Muitas pessoas se preocupam em cuidar da saúde. Porém, sabemos que no Brasil os custos com médicos e dentistas não são dos mais baixos.
Prova disso é que apenas 30% da população brasileira tem um plano de saúde. Mas e os planos odontológicos? Você tem um? Já pensou sobre o assunto?
Continue por aqui e você vai descobrir tudo o que nunca te contaram sobre Seguro Dental.
Boa leitura!
Seguro Dental ou Plano Odontológico?
Seguro Dental e Plano Odontológico são bem semelhantes, mas há algumas diferenças.
O Plano Odontológico é aquele em que o cliente consulta e realiza procedimentos com os profissionais da rede credenciada.
Já o Seguro Odontológico depende da seguradora. O cliente consulta com o profissional que desejar e depois recebe o reembolso, no percentual estipulado na assinatura do contrato. Para isso, é preciso apresentar o recibo de pagamento à seguradora.
Mas assim como ocorre com os planos odontológicos, o Seguro Dental também possui coberturas e pode inclusive ter abrangência coletiva. Falaremos disso mais adiante.
Segundo as exigências da ANS, Agência Nacional de Saúde, todas as seguradoras e operadoras devem cobrir a lista pré-definida de procedimentos. Os procedimentos obrigatórios oferecidos por um convênio odontológico devem ser: consultas, exames, urgência, emergência, radiologia, prevenção em saúde bucal, dentística, periodontia, endodontia e cirurgia.
Como funciona o Seguro Dental?
Como dissemos anteriormente, o Seguro Odontológico funciona por meio de reembolso.
O cliente escolhe um dentista de sua preferência, comparece à consulta, realiza os procedimentos necessários e faz os pagamentos devidos.
Em seguida, o cliente apresenta à seguradora um recibo que comprova a consulta ou procedimento. Dessa forma, a seguradora o reembolsa.
Esteja atento, pois os valores de reembolso e assistências precisam ser claros no contrato.
Antes de utilizar qualquer serviço, verifique se os mesmos são cobertos pela seguradora. Pois caso os serviços não estejam descritos em contratos, você não será reembolsado.
É diferente do que acontece no plano odontológico. Com o plano, quando um serviço não é coberto, o cliente fica impedido de fazer o procedimento, a não ser que pague particular. Já o Seguro Odontológico, não impede a realização de nenhum procedimento, já que o cliente paga na hora. Porém, se o procedimento não constar no contrato, o cliente simplesmente não recebe o reembolso.
Em outras palavras, qualquer serviço com o seguro pode ser feito, mas para que haja reembolso, é preciso que o procedimento esteja descrito no contrato.
O seguro dental geralmente conta com carência. Entende-se por carência, o período entre a data de concentração e o dia que o seguro pode efetivamente começar a ser usado.
Geralmente, a carência de seguro odontológico é de 60 dias. No entanto, para situações de emergência, a carência é de 24 horas após a assinatura do contrato.
Quais são as coberturas de um seguro dental?
Todos os procedimentos de cobertura mínima e obrigatória por convênios e seguros odontológicos no Brasil, são listados no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, descrito pela ANS.
Dessa forma, todo seguro dental cobre:
– Consultas,
– Cirurgias simples,
– Urgência e emergência,
– Restauração,
– Prevenção,
– Radiologia,
– Tratamento de canal,
– Aplicação de flúor,
– Aplicação de selante.
Caso você necessite de serviços mais específicos, além dos citados acima, basta solicitar à seguradora. É possível personalizar o plano de seguro de acordo com as necessidades do cliente, mas saiba que isso pode ter um custo adicional no contrato.
Quanto custa um Seguro Dental, em média?
O valor de um Seguro Odontológico pode variar muito. Tudo depende do tipo de cobertura que é contratada no seguro.
Logicamente, quanto mais coberturas, maior o valor do seguro.
Mas não cometa o erro de eliminar coberturas para economizar, pois isso nem sempre representa uma economia verdadeira. Lembre-se de que ao fazer isso, você precisará pagar pelas coberturas eliminadas de forma particular e isso pode sair muito mais caro.
Portanto, avalie o que o diagnóstico de seu dentista. Por exemplo: se o profissional indicou determinado tipo de tratamento, ainda que para o futuro, já planeje incluí-lo na lista de coberturas necessárias.
Outros fatores influenciadores do preço do seguro dental são a região geográfica e a quantidade de pessoas envolvidas no seguro.
Geralmente, o valor de um seguro dental é bem menor do que um plano de saúde, por exemplo. Os planos de saúde, por exemplo, cobram, no mínimo, R$ 150,00 mais algumas taxas extras que podem ser cobradas.
Já os seguros dentais podem ser encontrados pelo valor de R$ 30 mensais.
Mas isso é apenas uma média. Faça um levantamento das suas necessidades e do quanto está disposto a gastar mensalmente com o seguro antes de efetivar a contratação.
Como escolher seguro Dental?
Antes de assinar qualquer contrato, pesquise muito sobre a reputação da empresa escolhida. Na maior parte das vezes, as empresas maiores e mais famosas, por terem mais clientes, acabam tendo melhor reputação no mercado.
Fique de olho nessas dicas:
– Nunca se esqueça de considerar o tempo de carência estipulado no seguro contratado.
– Veja se a rede credenciada, caso exista, contém profissionais próximos de você.
– Verifique se caso haja rede credenciada, se o profissional for descredenciado, o seguro oferece outras opções na região.
– Leia atentamente o contrato de adesão e peça ajuda ou esclarecimentos, se necessário.
– Pesquise na ANS se a empresa fornecedora do seguro está ativa.
Por fim, não se esqueça de verificar em sites como o Reclame Aqui, quais são as principais queixas do cliente. Observe se a empresa costuma responder e como trata as questões e queixas dos clientes.
Onde contratar os melhores Seguros Dentais?
O Brasil conta hoje com uma rede extensa de seguradoras.
Para te auxiliar, fizemos uma lista das principais seguradoras que oferecem Seguro Dental para ser o seu ponto de partida nas pesquisas, antes de assinar um contrato:
– Porto Seguro Dental
– Bradesco Dental
– Amil Dental
– Sulamérica Odontológico
– Met Life Dental
– Odontoprev.
Todas essas empresas acima possuem boa reputação no mercado. Mas lembre-se de que você deve fazer suas pesquisas para analisar aquilo que considera importante no serviço a ser prestado.
Um seguro odontológico vale a pena?
Além da vantagem de poder ser atendido em situações de urgência e emergência, não se pode desconsiderar a vantagem financeira.
|O seguro dental pode oferecer melhor custo-benefício.
Isso porque, muitas vezes, os imprevistos de saúde acontecem quando não temos muitos recursos financeiros disponíveis. Dessa forma, poder contar com um seguro odontológico pode ser muito valioso.
Inclusive, os especialistas recomendam que as visitas ao dentista devem ocorrer pelo menos de 6 em 6 meses. Pensando nisso, o seguro também acaba sendo uma opção muito viável e econômica.
Mas se a sua necessidade é visitar o dentista em período mais curto e mais frequente do que 6 meses, pode valer a pena fazer um plano odontológico.
Agora que você já sabe como funciona e quais as vantagens de se fazer o seguro odontológico, comece a cuidar da sua saúde bucal hoje mesmo.
Continue acessando nosso blog, pois semanalmente trazemos conteúdos informativos e atualizados de finanças.
Até mais!