • Seus créditos são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito. Isso significa que ainda que haja falência, roubo ou algo do tipo, até o teto estipulado pelo BC, você tem ressarcimento. Ou seja, seu dinheiro está seguro.

Banco tradicional X Cooperativa de crédito

Os bancos e as cooperativas de crédito podem ter serviços bem similares. Os dois obedecem às diretrizes do Conselho Monetário Nacional. Além disso, ambos passam pela fiscalização do Banco Central.

No entanto, a ideia da cooperativa é ter pessoas partilhando recursos, competências, conhecimentos, e até mesmo os ganhos e as perdas. Portanto, por meio dessa união, tudo acaba ficando mais fácil, inclusive a aquisição de bens e concessões de crédito.

E falando sobre os serviços, uma das principais diferenças, por exemplo, é a concessão de crédito.

Assim, no banco tradicional, é possível que uma pessoa que não tenha conta naquele banco tenha acesso à um cartão. Já nas cooperativas de crédito, não. O cartão de crédito só vale ao associado.

Outra diferença marcante é que nos bancos, como clientes, não participamos de absolutamente nenhuma decisão da diretoria. Já nas cooperativas, como associados, temos o poder de voto em todas as decisões.

Banco privado X Cooperativa de crédito X Fintech

E qual a diferença entre a cooperativa de crédito e os bancos privados? E sobre as chamadas fintechs?

Basicamente a diferença entre as cooperativas e os bancos privados é o lucro.

O banco privado tem o objetivo de gerar lucro. Quanto mais, melhor.

A cooperativa não foca no lucro. Se ele acontece, a cooperativa o reparte entre os associados.

Além disso, com relação a participação nas decisões, nos bancos privados, as mesmas tomadas por um grupo de conselheiros ou diretoria. E nas cooperativas, todos os associados possuem direito ao voto.

Sabemos que as fintechs, ou bancos digitais, chegaram fazendo frente aos grandes bancos.

Aliás, chegaram passando na frente dos mesmos. Isso se deve às facilidades nos serviços prestados. Uma das facilidades é exatamente fazer tudo online, sem burocracias ou filas intermináveis.

No entanto, as fintechs também não oferecem a possibilidade de ganhos compartilhados. E muito menos oferecem aos clientes o direito de decidir alguma coisa. Portanto, as diferenças continuam as mesmas com relação aos bancos digitais.

Mas atenção, as cooperativas de crédito não perdem em nada em relação a isso.

E você deve estar se perguntando: como assim?

E nós te respondemos! Já existem cooperativas de crédito com contas digitais no mercado. E você só precisa escolher a sua e se adequar.

Nomes como Sicredi e BureauCoop, são cooperativas que já estão fazendo frente no universo digital.

Critério para escolher

Por fim, as regrinhas são as mesmas de sempre!

Lembre-se de que antes de escolher o seu banco tradicional, ou digital ou cooperativa de crédito, deve primeiro se atentar ao contrato.

Analise primeiro quais as suas demandas e rotinas financeiras.

Em seguida, analise as taxas e serviços oferecidos por cada um.

Só depois de ter levantado essas informações, decida.

Aliás, nós estamos aqui todos os dias para que você tenha acesso ao melhor conteúdo informativo sobre finanças.

Espero ter contribuído com este artigo.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *